mulher em frente ao computador, com imagem pensativa, sobre como lidar om inadimplência

Como lidar com a inadimplência de clientes?

18 agosto, 2021


12 min (tempo estimado de leitura)

A inadimplência de clientes ocorre em muitas empresas. Entenda aqui os tipos de clientes inadimplentes, como realizar cobranças de forma assertiva e muito mais!

Quando falamos da gestão de um negócio, muitos fatores entram em jogo. É preciso preocupar-se com funcionários, fornecedores, estoque, estratégia de vendas e uma série e outras coisas. Mas, além de tudo isso, um outro fator é extremamente relevante: a inadimplência de clientes.

Afinal, a saúde financeira de um negócio, independente do ramo, é primordial para que seja possível manter seu funcionamento. Portanto, é preciso estar com as contas em dia, e isso inclui o recebimento de valores devidos. 

Continue a leitura e entenda mais sobre o que é inadimplência e como lidar com essa situação no dia a dia da sua empresa.

 

O que é a inadimplência? 

Tanto clientes finais, no caso de pessoas físicas, como empresas, podem acabar se tornando inadimplentes. Podemos considerar como inadimplência quando uma empresa ou consumidor deixa de fazer os pagamentos previstos por um produto ou serviço dentro do prazo estipulado. 

Ou seja, se o acordo era realizar o pagamento dentro de 30 dias, e este não foi realizado, pode ser considerado inadimplência.

Porém, apesar dessa definição geral, também é importante que você conheça seus clientes. Isso porque, algumas vezes, podem ocorrer pequenos atrasos, motivados por fatores inesperados, mas que logo serão esclarecidos e o cliente efetuará o pagamento. 

Nesses casos, isso não representa um risco real de não recebimento. Portanto, analise a situação da sua empresa e entenda em que momento um cliente pode ser considerado inadimplente. 

 

Quais os impactos que a inadimplência pode causar na sua empresa?

Como mencionamos no início deste conteúdo, a saúde financeira de um negócio é especial para que ele se mantenha em atividade. Então, um dos principais impactos que a inadimplência pode causar no seu negócio é o comprometimento da saúde financeira.

Além disso, todas as empresas têm gastos fixos, como funcionários, estrutura, luz, água, aluguel, fornecedores, segurança, entre outros. Portanto, é preciso contar com um valor em caixa para “dar conta” de cumprir com essas obrigações.

Além disso, se a empresa quiser adquirir uma máquina nova de alto valor, por exemplo, pode optar por realizar o parcelamento deste investimento. E, para isso, é preciso ter uma previsão de renda que receberá nos próximos meses. Assim, saberá se pode arcar ou não com esse novo investimento.

equipe em frente ao computador debatendo sobre clientes inadimplentes

Como identificar um cliente inadimplente e seus tipos

Existem quatro principais tipos de clientes inadimplentes, que têm diferenças importantes entre si. Saber com qual tipo de inadimplente está lidando é essencial para abordá-lo da forma mais adequada e eficiente.

Devedor ocasional: esse perfil de cliente normalmente cumpre com suas obrigações financeiras, porém pode acabar atrasando algum pagamento ou priorizando outras contas por conta de um imprevisto. Fique tranquilo, ele costuma pagar logo e é possível que nem seja necessário realizar uma cobrança.

Devedor crônico: a palavra chave sobre esse tipo de cliente inadimplente é a desorganização. Nesse caso,  o cliente não se organiza e acaba esquecendo dos prazos. Porém, com uma cobrança ou lembrete simples costuma quitar a conta tranquilamente.

Devedor negligente: esse perfil é aquele típico cliente que compra sem saber se terá dinheiro para realizar o pagamento no prazo. Por conta da desorganização financeira, comumente acaba gastando mais do que pode e por isso, fica inadimplente. Neste caso, uma análise rigorosa de crédito e uma cobrança incisiva são essenciais.

Mau pagador: esse pode ser considerado o tipo mais difícil de cliente para se lidar. Isso porque não se importa com cobranças e contas em atraso. Neste caso, é preciso deixar claro as implicações legais da falta de pagamentos.

Analisar o histórico dos clientes e compreender sua situação atual é de suma importância para entender com qual tipo de cliente inadimplente você está lidando. Assim, saberá identificar a melhor forma de comunicação, se os pagamentos em aberto podem ser considerados um risco, ou se logo serão quitados.

 

Como reduzir o nível de inadimplência na empresa? 

Algumas atitudes e ações podem fazer grande diferença para reduzir a inadimplência. Confira nossas dicas a seguir.

 

Tenha um cadastro organizado, utilize lembretes

Em meio a essa rotina corrida que vivenciamos, podem acontecer falhas e alguns prazos importantes acabarem sendo esquecidos. Portanto, sugerimos ter um cadastro organizado para ter informações de forma fácil sobre a situação de cada cliente. Além disso, implementar lembretes, em sistemas ou agendas, para saber quando é o prazo de pagamento dos clientes. 

Assim, você pode adotar uma estratégia simples, como mandar um e-mail ou uma mensagem relembrando sobre o prazo de pagamento. Afinal, como mencionamos, na correria do dia a dia, algumas coisas podem acabar passando. E isso também pode acontecer com os seus clientes. 

 

Monitore frequentemente as informações sobre pagamento dos clientes

Esse monitoramento frequente é importante para que você, e a equipe financeira da sua empresa entendam a situação dos clientes. Por exemplo: é um cliente que realizou três compras e precisou ser cobrado em todas elas? Atenção a esse perfil, pois é uma situação que vem se repetindo. 

