Guia Zanotti de Aplicações de fitas elásticas – parte VI

21 fevereiro, 2013


7 min (tempo estimado de leitura)

Costurando calcinha

A calcinha, umas das peças mais delicadas do vestuário feminino, pode ser confeccionada com os mais diversos modelos de máquinas e as mais variadas classes e tipos de costura. Para a aplicação de fitas elásticas em lingeries existe uma infinidade de máquinas e equipamentos no mercado. Embora os modelos de máquinas e equipamentos sejam diferentes, as características dos pontos utilizados obedecem a NBR 13483 – Material Têxtil – Tipos de Pontos, que é controlada pela ABNT. Para confecção de calcinhas recomendam-se as fitas elásticas tipo bico e/ou debrum, os mesmos podem ser usados em cintura e perna.

 Aplicação de fita elástica tipo bico

Na aplicação de elástico tipo bico e cintura ou perna de calcinha recomenda-se o ponto classe 600, tipo 605 ou 607. A diferença entre os dois pontos é que 605 trabalha com três agulhas, mais a linha da cobertura. Já o 607, trabalha com quatro agulhas, mais a linha da cobertura.

Para este tipo de aplicação recomenda-se máquina base plana com refilador inferior e tensor eletrônico ou mecânico, para garantir a medida e franzimento da peça, com uma concentração de 4 a 5 pontos por centímetro. A agulha deve ser ponta bola fina FFG ou equivalente, espessura de 70 ou 75. Quanto mais finas as linhas utilizadas nas agulhas, melhor será a qualidade e o visual da costura. Desta forma, recomenda-se o uso de linhas título 140 nas agulhas e fio texturizado na lançadeira (looper), (conforme figura Z20).

Outra forma de aplicar o elástico tipo bico em cinturas e pernas é através de máquina overlock, com tensor preparado para uso em fita elástica; este tipo de máquina pode ser automática (eletrônica) ou mecânica. Após a aplicação do elástico bico em máquina de overlock o mesmo pode ser rebatido em máquinas de zig zag um pontinho, classe 300, tipo 304, ou dois pontinhos, classe 300, tipo 308, usando agulha com espessura 75 ou 80, ponta bola fina FFG ou equivalente (conforme figura Z21).

Também pode ser rebatido com outras máquinas, usando ponto classe 400, tipo 406 ou 407, com a concentração de 4 a 5 pontos por centímetro com o uso de agulha ponta bola fina FFG ou equivalente, com espessura de 75 ou 80 (conforme figura Z22).

Para fechamento na lateral da peça utiliza-se máquina overlock com ponto classe 500, tipo 505, com aparelho de arremate para embutir a correntinha no início da formação da costura. Com uma concentração de 5 a 6 pontos por centímetro e agulha com espessura 75 ou 80, ponta bola fina FFG ou equivalente, dependendo da espessura do material/tecido (conforme figura Z23).

Outra forma de fechamento na lateral da peça é utilizando máquina de multiagulha com o ponto classe 600, tipo 607, com refilador superior e uma concentração de 4 a 5 pontos por centímetro. A agulha deve ter espessura de 75 ou 80, com ponta bola fina FFG ou equivalente. A linha quanto mais fina melhor. Normalmente utiliza-se título 140 nas agulhas e fio texturizado na lançadeira (looper).

Depois de feita a costura lateral, para garantir uma boa qualidade sobre a costura da fita elástica da cintura e da perna, (conforme mostra figura Z24) dobra-se a correntinha excedente da costura de fechamento sobre o elástico e aplica-se um travetti, ponto classe 300, tipo 304.

 Aplicação de fita elástica tipo debrum

Na aplicação da fita elástica tipo debrum em cintura ou perna de calcinha, a recomendação é semelhante à costura da fita elástica tipo bico, mas nesse caso usa-se máquina de debrum ou galoneira de base aberta com aparelho específico para a dobra da fita elástica. Para esta operação é importante que se utilize um tensor mecânico ou eletrônico para dosar a tensão da fita elástica. O tipo de ponto recomendado para esta aplicação é ponto classe 400, tipo 406 (conforme figura Z25). A bitola entre a agulha (largura) é a que mais combina com a largura do elástico ou com o modelo que está sendo costurado, com uma concentração de 4 a 5 pontos por centímetro e agulha ponta bola fina FFG ou equivalente, com espessura de 75 ou 80. Para fitas elásticas mais finas utilizam-se agulhas com espessuras mais finas. Na agulha normalmente usa-se linha título 140 e fio texturizado na lançadeira (looper). Para garantir uma boa qualidade do fechamento na lateral, podem-se aplicar os mesmos métodos utilizados na fita elástica de bico (conforme figuras Z26 e Z27).

Aplicação de fita elástica tipo embutido

Outra forma de aplicação em calcinhas diz respeito a utilização da fita elástica embutida em cinturas e pernas. Para esta operação o mais recomendado é o uso de máquina overlock, com tensor preparado para uso em fitas elásticas. Este tipo de máquina pode ser automática (eletrônica) ou mecânica. Quaisquer que sejam as máquinas, o método mais utilizado é aplicação da fita elástica de modo contínuo. Após a costura da fita elástica na máquina overlock, a mesma pode ser rebatida em máquinas de zig zag um pontinho, classe 300, tipo 304, ou dois pontinhos, tipo 308, usando agulha espessura 75 ou 80 (conforme figura Z28).

Foto Também pode ser rebatida com outras máquinas, com ponto classe 400, tipo 406 ou 407, com a concentração de 4 a 5 pontos por centímetro com o uso de agulha ponta bola fina FFG equivalente, com espessura de 75 ou 80 (conforme figura Z29).

Os fechamentos laterais podem ser feitos através de máquina overlock com aparelho de arremate para embutir a correntinha. É possível também utilizar máquinas de multiagulhas com o ponto classe 600, tipo 607, com refilador superior. Indica-se uma concentração de 4 a 5 pontos por centímetro com agulha ponta bola fina FFG ou equivalente, espessura 75 ou 80, dependendo do material a ser costurado. A linha quanto mais fina melhor. Normalmente utiliza-se título 140 nas agulhas e fio texturizado na lançadeira (looper). Caso for usado o fechamento lateral com a máquina de multiagulha com o ponto classe 600, recomenda-se dobrar a correntinha excedente da costura de fechamento sobre a fita elástica e aplicar um travetti, ponto classe 300, tipo 304.

Obs.: Ponto 607 somente usado para calcinhas com laterais largas.

Confira toda a linha de eláticos para calcinha que a Zanotti disponibiliza para você. Clique aqui e veja.


Deixe um comentário