Guia Zanotti de Aplicações de fitas elásticas – parte I

8 fevereiro, 2013


4 min (tempo estimado de leitura)

A fim de facilitar a sua vida e esclarecer as suas duvidas sobre como aplicar as fitas elásticas da Zanotti, iremos postar varias dicas de costura e aplicações. Então fique ligado em nosso blog e surpreenda-se.

Pontos de costura e suas características

A união de peças do vestuário através de pontos de costura tem sido ao longo do tempo um desafio constante, em função da grande diversidade de tecidos, aviamentos e fitas elásticas, além de tantas outras variáveis.

A obtenção de uma costura de boa qualidade depende da classe e tipo de ponto utilizado. Alguns pontos de costura resultam em uma peça bem costurada, mas comprometem sua aparência. Já outros, têm qualidade inferior, comprometendo a funcionalidade da peça, porém, visualmente possuem boa aparência.

Desta forma, é imprescindível que se possa unir qualidade e boa aparência, identificando a classe e tipo de ponto ideal para cada aplicação.

Para se obter uma peça bem costurada é importante observar algumas características que podem fazer grande diferença, impactando diretamente na aparência e na funcionalidade da peça.

Assim, conseguir uma costura bem construída requer atenção sobre as seguintes características, que devem ser equilibradas com as propriedades do tecido:

1) Resistência: a resistência da costura deve ser igual à resistência dos tecidos que ela une a fim de se ter uma construção que suporte os esforços desenvolvidos durante o uso da peça. É importante analisar o tipo e título da linha, número da agulha e sua espessura; o tipo de ponta da agulha deve ser compatível com o tipo de tecido.

2) Elasticidade: a elasticidade de uma costura, teoricamente, deve ser ligeiramente maior do que a elasticidade do tecido que a costura liga, de modo que a costura e o tecido suportem os movimentos e esforços na peça costurada. A boa elasticidade de uma costura depende muito dos seguintes fatores:

a) A classe e tipo de ponto aplicado;

b) Regulagem da tensão da linha;

c) Elasticidade da linha;

d) Equilíbrio da amarração das linhas na regulagem do ponto.

3) Durabilidade: a durabilidade da costura depende de uma boa relação entre a elasticidade do tecido, o título da linha, o número de pontos por centímetro e a tensão equilibrada das linhas.

4) Segurança: a segurança de uma costura pode ser conseguida principalmente pela classe de ponto combinado com o tipo de tecido a ser costurado. A quantidade de pontos por centímetro e o título da linha também devem ser considerados.

5) Aparência: a aparência da costura é como a peça se apresenta após ser costurada. Uma boa aparência pode ser determinada pela relação entre o título e o tipo da linha, a classe de ponto e quantidade de pontos por centímetro. A habilidade da costureira também influencia no resultado final da aparência. A aparência da costura pode ser prejudicada pelas seguintes variáveis:

a) Se a classe de ponto não for correta para o tipo de tecido;

b) Se a resistência da linha for fraca em relação ao tecido;

c) Caso o número de pontos por centímetro for grande ou pequeno demais;

d) Se a regulagem da tensão da linha for acima ou abaixo do necessário;

e) Se a espessura e o tipo de ponta da agulha forem desproporcionais ao tecido aplicado.

Importante: O uso para o qual se destina a peça costurada determinará a importância relativa destas características e a seleção dos tipos de pontos a serem aplicados.

Agora que você já conhece os pontos de costura e suas características, que tal unir esses conhecimentos com as fitas elásticas da Zanotti e produzir as mais lindas peças de roupas intimas? Clique aqui e conheça nossos produtos.

 

 


Deixe um comentário