criar-uma-coleção

5 passos para criar uma coleção memorável

19 setembro, 2017


3 min (tempo estimado de leitura)

Você já viu um desfile ao vivo? É uma experiência única. Seja na passarela ou nas vitrines, a estratégia é nos fazer desejar coisas que nem sabíamos que existiam. Esse é o poder da moda: criar desejos! 

Mas não são todos os estilistas e marcas que conseguem alcançar bons resultados com as coleções para se manterem no mercado. Isso porque, desenvolver uma coleção não é só juntar várias peças, ideias e conceitos no mesmo lugar. Geralmente ela conta uma história e tem uma temática central.

Por isso, listamos 5 passos para criar uma coleção de sucesso. Seguindo essas etapas, você vai entender melhor como funciona todo esse processo e até consegue adaptar à sua realidade.  

Em busca da identidade

Antes de qualquer coisa, você tem que definir o estilo de roupa que quer produzir e a linha com a qual vai trabalhar (ex: linha surf, moda praia, fitness). Depois é necessário pensar no público que quer atingir, qual seu sexo, sua faixa etária e seu perfil. Com essas informações, você consegue definir seu objetivo para mergulhar no próximo passo: pesquisa e análise de tendências.  

Pesquisa de referências

Para escolher o tema que guiará a sua coleção não existem regras rígidas. A temática escolhida pode variar entre seguir alguma tendência da estação ou buscar inspiração na história (sua ou de algum povo, país).

Quanto mais original for o tema, mais original também será a coleção, mas é preciso fazer uma pesquisa aprofundada na temática escolhida para alinhar aspectos que vão marcar sua criação. O que pode ajudar nessa fase é o chamado painel de inspiração, com imagens base do seu conceito, que ajudam na escolha também da cartela de cores.

criar-uma-coleção

Composição da coleção

As coleções precisam ser bem organizadas para facilitar o trabalho de modelagem e montagem das peças. Nessa etapa é definida a quantidade de peças, de material e a proporção entre os produtos (quantas blusas para cada calça, por exemplo).

Depois devemos dividi-la em partes que chamamos de famílias. Família é um grupo que deve ter pelo menos 4 peças que são confeccionadas em função da cor ou material, diferindo apenas no modelo ou nas cores.

Liberte sua mente

Chegou a hora de colocar suas ideias no papel. Os desenhos podem ser feitos a mão no papel ou no computador, o importante é deixar a criatividade livre e gerar várias opções para cada item da coleção, porque nem sempre a primeira ideia é a melhor.

Desenvolvimento da coleção

Depois de escolher os desenhos que farão parte da coleção, produz-se a modelagem e a peça piloto de cada produto. Isso é necessário para ver se tudo o que foi desenhado é viável.

Desenvolver os desenhos, moldes, peças piloto, decidir tamanhos fazer as fichas técnicas e coordenar o processo de produção de acordo com as datas de entregas dos materiais garantem que a produção não tenha problemas.

Aí é só divulgar e vender!

Inclusive, uma boa dica é guardar seu painel de inspirações para escrever sobre sua criação e usar essas informações para produzir peças de comunicação e entrevistas. Assim, você não deixa o conceito morrer e prende-se na ideia do início ao fim.

banner-ebook-9-reclamacoes-consumidores-moda-intima


Deixe um comentário