Mulher desfilando de lingerie

Como a mudança de estação influencia o mercado da moda?

20 outubro, 2016


4 min (tempo estimado de leitura)

Muitos fatores influenciam o mercado da moda, desde a produção das coleções até as vendas. Um destes fatores é a mudança de estação. Não é à toa que a maioria das marcas lança uma coleção de primavera/verão e outra de outono/inverno.

Quando a estação muda é preciso analisar as próximas tendências e os materiais que serão utilizados na produção das roupas, que devem ser de acordo com o clima. E para não ficar com roupas encalhadas na loja, por exemplo, a maioria das liquidações são criadas nas épocas de mudança de estação.

Confira nosso post e entenda melhor como o mercado da moda é influenciado pela mudança das estações.

Tendências e o mercado da moda

Mulheres desfilando na passarela com lenço na cabeça

Desfile Dolce & Gabbana na semana da moda de Milão. Imagem: Agência Fotosite

Analisar quais são as tendências para a próxima estação é essencial para começar a produzir uma coleção. Para isso, as marcas consultam as referências do que foi lançado nas passarelas internacionais.

Quando é verão no Brasil, por exemplo, é inverno na Europa. Logo, a equipe de criação deve fazer uma pesquisa bem vasta sobre o que foi tendência no continente europeu para trazer essas referências para a coleção outono/inverno daqui. O mesmo acontece na produção da coleção primavera/verão. Para entender o processo é importante lembrar que a coleção outono/inverno é produzida durante as estações opostas e vice-versa.

Entretanto, com o advento da internet, as pessoas passaram a ter um acesso muito mais rápido ao que é tendência em outros lugares. Assim, elas acabam demandando produtos que só estariam disponíveis na próxima estação. Logo, quando uma determinada peça é inserida na coleção seguinte, ela pode ser considerada ultrapassada pelas fashionistas.

Lidar com a rapidez que as tendências surgem e se espalham pelo mundo todo é um desafio na hora de pensar nas coleções.

Tecidos e materiais

Estoque com diversos rolos de tecido

Imagem: Reprodução

Outro fator sobre a mudança de estações que influencia muito o mercado da moda é fazer coleções com materiais adequados ao clima local. Por exemplo, na primavera/verão é importante fabricar roupas com tecidos mais leves e fluídos, além de investir em estampas coloridas.

O mercado de moda praia ganha força nessa época e para produzir biquínis e maiôs de qualidade é essencial escolher o elástico certo, para que a pessoa não passe aperto ao entrar no mar.

Já no inverno, pode-se investir na criação de peças de lã, veludo e moletom. Os materiais das peças de frio para o inverno no Brasil não podem ser os mesmos utilizados para os casacos do inverno europeu, por exemplo. Mesmo que você queira adotar a tendência dos trench coats, aqui eles precisarão ser feitos com um material não tão quente. Caso contrário, as pessoas não conseguirão usá-los no dia a dia.

Liquidações

Imagem com etiquetas escrita sale

Imagem: Reprodução

Como já dissemos, as principais liquidações acontecem no final de cada estação. E a razão disso é muito simples, é necessário abrir espaço nas lojas para que entrem as peças das novas coleções.

Quando começa a primavera, por exemplo, as pessoas querem encontrar peças leves, coloridas, com estampas floridas, se elas chegarem e se depararem com casacos pesados ou peças de moletom, certamente, procurarão outra loja.

As liquidações ajudarão a esvaziar o seu estoque e também são uma ótima oportunidade para atrair novos clientes. Muitas lojas já colocam as peças da próxima coleção para que as pessoas possam aproveitar as promoções e se interessar pelo que está vindo de novidade.

O que você achou do nosso post? Já está produzindo a sua próxima coleção? Se você quiser aprender mais sobre como o mercado da moda funciona, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!


Deixe um comentário