Mulher usando corset por cima da blusa

História do corset: conheça um pouco mais sobre a peça que voltou com tudo

4 novembro, 2016


5 min (tempo estimado de leitura)

Quase todos os dias vemos celebridades adotando o corset em seus looks diários. É uma das peças que mais causa polêmica desde a era Vitoriana e uma das primeiras responsáveis por remodelar o corpo feminino. O acessório está voltando a ser incorporado ao dia a dia de inúmeras mulheres, por diversos motivos.

Para entender mais sobre a história do corset e o motivo pelo qual essa peça está voltando a ser tendência, continue lendo!

A história do corset

A peça responsável por dar postura, afinar e alongar a silhueta feminina foi chamada por diferentes nomes de acordo com a região e com a época. Por isso, há certa dificuldade em saber com precisão como o seu nome surgiu.

O corset ou espartilho, como somos acostumados a chamar hoje, também já foi chamado de payre of bodies, corps ou vasquina.

Não se sabe ao certo como o corset surgiu. Mas sabemos que os gregos já usavam uma peça muito similar, que também proporcionava a remodelação do corpo e sustentação da postura.

Com o passar do tempo, os corsets passaram a ser produzidos com materiais mais rígidos. Geralmente, eram formados por um colete reforçado com cordas, como barbatanas de baleias. Também era comum o uso de ferro e madeira para confeccioná-los.

Depois de algum tempo, as mulheres passaram a usar o vestido separadamente em duas peças: corpete e saia.

Imagens de corset ao longo dos anos

Evolução do formato do corset. Imagem: Reprodução

O significado político e social do corset

O corset foi pioneiro ao agregar tantos significados a uma peça só. Além de ser uma peça usada, muitas vezes, como forma de “controlar” uma mulher, restringindo seus movimentos e modificando o seu corpo, o corset também foi usado para realçar a sexualidade feminina.

A peça, que ajuda a valorizar os seios e a cintura, era usada também como forma de disciplinar as jovens. Foi muito utilizada pelas meninas e também por meninos de famílias ricas.

Como o corset modelava o corpo?

Já que o corset era uma peça bastante rígida, por conta dos materiais em que era confeccionado, ele ajudava a acinturar, além de sustentar e pressionar o busto. As costas eram mantidas sempre em uma postura ereta, de forma que os gestos da mulher e a forma como andava transmitissem extrema delicadeza.

Antes da Primeira Guerra, os corsets passaram a ser feitos de borracha, tornando-se um pouco mais confortáveis no uso, sem causar tanto incômodo.

Como o corset voltou a ser tendência

Após anos sendo apontado como símbolo de tortura do corpo feminino, já que causava muitas dores por sua rigidez, os corsets passaram a ser usados novamente pelos punks em 1970. A partir daí, a peça foi reinventada, feita em materiais menos rígidos e passou a ser usada como adereço externo.

Assim como os góticos, as pessoas que gostavam de um estilo retrô e as dançarinas burlescas passaram a usar a peça. Em 1980, Madonna também aderiu ao corset, fazendo com que passasse a ser um símbolo da sexualidade feminina, e não de opressão.

Três dançarinas com roupas curtas e corset na cintura

Pin-ups dançarinas burlescas. Imagem: Cherry Pop

O corset no século XXI

Atualmente, o corset vem ganhando mais espaço no cenário fashion. As irmãs Kardashian, responsáveis por lançarem diversas tendências, principalmente pelo Instagram, passaram a adotar a peça em seus looks diários.

Kim Kardashian usando corset por cima da roupa

Imagens: Reprodução

Seguindo a tendência das lingeries expostas, o corset vem sendo usado por elas nos looks do dia a dia, com a finalidade de afinar a cintura e manter a postura.

Cuidados ao usar o corset

Uma prática que envolve os corsets é o tight lacing, que conquista muitas adeptas, principalmente no exterior. A técnica consiste no uso prolongado da peça, que promove a compressão da região da cintura, reduzindo medidas. Esse estilo de vida inclui muitos riscos à saúde, então, todo cuidado é pouco!

As Kardashian postam inúmeras fotos nas quais são vistas usando a peça, até mesmo na academia. Porém, essa prática não é aconselhada, já que o corset enfraquece a musculatura, dificulta a respiração e a circulação sanguínea, comprime os órgãos internos e não possui nenhuma eficiência comprovada ao ser usado durante os exercícios.

Interessou-se pelo post? Para ficar por dentro de mais conteúdos interessantes, não deixe de curtir a nossa página no Facebook.


Deixe um comentário