Pessoa costurando em uma máquina branca

Aprenda a fazer uma boa manutenção na sua máquina de costura!

11 agosto, 2016


4 min (tempo estimado de leitura)

Para ser um profissional de moda completo, não basta apenas estar sintonizado com as tendências: é preciso colocar a mão na massa. Máquinas de costura precisam de manutenção e cuidados constantes para manterem um bom funcionamento. Para nossa sorte, por mais antiga que seja a sua máquina, estes procedimentos são relativamente simples.

Se você está preparando uma coleção e quer contar com o melhor time possível, incluindo a sua boa e velha companheira barulhenta, está no lugar certo. Confira nossas dicas de manutenção na máquina de costura e não passe aperto!

Como fazer manutenção na máquina de costura botoneira?

Limpe cuidadosamente o cabeçote da máquina botoneira com um pano macio e seco, retirando o excesso de poeira. Nessa etapa, não use solventes de maneira alguma.

Assim como as demais máquinas, é de suma importância que ela seja lubrificada a cada quatro meses. Lubrifique guias, laçadores e a parte superior da barra da agulha.

Periodicamente, verifique se todos os dispositivos de segurança estão bem instalados e ajustados. Observe também se os parafusos de suporte e de fixação do cabeçote estão apertados, bem como a tensão e o estado da correia. Já o superaquecimento do motor deve ser verificado com um técnico especializado.

Como fazer a manutenção de uma máquina overloque?

A limpeza é essencial para a manutenção da máquina de costura overloque. Primeiro, tire todas as linhas da máquina cuidadosamente, cortando-as quando necessário. Use uma pinça (geralmente, a pinça adequada para limpeza vem com a máquina de costura overloque), pincel e um pano úmido (água ou detergente neutro).

Abra cuidadosamente o overloque e retire, com o pincel, os retalhos de tecido e a poeira acumulada. Com a pinça, retire a sujeira dos cantinhos. Em seguida, passe o pano úmido na superfície da máquina.

Caso a sua máquina esteja parada há muito tempo, regule-a, inserindo um pouco de óleo nos locais indicados. Antes de usar o overloque novamente com peças de roupa, faça testes com retalhos para verificar a limpeza da máquina e para prevenir eventuais manchas de óleo.

Como fazer a manutenção de uma máquina ziguezague?

Máquinas com problemas de costura franzida costumam estar com a agulha e o orifício da chapa em desacordo, tensões desreguladas e bobinas enroladas com muita tensão.

Já o ponto frouxo pode ser causado por pouca tensão nas linhas, seja na parte superior ou inferior. Verifique também os discos de tensão, que podem estar com ranhuras ou sujeiras, como restos de linhas e tecidos. A mola oscilante do conjunto de tensão também pode estar desajustada, bem como a rotação da bobina.

Se a sua agulha quebra constantemente, há alguns itens básicos a serem verificados: a agulha deve ter tamanho próprio para o tipo de linha e de tecido a serem utilizados. Veja também se o calcador está centralizado em relação à agulha, se a caixa da bobina está bem colocada e se há alguma necessidade em puxar o material com a mão durante a costura. Use a velocidade adequada para o tecido que está manipulando.

Para consertar falhas de ponto, verifique a pressão da tensão superior, o movimento da mola oscilante, a posição da agulha, sujeiras na bobina ou na lançadeira, se a linha está passando corretamente por todas as partes da máquina, a elasticidade da linha na agulha, bem como a sincronia entre a agulha e a lançadeira.

3 dicas essenciais para manter o bom funcionamento da máquina de costura

Quando a sua máquina não estiver em uso, mantenha-a desconectada da fonte de alimentação, retirando-a da tomada. Faça este procedimento também quando precisar limpar a máquina.

Não deixe a máquina em locais com alta incidência de luz solar, já que ela pode alterar a cor do produto e deixar as peças metálicas quentes. Procure usar um estabilizador de tensão ou um filtro de linha para proteger a sua máquina de oscilações bruscas de energia, que podem acarretar na queima do produto.

Em caso de dúvidas, chame um técnico de confiança! Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. 😉


Deixe um comentário