Ou estamos falando de um cliente de anos que, pela primeira vez, atrasou o pagamento em uma semana? Ter esse acompanhamento e histórico auxilia a entender com que tipo de cliente está lidando. Isso também é essencial para escolher as melhores estratégias e abordagens para a cobrança.

 

Implemente uma boa análise de crédito

Conhecer o histórico de seus clientes é essencial para evitar a inadimplência. Especialmente se tratando de vendas em grande quantidade, onde a falta de pagamento pode afetar, e muito, o seu negócio. Portanto, realize uma boa análise de crédito junto aos órgãos competentes para conhecer o histórico do cliente e poder vender com segurança.

 

Contratos objetivos e claros

Contratos são ferramentas essenciais para garantir a veracidade de informações e acordos. E podem ser ótimos aliados para diminuir a inadimplência, especialmente quando se trata de grandes vendas para outras empresas. Estabeleça contratos claros e objetivos com os clientes, para que fique definido e acordado quanto às condições de pagamento. 

Assim, em caso de necessidade de cobrança, você tem um instrumento para validar os acordos realizados e a informação não fica apenas em um e-mail ou ligação.

 

Como cobrar clientes inadimplentes

Essa talvez seja a parte mais complicada para muitas pessoas. Afinal, como realizar uma cobrança da forma correta? Existem alguns fatores importantes que devem ser levados em consideração nesse momento para que a cobrança tenha sucesso.

mulher falando ao telefone para realizar cobrança de inadimplência

Treine (e oriente) a sua equipe ou contrate um serviço de cobrança terceirizado

Para realizar cobranças de forma assertiva e eficiente, você tem duas opções: treinar e orientar a sua equipe comercial ou contratar uma empresa especializada no serviço. Avalie os prós e contras de cada opção para o seu negócio e entenda o que melhor se encaixa nas suas necessidades.

 

Atenção ao código de defesa do consumidor

Conhecer o código de defesa do consumidor é essencial para que você saiba quais os direitos da sua empresa, enquanto “cobradora” e também os direitos dos clientes. Assim, poderá agir dentro das possibilidades legais e evitará problemas.

 

Não tenha medo de cobrar… Mas saiba como abordar. 

Estamos falando de cobrar um valor que é seu por direito, afinal, você executou um serviço ou entregou um produto. Então, não precisa ter medo ou vergonha de fazer uma cobrança. No entanto, é importante saber como abordar o cliente neste momento. Seja sempre educado e prestativo, e tenha argumentos sólidos para a conversa, como o contrato, que mencionamos em um tópico acima.

 

Demonstre empatia pela situação do cliente

Muitas vezes o cliente pode estar inadimplente porque teve algum imprevisto ou gasto extra. Portanto, é muito importante entender com o cliente qual o motivo de sua inadimplência, ao invés de simplesmente realizar a cobrança. 

Além disso, a pandemia afetou a todos, trazendo dificuldades para muitos negócios. Portanto, tenha empatia e busque entender a situação do cliente para então realizar uma negociação.

 

Evite métodos de cobranças ultrapassados, entenda como abordar o cliente nos diferentes meios de comunicação

Existem diferentes formas de se abordar um cliente inadimplente. Entenda qual é a melhor forma para os seus clientes. Pode ser uma ligação, um e-mail, uma mensagem, ou mesmo algum outro meio de comunicação.

Aplique o que melhor se adequa à realidade dos seus clientes, sem apostar em técnicas ultrapassadas, que não trazem resultado. 

 

Avalie a suspensão dos serviços ao cobrar clientes inadimplentes

Se você trabalha com serviços, como a prestação de uma consultoria, ou faz entrega recorrentes de produtos, por exemplo, pode avaliar a possibilidade de suspender esses serviços durante o tempo em que o cliente permanecer inadimplente. 

 

Esteja disposto a negociar

Em alguns casos, você pode precisar abrir mão de parte do valor da dívida para que seja possível receber o valor devido. Portanto, esteja disposto a negociar e entender as possibilidades do seu cliente. Além disso, antes de fazer uma oferta, pergunte ao cliente em qual condição ele consegue quitar a dívida. Assim, você tem informação para definir, dentro das suas possibilidades, o que pode oferecer.

equipe de três pessoas debatendo sobre como negociar com cliente inadimplente

Ofereça opções atrativas para quitar a dívida

Oferecer condições diferenciadas de pagamento, como parcelamento estendido, ou mesmo algum desconto pode ajudar muito. Assim, você facilita o pagamento por parte do cliente.

 

Facilite as formas do pagamento

Boleto, cartão de crédito, pix, crediário. As formas de pagamento disponíveis são diversas. Entenda quais são as necessidades dos seus clientes e qual forma de pagamento se adequa melhor e então ofereça em sua empresa.

 

Como mencionamos logo no início do conteúdo, a inadimplência é uma realidade em muitas empresas, de diversos setores. Ou seja, empresas do setor têxtil também estão sujeitas a esse tipo de situação. Portanto, é preciso estar preparada para lidar com isso, saber identificar os clientes inadimplentes e saber realizar cobranças de forma assertiva.

Esperamos que esse material tenha ajudado na gestão do seu negócio. Para conferir mais conteúdos como esse, continue acompanhando nosso blog. Por aqui você também vai ver tendências e novidades do cenário têxtil, dicas de venda, atendimento e mais!


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