movimento-saia-com-saia

Entrevista: movimento Saia com Saia em Prol da Saúde da Mulher

3 abril, 2018


6 min (tempo estimado de leitura)

Dra. Laura Lúcia Martins, ginecologista e obstetra de Foz do Iguaçu/PR, criadora da campanha de saúde íntima chamada Saia com Saia, nos fala sobre a importância de alguns hábitos essenciais para a saúde da mulher. Sua campanha tem como objetivo autoconhecimento, perder a vergonha, esquecer tabus e falar abertamente sobre intimidade.

Essa é apenas uma parte do informativo que ela faz desde 2008 nas redes sociais, para levar explicações rápidas, descomplicadas e relevantes sobre saúde feminina para as mulheres de todo o Brasil. Por isso, nós resolvemos falar com a Dra. Laura e compartilhar dicas exclusivas com você.

1. É indicado trocar de lingerie mais de uma vez por dia? Quais os problemas que esta prática pode evitar?

R: Sim. A região íntima da mulher é uma região muito úmida e isso cria um ambiente favorável para a proliferação e o acúmulo de bactérias e fungos. Então, é sempre indicada a troca da peça íntima mais de uma vez ao dia. É imprescindível que a mulher tenha consigo uma peça limpa e seca para trocar no decorrer do dia, evitando uma série de problemas que podem ser causados por conta destes organismos. Por isso, é indicado utilizar uma peça pela manhã, outra à tarde e à noite não usar nenhuma! A região íntima da mulher é um lugar que precisa de muita ventilação, por isso a noite é o momento adequado.

2. Lingeries muito justas podem causar algum problema de saúde?

R: A lingerie muito justa pode afetar a circulação linfática e a circulação sanguínea, diminuindo a remoção de líquidos e a chegada de oxigênio, então, nenhuma peça íntima pode ser muito justa. Além disso, calcinhas apertadas diminuem a ventilação tão necessária para região, o que proporciona diversos problemas.

3. Por que devemos usar elásticos de boa qualidade nas peças?

R: Por orientação ginecológica, devemos evitar elásticos muito apertados que prejudicam a ventilação. O ideal é buscar conforto e durabilidade.

4. Qual modelo de peça intima é mais indicado para fazer exercícios físicos?

R: O ideal é que a peça tenha uma boa absorção do suor, e peças sintéticas não oferecem esta possibilidade. Tecidos sintéticos por não serem bom absorvedores e não propiciarem uma boa ventilação, promovem umidade e aquecimento, elevando a probabilidade de acúmulo de bactérias e fungos, por isso, peças com tecido natural como o algodão são indicadas para tal.

5. Em relação aos sutiãs, especificamente, com qual frequência deve ser feita a higienização dos mesmos?

R: Eu desconheço orientações médicas com relação a isso, mas a região da parte debaixo das mamas de muitas mulheres é uma região de muito suor e por ser uma peça que é utilizada durante o dia inteiro, acaba criando um ambiente favorável para a proliferação de organismos fúngicos. O ideal é lavar sempre que tiver usado.

6. Qual a relevância dos cuidados com a lingerie na hora de lavar e secar.

R: Para mulheres que não tem alergia, pode ser lavado na mão, na máquina ou no tanque, mas deve-se enxaguar muito bem para tirar os resíduos e colocar para secar ao sol por algumas horas (a exposição prolongada das peças ao sol pode desbotar o tecido e os aviamentos, por isso deve-se evitar deixar as peças por longos períodos do dia ao sol) ou ambientes arejados. E por fim, passar o ferro no fundo da calcinha antes de pôr na gaveta. Para mulheres que tem alergia, deve ser lavada separadamente, de preferência a mão. Usar sabonete ou sabão neutro ou de coco.

7. Qual o método mais indicado para armazenar as lingeries? Guardar em gavetas sem proteção pode acarretar alguma consequência?

R: O armazenamento das peças íntimas pode ser feito em gavetas, os únicos cuidados que devemos tomar é que o local seja eventualmente limpo, arejado e longe de umidade. Procure manter suas lingeries em ambientes que tomam sol durante o dia e sem esquecer que o acúmulo de poeira também pode ser muito prejudicial.

8. Ao comprar uma lingerie deve-se fazer uma higienização antes de usá-la ou é mito?

R: Sempre! Todas devemos higienizar qualquer peça de lingerie antes do uso, sejam calcinhas, sutiãs ou até mesmo shortinhos. O manuseio dela na fábrica, no transporte e na loja que está sendo exposta traz o risco de contaminação, por isso antes do uso toda e qualquer peça íntima deve ser bem lavada e higienizada.

9. As lingeries possuem alguma validade que, ao exceder esse tempo podem causar algum problema na saúde íntima?

R: Não só as lingeries, mas toda peça de roupa. Tudo tem certo prazo de validade, não que isso venha causar problemas na saúde íntima, mas pode trazer algum desconforto. Com relação à saúde íntima as únicas recomendações são as que já mencionei anteriormente, que a peça deve ter boa ventilação e absorção da umidade, além do fato que a troca, ao menos num cenário ideal, deveria ser feita pelo menos duas vezes ao dia.

Se você quiser acompanhar ou saber mais sobre o trabalho da Dra. Lúcia, pode acessar a sua fanpage no Facebook, seguir no Instagram ou assistir seus vídeos toda sexta-feira no YouTube.


Deixe um comentário