mulher negra posando em um cenário usando conjunto de lingeries

6 materiais indispensáveis para lingeries!

18 novembro, 2021


8 min (tempo estimado de leitura)

Existem alguns materiais indispensáveis para a confecção de lingeries de qualidade. Se você está planejando sua próxima coleção, continue a leitura!

Criar peças que despertem desejo e agradem os clientes é o segredo para uma coleção de sucesso. E para isso, é fundamental ter um cuidado especial com a escolha da matéria-prima. 

As exigências dos consumidores estão mudando e, além de oferecer uma peça bonita, é essencial que a roupa seja de qualidade, confortável e durável. Quando se trata de moda íntima, essas peças aumentam a autoestima das mulheres, ajudam a melhorar a postura e influenciam na saúde feminina.

Planejar os modelos e os materiais para confeccionar as peças é superimportante. Na confecção de lingeries existem alguns tecidos e aviamentos que são primordiais para que a produção saia perfeita. E, neste conteúdo, nós falamos sobre cada um deles. Continue a leitura e conheça a nossa seleção de materiais indispensáveis para a confecção de lingeries

Microfibra

A microfibra é um tecido moderno e amplamente usado na confecção de lingeries. Ela pode ser utilizada para produzir uma infinidade de peças, desde calcinhas, sutiãs, cuecas, camisolas e até pijamas

É um tecido extremamente fino — para se ter uma ideia, suas fibras têm um diâmetro 100 vezes menor do que um fio de cabelo humano!

A microfibra pode ser encontrada no mercado com diversos tipos de acabamentos. Com brilho, fosco, com estampas detalhadas e em diferentes gramaturas, o que resulta em um tecido mais leve ou mais pesado. É possível também investir em microfibra elástica, que possui elastano em sua composição, proporcionando mais elasticidade ao tecido da peça.

A microfibra é muito versátil e seu uso na produção de lingeries apresenta várias vantagens. É suave e macia ao toque, mas que, ao mesmo tempo, oferece muita resistência e alta durabilidade. O resultado é uma peça confortável e com bom caimento.

Com relação ao acabamento, por causa de sua composição, a microfibra exibe alta solidez de cores. É um tecido que permite a transpiração, portanto as peças com microfibra secam muito mais rápido depois de molhadas.

imagem de tecido microfibra utilizado para a confecção de lingeries

Rendas

imagem da renda Gisele 18, usada para a confecção de lingeries

As rendas de poliamida com elastano são clássicas na confecção de lingeries. Elas são produzidas em diversos padrões, larguras e acabamentos nos bicos, que são arremates nas extremidades do tecido que não deixam a renda desfiar.

As rendas largas são ideais para forrar bojos de sutiãs, fazer calcinhas mais largas, como as do modelo caleçons. E também podem ser utilizadas para adornos em camisolas e outras peças. 

Já as rendas estreitas são ideais para aplicação de detalhes e acabamentos das mais variadas peças. Pode ser usada como alça, como um detalhe na cintura ou como decoração, para deixar a roupa mais delicada.

Independentemente do tipo da renda, esse material é perfeito para dar um toque sensual e delicado à lingerie. Remetendo elegância e romantismo, as rendas trazem um aspecto mais sexy ao conjunto. 

montagem com duas imagens de uma modelo usando conjuntos de lingeries, com indicação da renda usada em cada uma

Algodão

O algodão é uma fibra natural leve, confortável, fresca e altamente absorvente. É por isso que as peças íntimas sempre possuem forro de algodão. Por ser o tecido mais respirável que existe, ele é aplicado em calcinhas e sutiãs e também pode ser usado como tecido principal da peça.

É um tecido fácil de tingir, costurar e limpar, o que traz vantagens para a produção. Além disso, é comercializado em várias cores e estampas. Tecidos mistos com algodão e elastano também são amplamente usados, pois aliam o conforto do algodão com a elasticidade e a flexibilidade do elastano.

imagem de tecido de algodão

Bojos

Utilizados na confecção de sutiãs, os bojos garantem a modelagem e a sustentação dos seios. Quando aliados a enchimentos, eles também servem para aumentar o volume do busto.

