Guia Zanotti de Aplicações de fitas elásticas – parte V

19 fevereiro, 2013


5 min (tempo estimado de leitura)

Diversas formas de costurar fita elástica Guepardo

O elástico Guepardo é fabricado com tecnologia tear crochet, usando um cadarço que está introduzido na fita, o qual pode ficar centralizado ou descentralizado. Este cadarço é aplicado na proporção de 1,5 metros de cadarço para cada 1,0 metro de fita elástica. Assim, há no mínimo 50% a mais de cadarço em relação ao elástico, o que agrega maior funcionalidade e qualidade. Este tipo de elástico é usado para cinturas de bermudas e artigos esportivos, além de outros materiais específicos.

O cadarço contido na fita elástica Guepardo é usado para ajustar a cintura. Normalmente este cadarço é puxado através de um orifício feito em máquinas de caseado ou através de aplicação de ilhós metálico, sendo que este processo deverá ser feito antes da aplicação da fita elástica na peça.

Emenda prévia do anel de fita elástica Guepardo

Para emendar o elástico Guepardo em anel, a maneira mais recomendada é sobrepor às pontas da fita elástica e com máquina de costura travetti programada com duas ou três passadas, usando o ponto classe 300, tipo 304, com a concentração de 10 a 12 pontos por centímetro e largura de aproximadamente 4 mm, agulha espessura 80 ponta bola fina FFG ou equivalente.

 

A fita elástica Guepardo tem duas versões, a centralizada e a descentralizada. Abaixo, segue esquema que exemplifica os benefícios da aplicação, bem como as variáveis que podem ocorrer:

Também podem ser usadas outras formas de costura para emendar fita elástica, como a costura de reta com ponto fixo classe 300, tipo 301, com várias passadas nas pontas sobrepostas, com uma concentração de 5 a 6 pontos por centímetro. Nesta costura normalmente utiliza-se linha 140 e agulha espessura 80, ponta bola fina FFG ou equivalente.

Outra forma utilizada para emendar os anéis de fita elástica Guepardo é através da máquina zig zag, que utiliza ponto classe 300, tipo 304, aplicando várias passadas sobre as pontas sobrepostas (no mínimo 1cm de sobreposição). Sugere-se uma concentração de 10 a 12 pontos por centímetro e a largura da costura com aproximadamente 4 mm, a agulha espessura 80, ponta bola fina FFG ou equivalente.

Costura de anel de fita elástica Guepardo em peça

Para pregar o anel de fita elástica na peça existem várias maneiras de aplicar a costura. A mais indicada e que garante maior qualidade é o uso da máquina overlock com o ponto classe 500, tipo 502 ou 505 (conforme figura Z14).

O ponto 502 é feito com máquina overlock, utilizando looper cego, ou seja, apenas duas linhas, uma na agulha e outra no looper. Este tipo de ponto normalmente é utilizado para prender o elástico na cintura da peça. Este tipo de costura, por utilizar apenas duas linhas, não deve ser usado para costurar fechamento em outras partes da peça. Após prender o elástico, o mesmo é rebatido com costura de ponto corrente, classe 400, tipo 401, ou em máquinas de multiagulha base cilíndrica, usando agulhas ponta bola fina FFG ou equivalente*, espessura 80 ou 90, dependendo da espessura do material/tecido. O ponto 505 também é feito com máquina overlock, utilizando três linhas, uma na agulha e duas nos loopers. A diferença entre os pontos citados, é que o ponto 505 pode ser utilizado para costuras de fechamento em outras partes das peças (conforme figura Z15).

Aplicação direta da fita elástica Guepardo na peça

Para embutir o elástico Guepardo na cintura das peças existem várias maneiras, através de aparelhos específicos adaptados e que funcionam de modo contínuo em máquinas de multiagulhas de base plana, usando o ponto classe 400, tipo 401 (conforme figura Z16).

Para cada largura da fita elástica Guepardo existe um aparelho que deve ser previamente regulado para se obter a melhor qualidade. Neste caso, as emendas são feitas após o embutimento da fita elástica juntamente com o fechamento da peça, podendo ser na parte da frente ou na lateral da peça. Em qualquer uma das situações pode-se usar a máquina interlock ponto classe 500, tipo 516, usando linha 140 nas agulhas e no looper do ponto corrente. Para os demais loopers deve-se usar fio texturizado e rebater a costura com ponto fixo, tipo 301 (conforme figura Z17). Para esta costura recomenda-se uma concentração de 4 a 5 pontos por centímetro, agulha 80 a 90 ponta bola fina FFG ou equivalente, dependendo da espessura do material.

Outra forma de emendar a fita elástica já embutida na cintura é através de uma costura de overlock classe 500, tipo 505, com aparelho de arremate para embutir a correntinha do início da formação do ponto da overlock (conforme figura Z18).

Recomenda-se aplicar sob o fechamento do ponto 505 uma costura de travetti, ponto classe 300, tipo 304, ou um arremate de reta, ponto classe 300, tipo 301. Isso se faz necessário para aumentar a qualidade da peça (conforme figura Z19).

 

Confira a fita Guepardo clicando aqui.


Deixe um comentário