Guia Zanotti de Aplicações de fitas elásticas – parte III

13 fevereiro, 2013


4 min (tempo estimado de leitura)

Pontos de costura e suas classes

Entende-se por ponto de costura um entrelaçamento de linhas, formado por um ciclo completo da polia principal da máquina de costura. Os elementos formadores do ponto ou elementos responsáveis pela laçada são:

a) Agulha;

b) Linha;

c) Chapa de ponto;

d) Sistemas de transporte e lançadeira (looper).

O ponto se repetirá sempre igual, e as distâncias conforme a regulagem desejada. Ao passar dos anos, desde a invenção da máquina de costura, foi criada uma grande variedade de tipos de pontos para as mais diversas aplicações. Em 1940, a Comissão Federal de Especificações dos Estados Unidos (Federal Specification Board) formou um grupo para fazer uma pesquisa sobre pontos de costura. Os dados col e tados seriam usados na preparação de uma norma de especificação e padrão de pontos, que logo depois foi denominada “Federal Specification DDD S-751”.

A Organização Internacional de Normalização (ISO), Norma ISO 4915, definiu oito classes de pontos, sendo:

1) Ponto classe 100;

2) Ponto classe 200;

3) Ponto classe 300;

4) Ponto classe 400;

5) Ponto classe 500;

6) Ponto classe 600;

7) Ponto classe 700;

8) Ponto classe 800.

No Brasil, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – mantém esta norma através da NBR 13483, Material Têxtil – Tipos de Pontos.

Características predominantes em cada classe de ponto

1) Classe 100: este ponto é conhecido também como “ponto corrente”. Esta classe de ponto é formada com uma ou mais linhas de agulha. A característica geral é de pouca elasticidade. Este tipo de ponto requer muito cuidado após finalizá-lo, pois tem grande facilidade de desmanchar a partir do último ponto.

2) Classe 200: os pontos da classe 200 são conhecidos como pontos de origem manual, são confeccionados com um ou mais fios, que passam individualmente de um lado para o outro do tecido, sucessivamente, formando o ponto. Este tipo de ponto tem pouca elasticidade, é usado principalmente em costuras ornamentais.

3) Classe 300: os pontos da classe 300 são formados com uma ou mais linhas, que são introduzidas no tecido através da agulha; a linha que é introduzida através do tecido é presa pelo entrelaçamento com a linha inferior da bobina. Este tipo de ponto é também conhecido como “ponto fixo”. Tem pouca elasticidade, tem aparência igual do lado superior e inferior e é difícil de desmanchar.

4) Classe 400: os pontos da classe 400 são formados por uma linha na lançadeira (looper) e uma ou mais linhas introduzidas no tecido através de agulha(s). É um ponto que se apresenta mais volumoso na parte inferior do tecido costurado e para minimizar este efeito pode ser usado uma linha mais fina ou fios texturizados. Este ponto tem grande elasticidade.

5) Classe 500: os pontos da classe 500 são formados com uma ou mais linhas introduzidas no tecido através da agulha, sendo que pelo menos um dos entrelaçamentos faz com que a linha passe em volta da borda do tecido. Este ponto é conhecido como “ponto chuleado overlock”. Os pontos da classe 500 são muito usados para melhorar o aspecto das bordas de tecidos que desfiam com facilidade. Esta classe de ponto tem grande elasticidade e resistência.

6) Classe 600: os pontos desta classe são formados com dois ou mais grupos de linhas, que cobrem a parte superior e inferior dos tecidos entre as linhas e a perfuração das agulhas. São conhecidos como de toque macio e de alta elasticidade.

7) Classe 700: os pontos da classe 700 são formados com uma única linha contínua de agulha e tem como característica geral a pouca elasticidade. É usado normalmente em costuras curtas e ornamentais.

8) Classe 800: os pontos da classe 800 são formados por uma única máquina, produzindo pontos de múltipla classe de pontos.

Fique por dentro dos produtos da Zanotti, clique aqui e confira.


Deixe um comentário