Várias modelos na passarela com várias roupas em cor terrosos

Fique por dentro do que rolou no DFB 2016!

29 julho, 2016


3 min (tempo estimado de leitura)

O Dragão Fashion Brasil, considerado o maior evento autoral de moda do Brasil, aconteceu entre os dias 04 e 07 de maio de 2016, no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza.

O evento seguiu a linha principal das 17 edições anteriores, procurando dar maior visibilidade a estilistas brasileiros e revelando novos talentos do mundo da moda. O DFB 2016 teve como tema o “Sangue Latino”, destacando o potencial criativo da Colômbia.

Ao todo, foram apresentados 32 desfiles, criados por 22 estilistas brasileiros e alguns estrangeiros. Além dos desfiles, outras atividades ligadas aos três eixos do evento Moda e Design; Cultura e Comércio; e Multicultural — também foram realizadas.

Fizemos um apanhado de tudo que teve de bom no DFB 2016! Veja abaixo!

Moda e design

O DFB 2016 procurou destacar a Colômbia, por sua presença consolidada em diferentes segmentos no mundo da moda, já que é um dos principais pilares da economia têxtil.

Durante a exposição Moda Viva, o evento mostrou peças criadas por artistas colombianos, mostrando as tradições artesanais com traços contemporâneos e a transição da moda ao decorrer dos anos. Além disso, o ”Sangue Latino” foi o tema para participantes do “Concurso dos Novos”.

5 modelos desfilando na passarela

Desfile Universidade Estatual de Maringá

As novidades também ficaram por conta do projeto “Concurso dos Novos”, em que finalistas de diferentes faculdades de Moda do Brasil apresentaram seus trabalhos acadêmicos.

Uma das principais novidades dessa edição foi o Mano a Mano, que trouxe o I Seminário Internacional de Moda, Cultura e Desenvolvimento. A 17ª edição também contou com um desfile da marca Lenerd, vinda diretamente da Colômbia, e uma exposição colombiana: Artesanías de Colombia.

Cultura e comércio

Dando continuidade a um dos principais segmentos do evento, o “Dragão Pensando Moda” trouxe palestras, cursos, oficinas e mesas redondas, ministrados por grandes nomes da moda no Brasil.

O I Seminário Latino-americano de Moda, Cultura e Desenvolvimento reuniu brasileiros e convidados de diferentes países da América Latina, para falar sobre o futuro da moda e as possibilidades da indústria têxtil característica do nosso continente. Outras atividades como varejo de moda, shows, artesanatos, lançamentos de livros e exposições, também foram destaque.

As principais tendências

Diversidade: essa é melhor palavra para resumir os desfiles do DFB. Tiveram criadores apostando em tecidos leves, outros em tecidos mais pesados, além de um grande contraste entre peças brilhosas e peças discretas. A paleta de cores variou muito, indo do azul escuro até os tons mais fortes, que representaram bem o sangue latino e sua cultura diversificada.

Destaque para a moda praia

Três modelos desfilando de biquíni laranjado

Desfile Rio de Jas

Uma das principais coleções teve como foco o beachwear, trazendo uma paleta de cores vivas, com bastante laranja e poucos toques em azul. As peças em crochê delinearam as principais criações.

Ficou inspirada com o DFB 2016? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo que rola no universo da moda.

Fotos: Roberta Braga / Silvia Boriello / Ricardo K.


Deixe um comentário