minimalismo_cover

Minimalismo: conheça a tendência de moda que está encantando os consumidores

27 junho, 2017


2 min (tempo estimado de leitura)

Se por um lado a moda está tão diversificada, com muitas tendências surgindo a cada momento, há um movimento contrário, na busca de um lifestyle baseado em menos consumo e mais versatilidade, o minimalismo.

A moda minimalista é baseada no uso de roupas atemporais – diferente do modismo-, com uma paleta de tons neutros, como o branco, preto, marinho, cinza e marrons. A combinação monocromática é uma das principais características dos looks.

A durabilidade é o fator preponderante do movimento, que prioriza matérias-primas de maior qualidade e, em muitos casos, sustentáveis.

Neste estilo, as estampas surgem de uma maneira muito discreta e na maioria das vezes clássicas, como poás, xadrezes ou listras.

Alguma semelhança com o velho e conhecido básico? O mesmo conceito, mas com aplicações distintas.

No minimalismo, os tecidos e shapes são o destaque, com cortes e costuras mais refinadas e estruturadas, para destacar as curvas do corpo, com elegância e sofisticação.

Imagens Pinterest

Imagens Pinterest

Os tecidos das roupas são mais nobres, para se obter o caimento perfeito e, ao mesmo tempo, ter uma peça duradoura – diferente das fast fashion- e versátil, para formar diversas harmonizações com poucas roupas.

Imagens Armani, Burberry e Ellie Saab

Imagens Armani, Burberry e Ellie Saab

Como surgiu

O percursor do minimalismo na moda foi o estilista espanhol Cristóbal Balenciaga.

Ele ficou conhecido por transformar a silhueta e os ombros na alta costura, tornando-se um verdadeiro arquiteto da costura.

 

Imagens Pinterest

Imagens Pinterest

Suas criações tinham como identidade a leveza e a praticidade, priorizando linhas e expressões.

Cristóbal ficou conhecido como referência no estilo principalmente nos anos 50, quando criou vestidos túnicas, quimonos, sacos e vestidos camisa, hoje conhecidos como chemise.

Inspiração

Na moda íntima e sleepwear, o minimalismo surge como referência em conforto e praticidade.

A procura por um ritmo mais leve e ponderado, reflete em produtos mais clean, com materiais nobres e diferenciados. Peças que valorizam o corpo, respeitam as curvas e que se tornam uma segunda pele.

Imagens Cosstores e Pinterest

Imagens Cosstores e Pinterest

É importante ressaltar que mais que uma tendência de moda, o minimalismo é um comportamento e estilo de vida, que está cada vez mais presente entre os consumidores.


Deixe um comentário