Duas imagens do rosto da Coco Chanel

Grandes nomes da história da moda: Coco Chanel

15 setembro, 2016


3 min (tempo estimado de leitura)

O nome da estilista francesa, Gabrielle Bonheur Chanel, é ainda muito reverenciado nos dias de hoje. Dona de um estilo revolucionário e monocromático, Coco Chanel, como ficou conhecida, conseguiu se mostrar como uma figura independente e com um gosto muito peculiar para a sua época.

A francesa, que na década de 1920 rompeu com os resquícios da moda do século XIX, ousou ao lançar uma coleção de roupas femininas mais confortáveis, funcionais e práticas para o momento histórico do pós-guerra que vivenciavam.

Saíam de cena as peças que ajudavam a manter as formas femininas com cintura fina e quadril avantajado – a exemplo dos espartilhos – e entravam as roupas inspiradas no guarda-roupa masculino, aliadas a colares de pérolas e broches, que ressaltariam a elegância e a feminilidade da mulher.

As calças masculinas para mulheres, inspiradas em calças com bocas largas de marinheiros, as camisas, conjuntos em Jersey – tecido que até então só era usado na confecção de peças íntimas -, saias, vestidos soltos e esportivos, os sapatos bicolores de bico arredondado, eram o que fazia sucesso e promoviam o estilo único de Coco Chanel.

Coco Chanel no mercado da moda atual

A marca Chanel foi criada em 1909 na França, mas até hoje continua desenvolvendo produtos elegantes, atemporais e de altíssima qualidade, sendo uma das grifes mais valiosas do planeta.

A empresa cria peças de alta-costura, moda e joalheria que fazem o maior sucesso entre o público feminino. As icônicas bolsas com correntes e as sapatilhas bicolores são apenas alguns dos objetos de desejo das mulheres que amam o estilo de sua fundadora.

O nome por trás da Chanel

O responsável pelas criações de alta-costura que vão parar atualmente nas passarelas da Chanel é Karl Lagerfeld. O estilista alemão, diretor de criação da marca, começou a dirigir a empresa em 1983 e anuncia: não deixará a empresa tão cedo!

Os desfiles são bem conceituais e dão ênfase à verdadeira essência de Coco Chanel, sem deixar, é claro, de revelar o talento de Lagerfeld. Aliás, eles são um dos momentos mais esperados das temporadas de moda.

Obras que imortalizam a vida da estilista

Coco Chanel idosa vestindo chapéu

Para os amantes de moda, que querem saber um pouco mais sobre sua trajetória de vida, selecionamos para você duas indicações.

A primeira delas é o livro biográfico “Sleeping With the Enemy: Coco Chanel’s Secret War”, traduzido para o português como “Dormindo com o inimigo: a guerra secreta de Coco Chanel”, publicado nos Estados Unidos, em 2011.

A obra reúne fatos da vida da estilista e uma das curiosidades se dá em torno da alegação de que Chanel seria uma espiã nazista, devido à sua relação com um oficial alemão e que seu codinome era “Westminster”.

A outra indicação é o filme “Coco Antes de Chanel”, lançado em 2008 e estrelado por Audrey Tautou. É o retrato da vida de Gabrielle desde a infância pobre no interior, que depois se tornaria a Coco Chanel tal como o mundo conhece.

Gostou do nosso conteúdo sobre Coco Chanel? Se você ama moda, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? 😉


Deixe um comentário