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Posicionamento de marca: qual a sua comunicação com o mercado?

26 junho, 2018


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Uma nova geração de consumidores está dominando o mercado. Em busca de marcas com propósito, as pessoas querem ir além do produto e descobrir qual a causa que a sua empresa defende, ou qual o seu posicionamento de marca.  

Sustentabilidade, inclusão social, ONG’s, feminismo, enfim, as causas são diversas e podem ser exclusivas ou mais difundidas no nosso dia a dia, mas todas são essenciais para posicionar a sua marca no mercado e criar um engajamento com o público.

O seu posicionamento da marca se expressa através da comunicação. Seja em propagandas, no atendimento ao cliente, nas suas postagens de mídias sociais, nas fotos do seu catálogo, nas modelos usadas ou nos produtos. Tudo deve estar alinhado para deixar claro ao cliente o que você defende, do início ao fim da compra.

Segundo a especialista em branding, Ana Couto, “O negócio deixa de ser centrado no produto e/ou no indivíduo e passa a ser pautado pelo ecossistema do qual eles fazem parte. Por isso, os consumidores passam a escolher as marcas com as quais irão se relacionar (não somente comprar), conhecendo e compartilhando os mesmos propósitos.”

E como as pessoas estão conectadas e as compras acontecem de forma multiplataforma, qualquer incoerência pode ser fatal. Então não escolha qualquer causa, defenda algo que realmente mova a sua marca e a sua equipe, afinal, não dá para mentir ao consumidor. Somente quando for estabelecida uma causa consistente e verdadeira é que você terá resultados.

Concentre a atenção na comunicação da sua empresa, fale sobre o seu posicionamento, mostre através de fotos, de ações e de atitudes em todos os pontos de contato com o cliente. Isso demonstra legitimidade e aumenta suas chances de conquistar o cliente e de mantê-lo interessado na sua marca.

Além de gerar vantagem competitiva, o posicionamento atribui valor aos produtos, proporciona ações de expansão e melhora a memorização da marca, já que a nossa memória funciona através de associações.

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Savage x Fenty

Veja o exemplo da Rihanna. Após lançar sua linha de maquiagens inclusiva Fenty Beauty, com 40 tons de pele exclusivos e ser premiada pela iniciativa singular, ela lançou em maio deste ano a linha de lingerie Savage x Fenty com tamanhos de PP ao XXG e diversos tons de nude.

A cantora, compositora e empresária, está sempre incentivando o empoderamento da mulher, seja qual for seu tom de pele e seu tamanho ou silhueta. Esse posicionamento de marca se revela na sua personalidade, na sua comunicação com o público através de redes sociais ou entrevistas e agora se reflete nos produtos inclusivos e inovadores. Ou seja, tudo está alinhado com a sua imagem, e é essa estratégia que evoca credibilidade à marca. 

Além do posicionamento de marca, disseminado através da sua comunicação interna e externa, também é importante ficar por dentro das novidades do mercado, por isso compartilhamos 6 tendências do varejo de moda aqui no blog. Confira aqui!


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