jovem com roupa de ginastica mostrando que não tem problemas no cós da legging

Saiba como evitar problemas no cós de leggings, saias e bermudas

6 julho, 2022


6 min (tempo estimado de leitura)

Os clientes estão cada vez mais exigentes com a qualidade de produção de roupas. E uma peça com problemas no cós é um bom motivo para evitar comprar daquela marca

Essa exigência está muito relacionada à mudança do comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais priorizando o conforto

A boa finalização de uma roupa, principalmente na região do cós, é essencial para garantir esse conforto. Utilizar um bom fio para a costura e um elástico que não machuque é primordial para que a peça fique bem-acabada.

Quem nunca passou por uma situação incômoda com um elástico do cós de um legging que dobrava? Infelizmente essa situação é muito comum e merece atenção na hora da confecção das peças, para evitar problemas no cós. 

Afinal, problemas como elástico embutido dobrando ou enrolando dentro da peça, ou mesmo elásticos que não ofereçam a sustentação necessária, podem desapontar os clientes e prejudicar as vendas.

Mas como evitar esses problemas? Para te ajudar nessa questão, nós preparamos esse conteúdo que pode te ajudar durante a produção das roupas. Continue a leitura e confira!

Como evitar problemas no cós?

Existem alguns truques que podem ser aplicados na hora de confeccionar as peças que fazem toda a diferença no resultado final.

  1. A largura e a estrutura do elástico de embutir deve ser adequada ao cós. Elásticos muito finos podem marcar a área e não cumprir com o papel de segurar a peça na cintura.
  2.  Elásticos embutidos muito largos podem se dobrar mais facilmente se costurados de maneira errada e, uma vez marcados ao meio, dificilmente será possível desdobrá-los definitivamente. Para você entender melhor, no blog da Zanotti fizemos uma matéria sobre os elásticos embutidos e os seus níveis de tensão. Acesse para saber mais.
  3.  A costura do elástico do cós deve ser feita nas duas laterais da peça. Em muitos casos, é feito um anel com o elástico e costurado apenas em uma das laterais da peça para evitar emendas, deixando um dos lados livre. Isso acaba causando a torção ou a dobra do elástico durante a lavação ou durante o movimento de vestir e despir a peça.
  4. Outro detalhe importante é realizar duas costuras, uma na parte de baixo, onde fecha a peça depois de embutir o elástico, e outra na parte superior do elástico.  Assim, você evita que ele dobre, principalmente quando são usados elásticos mais largos. 

Jovem se exercitando com calça de moletom sem problemas no cós

A importância de produzir peças de qualidade

Um cliente satisfeito não é somente aquele que compra um produto por um preço acessível, ou que tem um bom atendimento, mas principalmente aquele que adquire produtos de qualidade. 

Ou seja: a qualidade do produto está diretamente ligada à satisfação do cliente. Isso quer dizer: fidelizar clientes e conquistar um marketing gratuito de boca a boca, mas isso vem desde a confecção. 

Durante a produção, devem ser seguidos diversos critérios para garantir a qualidade final dos produtos. Começando por usar matéria prima de qualidade, os tecidos e aviamentos corretos para cada peça e as máquinas também precisam estar bem ajustadas e em dia para que não haja falhas.

Produtos de qualidade também estão alinhados com o desejo das pessoas, que procuram cada vez mais peças com alta durabilidade. Esse princípio está ligado com a sustentabilidade das peças.

costureira fabricando roupas e mostrando como fazer para não ter problemas no cós

A solução é usar produtos de boa procedência

Existem inúmeros motivos para que um elástico de uma legging, bermuda e até mesmo em saias fique dobrando e de fato, não ofereça o conforto que o elástico e a peça deveriam proporcionar.

 Porém, esse problema pode ser resolvido não apenas com uma costura de forma correta ou estratégica, mas com o uso de produtos bons, como elásticos e fios que ofereçam qualidade.

Neste ponto de costura, os Fios de Poliamida são ótimos. Indicados para costura em tecidos que possuem elasticidade, esse material ainda proporciona maior durabilidade às roupas, pois são mais resistentes.

Como dissemos acima, trabalhar com materiais de qualidade já é mais um passo para o sucesso de uma confecção. O investimento em profissionais qualificados, equipamentos em bom estado e materiais de excelência é que fazem as melhores peças.

Com tantas opções à disposição, quem trabalha na área deve entender do assunto na hora de comprar a matéria-prima para sua confecção, independente se for pequena ou grande. 

Materiais que ofereçam conforto, segurança e durabilidade, devem estar no topo das exigências na hora da escolha. É isso que fará com que as peças tenham uma boa estrutura e acabamento.

Para isso, conte com os produtos Zanotti. Temos em nosso catálogo um grande número de produtos, para as mais diversas aplicações, da moda íntima à esportiva.

Em nosso mix você encontra produtos para a confecção de moda íntima, fitness, infantil e moda praia. E também para as linhas de cama, mesa e banho, automotiva, calçados, produtos hospitalares e artesanato

Fitas de cetim da Zanotti que podem ser usadas para não ter problemas no cós

Com estas dicas simples você poderá melhorar o seu produto e também conquistar a satisfação dos clientes. Para conhecer todos os produtos do nosso mix, é só clicar no banner abaixo!

banner catálogo 2022 da Zanotti


Deixe um comentário