O sutiã e suas funções

24 outubro, 2012


3 min (tempo estimado de leitura)

O sutiã ou soutien é uma peça de moda íntima feminina usada para a a proteção e sustentação dos seios, atendendo ao milenar desejo feminino de desafiar a lei da gravidade e manter os seios sempre empinados. Pesquisas revelam que, em 2000 a.C., na Ilha de Creta, as mulheres usavam tiras de pano para modelar os seios. Mais tarde, as mulheres gregas passaram a enrolá-los, enquanto as romanas usavam faixas com o intuito de diminuí-los. Logo surgiria o espartilho, feito para se encaixar à silhueta feminina e ao padrão estético imposto pela aristocracia da época.

Em 1913, Mary Phelps Jacob ficou muito conhecida nos círculos da moda de Nova Iorque por inventar e patentear o primeiro sutiã. Cansada do desconforto dos espartilhos usados na época, Mary cortou a parte de baixo e fez nascer a primeira peça. A invenção tinha o objetivo de acomodar o seio, possibilitando moldá-lo, para diminui-lo e possibilitar exibi-lo. Desde então os sutiãs vêm sendo aperfeiçoados sempre com o intuito de realçar a beleza feminina, trazendo elegância, delicadeza e muito conforto para a mulher, possibilitando até, atualmente, revelar o que antes era escondido usando o sutiã até como roupa de cima.

Nos dias de hoje, o sutiã continua com a mesma finalidade: revelar ou esconder as curvas, tornando a região do colo mais sensual. O que a tecnologia de hoje nos permite é esbanjar ainda mais a sensualidade do corpo feminino com o uso de peças com design moderno e confortável, nas mais diversas modelagens, para cada tipo físico, tamanho ou finalidade.

Veja a baixo os modelos e funções dos sutiãs.

Sutiã sem bojo com alças reforçadas: ideal para que tem seios grandes e quer disfarçá-los. A modelagem do sutiã sem o bojo ajuda a diminuir o volume e o formato casca de ovo com alças reforçadas dá maior sustentação, auxiliando a firmeza dos seios e proporcionando conforto absoluto.

Sutiã com bojo e abertura frontal: sutiãs com bojo, mas sem enchimento, servem para modelar. São perfeitos para quem tem seios grandes e quer conservar sua beleza natural. A abertura frontal proporciona comodidade na hora de vestir e tirar.

Sutiã  com modelagem push-up: se o seu intuito é o de aumentar e levantar os seios, a grande revolução foi a modelagem especial ao estilo push-up. Este tipo de modelagem proporciona a aproximação os seios dando mais volume e deixando o colo mais bonito.

Sutiã estilo nadador e/ou alças reguláveis: os estilos nadador ou com alças regulaveis podem ser usados por todas as mulheres. A finalidade destas modelagens é se adaptar a cortes específicos de roupas. No caso destes sutiãs das fotos, eles são de modelos básicos, feitos para não aparecerem sob a roupa.

Sutiã estilo Top: sutiã com modelagem estilo top é ideal para o dia a dia e pode ser usado por mulheres de qualquer biotipo. Esse tipo de sutiã sustenta os seios ao mesmo tempo que proporcionam uma sensação de liberdade.

[via: martacampos]


Deixe um comentário