sutiã

O poder do sutiã

28 junho, 2018


4 min (tempo estimado de leitura)

Famoso no mundo inteiro, ele dispensa qualquer blusa quando o assunto é atitude. Tomara-que-caia, triangular, esportivo, com bojo ou meia taça, não importa! O sutiã é destaque no mercado da moda, e nós vamos falar um pouco sobre a importância dessa peça no mercado e como possibilita inúmeras composições.

sutiã-1

Como surgiu o sutiã

A história do sutiã é um pouco da história da mulher, afinal, existem registros de versões primitivas do sutiã de mais de 2 mil anos atrás. Mas apenas no início do século 20 que os modelos começaram a se aproximar daquele que conhecemos hoje.

Assim que surgiram, foram sendo logo adotados e difundidos pelas francesas. Porém, foram as americanas que deram uma turbinada no sutiã com a publicação de uma matéria na revista Vogue. Até que finalmente – e oficialmente – ele ficou famoso em 1914.

Segundo a Revista Mundo Estranho, o sutiã foi patenteado por Mary Phelps Jacob, uma socialite norte-americana, após causar frisson desfilando com um modelito feito de lenços de seda pelos salões da alta roda de Nova York. Esse ato de rebeldia foi decisivo para a popularização dessa peça íntima. E desde então, ele não sai do guarda-roupa das mulheres, apenas sofre modificações para acompanhar suas mudanças de comportamento com novos formato, tecidos e tecnologia.  

sutiã-2

O comportamento da consumidora

Durante sua história, o sutiã já foi mocinho e também vilão da moda. Passou por várias conotações: sexy, vulgar, útil, básico, e até teve que se esconder por baixo de alças de silicone para não aparecer no look, lembra?

Mas os tempos mudaram e hoje, o sutiã também é uma peça da moda e compõe looks. Em tempos de discussões feministas cada vez mais pertinentes, o sutiã pode ser visto como um objeto de empoderamento. Refletindo o comportamento mais livre e sensual das mulheres.

O sutiã não é mais uma peça para ser escondida, pra deixar os seios “em pé” ou apenas pra agradar o (a) parceiro(a) em uma noite especial. Segundo pesquisa de 2017 do Grupo Abril, pela primeira vez, foi constatado que as mulheres pensam, primeiramente, em ficar sensuais para si mesmas ao comprar uma lingerie. Nas pesquisas de 2009 e 2013, a opção que se sobressaía era a de se agradar e, ao mesmo tempo, agradar ao parceiro.

Com o objetivo de valorizar e empoderar a mulher, o sutiã passou a ser um acessório na hora de montar o look e, muitas vezes, como peça principal. Por isso é tão importante criar modelos mais estilosos, com recortes ousados, tiras, cores diferentes e texturas.

Você percebe como entender o poder do sutiã na vida de uma mulher é saber o que é necessário para confeccionar a peça que a sua cliente está esperando receber?

Todo o aspecto social e o dia a dia da mulher refletem no consumo e nos artigos necessários para atender essa demanda. Os sport bras são um exemplo disso. Modelos mais esportivos estão cada vez ganhando mais força, para aliar funcionalidade ao dia a dia da mulher independente, que faz mil atividades em um único dia. 

Looks com sutiã

Independente do detalhe do sutiã, ele merece ser um artigo que faça a mulher se sentir poderosa. Seja por trazer conforto, romantismo, charme, transparência ou estilo. Inspire-se com os exemplos abaixo!

sutiã-2

Aproveite esse sucesso dos sutiãs e invista em detalhes que diferenciem a sua peça e façam ela virar artigo de luxo. Quer uma ajudinha? Ranqueamos as 5 alças de sutiã que você precisa incluir nas suas coleções para garantir a satisfação das clientes.


Deixe um comentário