como-costurar-elástico

Passo a passo: como costurar o elástico Guepardo

7 junho, 2018


4 min (tempo estimado de leitura)

O elástico Guepardo, fabricado com tecnologia tear crochet, normalmente é usado na cintura de peças esportivas, pois alia a praticidade do elástico com a versatilidade do cadarço que está introduzido na própria fita. Como bermudas, shorts e track pants estão em alta, vamos compartilhar com vocês um passo a passo para costurar o elástico Guepardo.

como-costurar-elástico

Passo 1: Como emendar o elástico Guepardo

O cadarço contido na fita elástica Guepardo é usado para ajustar a cintura: há no mínimo 50% a mais de cadarço em relação a medida do elástico, ou seja, a cada 1m de fita elástica, você terá 1,5m de cadarço. Normalmente este cadarço é puxado através de um orifício feito em máquinas de caseado ou através de aplicação de ilhós metálico.

Opção 1

Para emendar o elástico, a maneira mais recomendada é sobrepor às pontas da fita elástica e com máquina de costura travetti programada com duas ou três passadas, usando o ponto classe 300, tipo 304, com a concentração de 10 a 12 pontos por centímetro e largura de aproximadamente 4 mm, agulha espessura 80 ponta bola fina FFG ou equivalente.

Opção 2

Também podem ser usadas outras formas de costura para emendar fita elástica, como a costura de reta com ponto fixo classe 300, tipo 301, com várias passadas nas pontas sobrepostas, com uma concentração de 5 a 6 pontos por centímetro. Nesta costura normalmente utiliza-se linha 140 e agulha espessura 80, ponta bola fina FFG ou equivalente.

Opção 3

Outra forma utilizada para emendar os anéis de fita elástica Guepardo é através da máquina zig zag, que utiliza ponto classe 300, tipo 304, aplicando várias passadas sobre as pontas sobrepostas (no mínimo 1cm de sobreposição). Sugere-se uma concentração de 10 a 12 pontos por centímetro e a largura da costura com aproximadamente 4 mm. A agulha deve ter espessura 80, ser ponta bola fina FFG ou equivalente.

como-costurar-elástico

Passo 2: Como costurar o anel de fita elástica Guepardo

Para pregar o anel de fita elástica na peça existem várias maneiras de aplicar a costura. A mais indicada e que garante maior qualidade é o uso da máquina overlock com o ponto classe 500, tipo 502 ou 505.

Este tipo de costura, por utilizar apenas duas linhas, não deve ser usado para costurar fechamento em outras partes da peça. Após prender o elástico, o mesmo é rebatido com costura de ponto corrente, classe 400, tipo 401, ou em máquinas de multiagulha base cilíndrica, usando agulhas ponta bola fina FFG ou equivalente, espessura 80 ou 90, dependendo da espessura do material/tecido.

Passo 3: Como embutir o elástico Guepardo na peça

Para embutir o elástico Guepardo na cintura das peças existem várias maneiras, através de aparelhos específicos adaptados e devidamente regulados.

Em qualquer uma das situações pode-se usar a máquina interlock ponto classe 500, tipo 516, usando linha 140 nas agulhas e no looper do ponto corrente. Para os demais loopers deve-se usar fio texturizado e rebater a costura com ponto fixo, tipo 301.

Para essa costura recomenda-se uma concentração de 4 a 5 pontos por centímetro, agulha 80 a 90 ponta bola fina FFG ou equivalente, dependendo da espessura do material.

Passo 4: Para arrematar a peça

Recomenda-se aplicar sob o fechamento do ponto 505 uma costura de travetti, ponto classe 300, tipo 304, ou um arremate de reta, ponto classe 300, tipo 301. Isso se faz necessário para aumentar a qualidade da peça.

Se você quiser entender um pouco melhor como usar esse elástico na sua confecção, nós temos um guia de como aplicar o elástico Guepardo no nosso site. É gratuito, clique e faça o download.


Deixe um comentário