Aprenda como conservar a sua Lingerie

25 janeiro, 2013


4 min (tempo estimado de leitura)

Todas as peças de roupas vêm com instruções de lavagem que muitas vezes as pessoas nem sequer olham. O que muita gente não sabe – mas acaba aprendendo na prática – é que cada tipo de tecido requer um cuidado diferente e caso esse cuidado não seja executado de forma adequada, a peça acaba se desgastando e ficando com aparência de velha mais cedo. Confira algumas dicas que preparamos para você sobre como lavar sua lingerie e aprenda de vez como conservar suas peças por muito mais tempo.

Uma dica muito importante, que acredito que poucas pessoas saibam, é que não se deve lavar a lingerie ao tomar banho. A água quente pode danificar as fibras dos tecidos, especialmente dos sintéticos. O ideal é que todas as peças sejam lavadas em água fria e, preferencialmente, à mão. Peças que são feitas em renda ou sutiãs com bojo, por exemplo, nunca devem ser lavados na máquina de lavar, pois o atrito causado por esse equipamento pode acabar amassando e entortando o bojo ou até mesmo rasgando a peça.

Na hora de escolher o produto para ensaboar as peças, opte sempre por um sabão neutro ou o sabão de coco. Nunca utilize alvejantes na lavagem: esse tipo de produto pode causar danos irreversíveis à estrutura do tecido da sua lingerie. Com o passar do tempo, algumas peças tendem a apresentar um amarelado decorrente de muitas lavagens. Para solucionar esse problema, o indicado é que você faça uma mistura de água com bicabornato de sódio e deixe a peça de molho por alguns minutos antes de lavá-la. Mas atenção: não ultrapasse 30 minutos, pois ficar mergulhada na água por muito tempo também pode acabar danificando o tecido da sua lingerie.

Depois de seguidos todos esses procedimentos quanto à lavagem, é essencial que você adote certo cuidado na hora de guardar suas peças também. Sutiãs com bojo nunca devem ser amassados para não danificar sua estrutura. O ideal é que eles fiquem organizados de modo que fiquem abertos dentro da gaveta, empilhados um após o outro. Quanto às calcinhas e aos sutiãs sem bojo, você pode dobrá-los e empilhá-los em uma gaveta a fim de economizar espaço. Se possuir uma graninha extra, invista em uma divisória para pôr na gaveta. Você economizará espaço e tempo.

Por serem peças mais delicadas, as lingeries exigem certos cuidados mais específicos. Colocando todas as nossas dicas em prática, suas lingeries seguirão impecáveis por muito mais tempo. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença e garantirão peças como novas, mesmo depois de várias lavagens.

Aprenda o significado dos símbolos na etiqueta das suas roupas (ABNT NBR ISO 3758:2006):

A tina é usada para representar os diferentes tipos de lavagens domésticas, na mão ou na máquina, indicando a temperatura que deve ser utilizada bem como o processo que deve ser feito.

O triângulo se refere ao procedimento de alvejamento.

O símbolo de um círculo dentro de um quadrado é referente ao procedimento de secagem em tambor. Os pontinhos no meio do círculo representam a temperatura máxima de secagem.

O símbolo abaixo representa a secagem natural.

O símbolo representado por um ferro, representa os procedimentos que devem ser seguidos quanto à passagem com ferro doméstico e o processo com prensagem.

Por fim, o círculo representa os processos de limpeza profissional.

[via: yasmimlingerie]


Deixe um comentário