O uso das rendas permeia toda a história da lingerie. A delicadeza e riqueza de detalhes deste tecido desde muito cedo foi associada ao feminino e a moda íntima se apropriou desse conceito. Embora não seja uma exclusividade desse universo, cada vez que a indústria de vestuário se aventura na manipulação deste material, frequentemente a tendência surge associada a termos como “boudoir”, em referência à intimidade feminina.
Ao longo das décadas, à medida em que a lingerie se dissociou da imagem de “roupa de baixo”, que deveria, necessariamente, ser ocultada sob as vestes, as rendas ganharam maior variedade e novos usos também na moda íntima. Vinculadas tanto à ideia de sensualidade quanto de romantismo, elas figuram frequentemente como coadjuvantes, outras vezes como protagonistas de todo tipo de peças do underwear feminino.
Com a diversificação de fios, texturas, cores, padrões gráficos – embora o mais frequente ainda seja o floral – e técnicas para o seu uso, a renda passou a ser empregada de formas cada vez mais elaboradas, por vezes em combinação com outras tendências do momento: atualmente é comum o seu uso em recortes estratégicos ou coordenado com tecidos estampados ou bordados.
Apontar a renda como uma tendência na moda íntima beira a redundância, pois ela sempre está presente nesse universo com maior ou menor frequência, mas certamente há períodos em que o material se destaca, e outros em que se torna uma verdadeira febre.
Confira em nossa galeria uma seleção de peças de renda, a partir das coleções atuais:
Deixe um comentário