Guia Zanotti de Aplicações de fitas elásticas – parte VII

25 fevereiro, 2013


6 min (tempo estimado de leitura)

Para finalizar o guia de aplicação de fitas elásticas falaremos hoje sobre Costura em Sutiã

Na aplicação de fitas elásticas em sutiã, não se utiliza o mesmo conceito da aplicação em calcinha.

Por exemplo: Em uma calcinha há a necessidade de grande elasticidade, enquanto que no sutiã a fita elástica normalmente é usada para fazer o ajuste da modelagem, assim como para ornamentar a peça. Isto não isenta os cuidados necessários com a costura para garantir a qualidade.

Aplicação de fita elástica tipo bico Normalmente a aplicação de fita elástica tipo bico em sutiãs é feita na base e também para enfeitar. A máquina mais recomendada para fazer esta aplicação é a base plana, ponto classe 400, tipo 406 ou 407 (conforme figura Z30), deve-se usar refilador inferior e tensor eletrônico ou mecânico para garantir a medida e o franzimento da peça, caso seja necessário. A concentração de ponto pode ser de 4 a 5 pontos por centímetro e agulha ponta bola fina FFG ou equivalente, com espessura de 70 ou 75.

Recomenda-se utilizar nas agulhas a linha mais fina possível. Normalmente usa-se título 140 e helanca nas agulhas e no looper, tornando a costura mais imperceptível e delicada. Na costura com este tipo de fio há uma incidência de rompimento mais freqüente em relação à linha 140, principalmente das agulhas. Com relação à aparência e acabamento da costura o resultado é considerado muito bom. Em relação à segurança e a resistência não há problema, pois após esta operação o elástico será rebatido com uma costura zig zag classe 300, tipo 304 ou 308 (conforme figura Z31).

Aplicação de fita elástica tipo debrum

Para a aplicação de fita elástica tipo debrum na base (lateral) do sutiã é necessário ter bastante cuidado, pois para esta aplicação usa-se a máquina de debrum ou galoneira de base aberta com aparelho específico para a dobra da fita elástica. Para esta operação é importante que se utilize um tensor mecânico ou eletrônico para dosar a tensão da fita elástica e evitar franzimento indesejável. Para isto, o aparelho e o tensor devem estar bem ajustados.

O tipo de ponto recomendado para esta aplicação é o ponto classe 400, tipo 406 (conforme figura Z32). A bitola entre a agulha (largura) recomenda-se a que mais combina com a largura do elástico ou com o modelo que está sendo costurado, com uma concentração de 4 a 5 pontos por centímetro e agulha ponta bola fina FFG ou equivalente, com espessura de 70 ou 75.

Para fitas elásticas mais finas utilizam-se agulhas com espessuras mais finas. Na agulha normalmente usa-se linha título 140 e fio texturizado na lançadeira (looper).

Aplicação de fita elástica tipo taquara

Esta fita elástica é utilizada para aplicação no contorno interno do bojo ou taça. Para costurar esta fita elástica a máquina mais recomendada é a base plana de pespontar com duas agulhas (reta duas agulhas), ponto fixo classe 300, tipo 2 x 301 (conforme figura Z33), com uma concentração de 5 a 6 pontos por centímetro.

Indica-se a utilização da linha 140 nas agulhas e na lançadeira (looper). A espessura da agulha pode ser um pouco mais elevada, 75 ou 80, por exemplo. Em alguns casos onde o elástico passe por cima da barbatana ou partes grossas do bojo/taça deve-se usar agulhas mais grossas para resistir à costura. Por se tratar de uma fita elástica de material extremamente denso e com pouco elastano, recomenda-se o uso da agulha ponta redonda aguda RS ou equivalente.

Para esta operação é importante que a fita elástica passe por um aparelho específico, com tensor adaptado à máquina para o ajuste da tensão do mesmo. Para a confecção de sutiã existem operações importantes que necessitam cuidados em relação à costura como: emenda de alça, costura dos extensores, reguladores, argolas de sustentação dos bojos/taças, fechos e colchetes. Nestas partes, a costura recomendada é o ponto classe 300, tipo 301, espessura da agulha de 75 ou 80 e linha 140. A concentração de pontos varia de 5 a 8 pontos por centímetro e nas emendas procura-se adicionar uma costura de travetti, ponto classe 300, tipo 304, com 10 pontos por centímetro para aumentar a resistência da peça (conforme figuras Z34, Z35 e Z36 na próxima página). Se as costuras citadas forem em cima de fitas elásticas, então se recomenda agulha com ponta bola fina FFG ou equivalente. Se as costuras forem em cima de material muito denso, sem o elastano interno, então se recomenda agulha ponta aguda RS ou equivalente.

Outros cuidados já relacionados, também contribuem para a boa qualidade da costura, como: verificar o diâmetro do furo da chapa de ponto relacionando com a espessura da agulha, a tensão de linha e o estado de manutenção do calcador. Os fabricantes e fornecedores dos equipamentos também podem ser consultados para informar qual a melhor configuração que atende as suas condições de produção. Adequar corretamente uma agulha a um determinado tecido não é tarefa fácil, pois depende de algumas variáveis, tais como: velocidade da máquina, tipo de tecido a ser costurado, tipo de ponto, tipo de linha, etc.

São necessários muitos testes até chegar ao equilíbrio das variáveis. Para se obter um bom resultado da costura de tecidos com fio elástico, deve-se verificar qual o tipo de tecido para poder decidir pela melhor espessura e o melhor tipo de ponta da agulha para costurar o mesmo.

A Tabela de equivalência de agulhas mostra a ponta mais adequada para as costura em tecidos leves, com muita concentração de fios elásticos (elastano ou elastodieno), ou seja, a agulha mais recomendada é a agulha de ponta bola fina. Também pode ser usada a agulha de ponta média/grande para tecidos com grande concentração de elástico.


Deixe um comentário