Escolher fornecedores que se tornem verdadeiros parceiros de negócio é fundamental para alcançar os objetivos de uma empresa. No entanto, não é uma tarefa simples e rápida. É necessário fazer muita pesquisa e muitas análises antes de concluir o processo.
Pensando nisso, resolvemos oferecer algumas dicas que vão ajudar a tornar sua seleção de fornecedores mais organizada. Quer saber quais são elas? Então, confira agora mesmo!
1. Busque referências de outros clientes
Antes de começar a escolher os fornecedores para sua empresa ou loja, procure saber quem já fez negócio com eles e, se possível, solicite uma recomendação. Ao conversar com outros administradores a respeito dos serviços e produtos oferecidos, é possível identificar questões que ajudam a avaliar se o fornecedor possui condições de atender com qualidade suas necessidades.
O ideal é optar por empresas que já possuem tradição e são reconhecidas no mercado. No caso de escolher negócios mais recentes, tenha maior cuidado na pesquisa sobre sua reputação.
2. Faça uma pesquisa na internet
Hoje em dia, é possível coletar muitas informações fazendo uma pesquisa rápida na internet. Você consegue descobrir se há reclamações contra o fornecedor e sobre o que elas tratam — como se há uma grande incidência de atrasos nas entregas, se o serviço de atendimento ao cliente é ineficiente ou se a qualidade dos produtos é diferente do que é apresentado, por exemplo.
Essa pesquisa pode ser uma extensão da conversa com os outros clientes citados como referência, ajudando a obter informações mais diversificadas. Além disso, também é possível verificar a situação da empresa com relação a débitos e registro nos órgãos necessários.
3. Observe como a empresa se comunica
A forma como o setor de atendimento ao cliente se relaciona com a sua empresa pode ser um grande indicativo de qualidade no relacionamento. Observe o tempo que o fornecedor demora em retornar uma cotação ou tirar algumas dúvidas, por exemplo.
Obviamente, dependendo da quantidade de empresas em sua carteira, não é possível atender de imediato, mas uma demora considerável pode mesmo representar falta de interesse. Se os problemas já começam antes mesmo de se tornar cliente, basta imaginar como será o empenho depois que o contrato for firmado.
4. Desconfie de preços muito atrativos
É claro que o valor cobrado pelos produtos é um dos fatores de decisão na hora de escolher fornecedores. Porém, é preciso tomar cuidado com preços muito abaixo da média praticada no mercado — em muitos casos, isso pode ser um sinal de que a qualidade é aquém do esperado e acaba levando àquela situação de “o barato sai caro”.
5. Faça reuniões antes de escolher os fornecedores certos
Se possível, conheça a empresa do seu fornecedor, procure entender os processos e aproveite essas reuniões para esclarecer todas as dúvidas com relação às condições do contrato. Esses encontros presenciais ajudam a estabelecer um clima de confiança e a estreitar ainda mais o relacionamento.
O cuidado ao escolher fornecedores para o seu negócio sempre deve existir. Porém, é necessário ir além e criar formas de avaliar o desempenho dos seus parceiros de negócio, analisando se o serviço prestado ainda preenche os requisitos mínimos de qualidade que sua empresa requer. Caso negativo, é preciso reiniciar o processo de negociação, buscando outros fornecedores que possam te atender da melhor forma possível.
Gostou do post e quer mais dicas para o seu negócio? Leia aqui as 5 palavras de ouro para fazer o seu negócio dar certo!
Deixe um comentário