confecção-de-calcinhas

Como aplicar bico e debrum na confecção de calcinhas

20 setembro, 2018


Para a confecção de calcinhas, existem diversos modelos de máquinas e as mais variadas classes e tipos de costura. Mas as características dos pontos utilizados devem obedecer a NBR 13483 – Material Têxtil – Tipos de Pontos, que é controlada pela ABNT, onde recomenda-se fitas elásticas tipo bico ou debrum para acabamentos usados na cintura e na perna.

confecção-de-calcinhas

Aplicação de fita elástica tipo bico

Opção 1

Na aplicação de elástico tipo bico na confecção de calcinhas, recomenda-se o ponto classe 600, tipo 605 ou 607. A diferença entre os dois pontos é que 605 trabalha com três agulhas, mais a linha da cobertura. Já o 607, trabalha com quatro agulhas, mais a linha da cobertura.

Para este tipo de aplicação recomenda-se máquina base plana com refilador inferior e tensor eletrônico ou mecânico, para garantir a medida e franzimento da peça, com uma concentração de 4 a 5 pontos por centímetro. A agulha deve ter ponta bola fina e espessura de 70 ou 75. Quanto mais finas as linhas utilizadas nas agulhas, melhor será a qualidade e o visual da costura.

confecção-de-calcinhas

Opção 2

Você também pode usar a máquina overlock na confecção de calcinhas com tensor preparado para uso de fita elástica. Após a aplicação do bico, você pode rebater na máquina de zig zag usando um pontinho, classe 300, tipo 304, ou dois pontinhos, classe 300, tipo 308, usando agulha com espessura 75 ou 80 com ponta bola fina. Se for rebatido com outras máquinas, use o ponto classe 400, tipo 406 ou 407, com a concentração de 4 a 5 pontos por centímetro.

Fechamento na lateral da peça

Opção 1

Com a máquina overlock, indicamos ponto classe 500, tipo 505, com aparelho de arremate para embutir a correntinha no início da formação da costura. Com uma concentração de 5 a 6 pontos por centímetro e agulha ponta bola fina com espessura 75 ou 80.

Opção 2

Se você fizer com a máquina de multiagulha use o ponto classe 600, tipo 607, com refilador superior e uma concentração de 4 a 5 pontos por centímetro. A agulha deve ter espessura de 75 ou 80 com ponta bola fina, e a linha quanto mais fina melhor.

Acabamento

Depois de feita a costura lateral, para garantir uma boa qualidade sobre a costura da fita elástica da cintura e da perna, dobra-se a correntinha excedente da costura de fechamento sobre o elástico e aplica-se um travetti, ponto classe 300, tipo 304.

confecção-de-calcinhas-4

Aplicação de fita elástica tipo debrum

Na confecção de calcinhas, você pode usar debrum, bico ou os dois na mesma peça, afinal, existem coxas e cintura para costurar. As recomendações são semelhantes à costura da fita elástica tipo bico, mas nesse caso usa-se máquina de debrum ou galoneira de base aberta, com aparelho específico para a dobra da fita elástica. É importante utilizar um tensor para dosar a tensão da fita elástica.

O tipo de ponto recomendado para esta aplicação é ponto classe 400, tipo 406. Na agulha ponta bola fina 75 ou 80, normalmente usa-se linha título 140 e fio texturizado na lançadeira. Para garantir uma boa qualidade do fechamento na lateral, pode-se aplicar os mesmos métodos utilizados na fita elástica de bico.

Para a sua confecção de calcinhas ficar completa, confira todas as nossas opções de debruns e bicos disponíveis para aplicação nas suas calcinhas e sutiãs.  Temos diversos modelos e cores para combinar com a sua marca. Clique aqui e veja.


Deixe um comentário