Os bojos estão disponíveis em vários tamanhos e espessuras e em materiais diversos. Por isso é necessário definir qual a melhor opção para as consumidoras que são seu público-alvo.

Um bojo confortável é essencial para uma peça de alto padrão – ele deve abraçar o busto, ser feito de tecidos que possuem toque macio e delicado e de espumas com bons componentes.

diversos bojos coloridos de sutiã sobre uma mesa

Fitas elásticas

imagem da alça cactus da Zanotti em um cenário

No segmento de lingeries, as fitas elásticas são compostas por fios de algodão, fibras de poliamida ou de poliéster, juntamente com látex (borracha) ou elastano. Existem dois tipos principais de elástico que são usados na confecção das peças: o elástico de embutir e o externo ou aparente.

Os elásticos para embutir normalmente ficam escondidos nas peças, costurados no cós e barras. Podem ser usados tanto para garantir formato e firmeza ou para criar aquele efeito franzido na peça.

 Já, os externos ou aparentes são criados para ficarem à mostra e, por isso, podem ter diferentes cores, estampas e designs.

As alças são fitas que garantem durabilidade e conforto às lingeries. Possuem uma infinidade de larguras, desde as mais amplas, ideais para modelos de alta sustentação, até as mais finas, usadas em detalhes como tiras cruzadas ou em sutiãs do modelo strappy bra.

ilustração de lingerie com o texto fitas elásticas nas lingeries, e sinalização dos materiais usados na sua confecção

Outro exemplo de fita elástica que fica exposta é o debrum, utilizado para confeccionar roupas íntimas e dar o acabamento necessário para as peças. É uma fita costurada à margem do tecido para evitar que a trama se desfaça, além de conferir mais beleza à calcinha e ao sutiã.

Os bicos também são importantes para confecção de lingeries. São fitas que dão charme e acabamento às peças. Podem ser aplicados nas bases, extremidades ou como detalhe nos bojos dos sutiãs.

As fitas de base são responsáveis pela sustentação da lingerie e garantem que o sutiã não machuque após ser usado por um dia inteiro. Por fim, as fitas de cintura são aplicadas em cós de calcinhas, funcionando como uma alternativa confortável.

Fios

Claro que não poderíamos deixar de falar dos fios para lingeries. Eles desempenham um papel fundamental: sem eles, não é possível costurar as peças.

Cada tipo de fio é feito para costurar determinado tecido. O Fio de Poliéster é bem resistente e mais acessível em questões de preços. Ele é indicado para tecidos rígidos e menos elásticos, pois apresenta pouca elasticidade.

Já o Fio de Poliamida, também conhecido como helanca, é indicado para a costura de tecidos mais elásticos. Este tipo de fio é muito utilizado na confecção de lingeries, biquínis e peças fitness

Apesar de seu custo ser um pouco maior, muitas vezes seu uso acaba sendo mais vantajoso, pois a sua composição garante mais elasticidade e durabilidade às peças, além de maior rendimento na costura.

cinco rolos de fios usados na confecção de lingeries, em diferentes cores, em um cenário

Material bônus para confecção de lingeries: liganete

A liganete é um tecido super versátil, fresquinho, tem bom caimento e elasticidade. Ou seja: cheio de vantagens! Além disso, tem bom rendimento, não encolhe nem amassa.

Ela pode ser utilizada para confeccionar peças dos mais variados segmentos, desde a moda praia até peças do dia a dia e moda íntima, como camisolas, baby-dolls ou como tecido para sutiãs e calcinhas.

A liganete também possui uma grande variedade de estampas. Então, na confecção de lingeries, pode ser utilizada para deixar as peças mais descontraídas sem abrir mão do conforto. 

tecido liganete estampado

Usando esses materiais você garante peças bonitas, de qualidade e com ótimo acabamento, que tem tudo para conquistar o público. 

Gostou de saber mais sobre os materiais indispensáveis para a confecção de lingeries? Baixe nosso catálogo 2021 e conheça todo o mix de produtos que trabalhamos.


Deixe um comentário