CAPA-14-11

Negócios: entenda o impacto social e ambiental no setor de moda

14 novembro, 2017


Você já parou para pensar como a moda influencia a sociedade? A moda é uma das indústrias com os maiores índices de impacto social, ambiental e econômico. Isso porque os produtos químicos utilizados no alvejamento, tinturaria e estampagem das roupas possuem alto nível de toxidade que polui o meio ambiente.

Que tal pensar no futuro do seu negócio aliado ao futuro do planeta? Estamo14s falando do NIS, Negócio de Impacto Social, que visa viabilizar modelos alternativos de negócios, criando novas relações entre a produção, compra e o planeta.

O NIS engloba iniciativas economicamente rentáveis, que por meio de sua atividade principal oferecem soluções para problemas sociais e/ou ambientais, utilizando mecanismos de mercado.

impacto-social

Alguns países, como EUA, Inglaterra, Chile e Argentina, já possuem legislação específica para apoiar modelos de negócios de impacto social. Infelizmente, o Brasil ainda não tem, mas existe o Projeto de Lei nº 788, de 2015, tramitando no Senado.

O texto altera o Código Civil (Lei nº 10.406/2002) para instituir a sociedade de interesse comunitário, destinada à promoção do bem-estar da comunidade em que atua, em âmbito local e global.

Mas para colocar suas ideias em prática, segundo o Sebrae, você deve primeiro identificar a missão do seu negócio para então pensar nas possibilidades de mudança e/ou adaptação. Seja na produção, matéria-prima, regularização, política de preço ou posicionamento.

impacto-social

Depois, você só precisa pesquisar no mercado se essa é uma causa real e que engaja consumidores. Mas não pode ser uma causa superficial. Você precisa levar isso a sério, porque os consumidores estão cada vez mais atentos e curiosos, pesquisando a veracidade de certas bandeiras que são levantadas no mercado. Já que muitas vezes as empresas usam do marketing para se promover e no fundo não estão engajadas em outra causa além de vender mais. 

Experts no assunto ousam dizer que este é o futuro da moda, e até do mercado como um todo. Se quiser mais informações, acesse o Relatório de Inteligência do Sebrae sobre os Negócios de Impacto Social.


Deixe um comentário