cueca

Como costurar fitas elásticas em cueca

24 outubro, 2018


3 min (tempo estimado de leitura)

Normalmente as pessoas acham que a moda íntima masculina é muito mais fácil de ser produzida se comparada à lingerie feminina, mas isso não é totalmente verdade. Confeccionar cueca também exige atenção especial, pois há uma grande variedade de tipos de pontos, desde os simples até as costuras mais complexas, programáveis em máquinas automáticas.

Para aplicar a fita elástica na cintura da cueca, o jeito mais usado e que garante uma ótima qualidade de costura é o ponto classe 600, tipo 607, e são normalmente utilizadas máquinas com cabeçote tipo base braço ou cilíndrico. Recomenda-se uma concentração de 4 a 5 pontos por centímetro e a espessura da agulha de 80, com ponta bola fina FFG ou equivalente. A linha deve ser a mais fina possível, normalmente título 140 nas agulhas e fio texturizado na lançadeira (looper).

Existem vários tipos de emenda, porém é preciso muito cuidado com o tipo escolhido. Não basta o elástico ser de qualidade, a emenda é primordial. Caso o elástico seja previamente emendado em anel, então são recomendadas as seguintes emendas:

1) Emendas com travetti: a costura feita com máquina de travetti é a mais indicada para se obter a melhor qualidade de emenda em anel de fita elástica. É recomendado a costura travetti com duas passadas para fitas elásticas produzidas com tecnologia tear tecelagem, e três passadas para fitas elásticas com tecnologia tear crochet, em função da facilidade que o mesmo tem para desmanchar.

2) Emendas com zig zag: pode-se usar também a máquina de costura zig zag, obtendo o mesmo resultado como na máquina de travetti. Nas costuras travetti e zig zag que utilizam o ponto da classe 300, tipo 304, recomenda-se a largura de aproximadamente 4 mm e uma concentração de 10 a 12 pontos por centímetro. É utilizada normalmente linha 140 e agulha com espessura 80, ponta bola fina FFG ou equivalente. Também é recomendado duas à três passadas.

3) Emenda com interlock: umas das práticas pouco usadas para emendar anéis de fita elástica é o uso de máquina interlock (ponto classe 500, tipo 516). Neste processo usa-se a linha 140 nas agulhas e no looper do ponto corrente, aplicando fio texturizado nos demais loopers. É importante também rebater a costura com ponto fixo, tipo 301. O resultado é bastante seguro, porém o visual torna-se prejudicado devido a espessura da emenda.

4) Emenda com costura reta: Para esta operação as pontas do elástico são sobrepostas e são aplicadas várias passadas, com uma concentração de 5 a 6 pontos por centímetro, com ponto fixo 301. Normalmente usa-se nesta costura linha 140 e agulha espessura 80, ponta bola fina FFG ou equivalente. O resultado desta emenda é bastante seguro, mas a aparência fica comprometida pelo fato da costura ser reto ponto fixo, com isso, acaba por não cobrir as extremidades da fita elástica.

As costuras citadas acima podem ser aplicadas em diversas posições da cintura da cueca, tanto na frente, quanto nas laterais, ou na parte de trás das peças, que é o mais indicado.

Quer ver mais guias de aplicação de produtos Zanotti? Aqui nós falamos sobre como aplicar bico e debrum em calcinhas. E aqui, tem um passo a passo do elástico Guepardo.


Deixe um comentário