Outubro Rosa: Algumas dúvidas sobre o Câncer de Mama

27 outubro, 2011


4 min (tempo estimado de leitura)

Outubro é o mês do combate ao câncer de mama, selecionamos para vocês algumas das principais dúvidas das mulheres com relação à doença, proporcionando mais informação e contribuindo para a prevenção, seja qual for a sua idade:

 1. Qual a causa do câncer de mama?

Na maioria dos casos não existe uma causa específica, mas sim fatores que estão associados ao aumento do risco de desenvolver a doença, como a própria idade, pois o risco aumenta à medida que se envelhece. Menarca precoce, menopausa tardia, primeiro filho em idade avançada, não amamentação e uso de terapia de reposição hormonal são fatores relacionados ao risco. Consumo excessivo de álcool, sedentarismo e obesidade também são. Já os fatores hereditários são responsáveis por menos de 10% das ocorrências.

 2.  Existe algum sintoma além do caroço no seio?

A forma mais corrente é o nódulo no seio, geralmente indolor. Irritação ou irregularidades na pele, como textura parecida à casca de laranja, escamação do mamilo ou secreções e gânglios nas axilas são sinais menos freqüentes.

 3. Segundo o INCA, o auto-exame não é estimulado como medida de detecção. Por quê?

O câncer de mama tem uma fase em que não é detectável pelo tato, ou seja, uma fase em que as lesões são não-palpáveis. E não foi comprovada nenhuma diminuição da mortalidade por câncer de mama com o uso do auto-exame. Entretanto, o INCA destaca a importância de que a mulher esteja atenta ao seu corpo, mas que não deixe de realizar os exames de imagem dentro do período recomendado para sua faixa etária.

4. Prótese de silicone nos seios pode levar à doença?

Não há evidência científica que associe implantes mamários de silicone ao aumento do risco de se desenvolver o câncer de mama.

 5.Como é o tratamento do câncer de mama?

O tratamento é multidisciplinar, ou seja, deve incluir o parecer de vários médicos especialistas, como o radiologista, o mastologista, o oncologista clínico, o radioterapeuta, psicólogo e fisioterapeuta.  Habitualmente, o tratamento pede cirurgia e é complementado pela radioterapia / quimioterapia ou hormonioterapia.

 6. Quais são as chances de cura do câncer de mama?

Quando diagnosticado precocemente, há até 95% de chance de cura. 

 7. Quais alimentos ajudam a prevenir a doença?

Os de origem vegetal: legumes, frutas, verduras e leguminosas (como feijão, lentilha e grão-de-bico) têm o poder de impedir a chegada de compostos cancerígenos às células e ainda, consertar o DNA danificado quando a agressão já começou. A idéia de que determinados alimentos combatem diferentes tipos de câncer não procede. A recomendação é consumir, no mínimo, 400g de vegetais por dia.

 8. O que não se deve comer para ajudar na prevenção?

Os embutidos, que contém grande quantidade de sal e conservantes, são prejudiciais. Recomenda-se a ingestão de carne vermelha limitada a 50g semanais. A forma de preparo dos alimentos também influencia; prefira os assados e ensopados, e se quiser grelhar, opte pelo pré-cozimento. O churrasco também eleva os riscos: além da temperatura alta, a fumaça do carvão têm dois componentes cancerígenos (alcatrão e hidrocarboneto policíclico) que impregnam na refeição.

 9. Qual a importância da amamentação?

Amamentar diminui entre 10% e 20% os riscos de desenvolvimento da doença pela mãe. Enquanto o bebê suga o leite, o movimento promove uma espécie de esfoliação do tecido mamário por dentro. Assim, se houver células agredidas, serão eliminadas e renovadas.

 10. Pílula anticoncepcional aumenta o risco da doença?

Não há evidência científica comprovada que associe uso de pílula anticoncepcional ao aumento do risco de se desenvolver o câncer de mama em específico.

  

Fonte: Superando o Câncer de Mama


Deixe um comentário