no lado direito da imagem temos a foto de uma mulher de lingerie e no lado esquerdo, o texto: tipos de elásticos e suas funcionalidades na lingerie

Os tipos de elásticos e suas funcionalidades na lingerie

21 setembro, 2021


12 min (tempo estimado de leitura)

Diferentes tipos de elásticos podem ser usados na confecção de lingeries e cada um tem uma função específica. Conheça todos eles!

É mais que importante ter cuidado para planejar e confeccionar as coleções de moda íntima. Essas peças são essenciais no guarda-roupa masculino e feminino e precisam ser confortáveis e bonitas, pois tem um papel fundamental para garantir a autoestima. 

Quando uma mulher vai comprar uma lingerie, ela quer encontrar peças bonitas, com um bom caimento e que não marquem as roupas. E mais: é preciso aliar muita qualidade a todos esses fatores. Ou seja, de nada adianta a peça ser maravilhosa e não durar à primeira lavagem.

Além do design, do acabamento e dos detalhes das lingeries, outro fator determinante para produzir uma peça de qualidade é o tipo de elástico utilizado na confecção. Existem vários tipos de elásticos e, para escolher o ideal para cada peça, é importante conhecer as funcionalidades de cada um.

Por isso, neste conteúdo você vai entender quais são os tipos de elásticos para lingerie e suas funcionalidades. Assim, vai ficar mais fácil apostar nos materiais certos e criar peças encantadoras.

 

Alças

Os elásticos para alças garantem a sustentação do busto e, em alguns sutiãs, também ficam à mostra. É fundamental que as alças sejam de qualidade, que sejam confortáveis e, além de tudo, que sejam bonitas.

As alças podem ser lisas ou com texturas e detalhes. Também podem ser brilhosas, como a Cactus, ou opacas, como a Genciana, dependendo da composição que se pretende criar no sutiã. A largura do elástico vai variar de acordo com as características de cada peça. Vamos explicar mais sobre isso nos parágrafos abaixo.

As alças mais estreitas são ideais para usar em pijamas ou em camisolas, pois ficarão fininhas e manterão a delicadeza da roupa. A alça Clívia 6 é perfeita para essas aplicações.

Já para sutiãs que precisam de uma maior sustentação, opte pelas alças de largura 18 mm, como a Vivaz 18 ou Cactus 18. Esses elásticos mais largos trarão mais segurança e conforto em casos de manequins maiores.

Além disso, estruturas especiais compostas de Poliamida e Elastano, com alongamento específico são ideais para criar tiras. Um exemplo é o Rolotê 4, um elástico diferenciado que pode formar diversas composições. Os modelos de sutiã strappy bras possuem tiras transpassadas no busto ou nas costas e são criados com a intenção das tiras ficarem à mostra.

mulher de lingerie e alguns círculos indicando as alças Cactus e Vivas

Tipos de elásticos: Bicos

Os bicos são os elásticos responsáveis por formar os detalhes e decorar as peças. São normalmente costurados nas extremidades das calcinhas, sutiãs e outras peças íntimas para embelezar e diferenciar. Afinal, um acabamento bem feito em uma peça faz toda a diferença, não é mesmo?

O elástico de bico é um aviamento de acabamento diferente dos debruns, por exemplo. Eles são aplicados nas extremidades do tecido e possuem bordas diferentes, que podem ser franzidos, babados ou detalhes em Crochet.

Deve-se prestar atenção para que o bico combine com os demais detalhes da lingerie, já que os modelos vão desde os mais simples até os mais elaborados. Quando a peça remete ao minimalismo e à simplicidade, os bicos com detalhes arredondados, vazados ou pontiagudos, como o Beija-Flor 10, são indicados. Para criar um destaque mais chamativo, os que têm efeitos de Crochet como o Maracajá 12 ou detalhes bicolores, como o Siberiano 12, são ideias.

Você pode utilizar os bicos ao redor do bojo do sutiã ou para dar acabamento em uma cinta liga, por exemplo. Lembre-se que a funcionalidade dele não é dar sustentação para a lingerie, mas sim decorar a peça!

três círculos com os bicos Siberiano, Beija-flor e Maracaja, um dos tipos de elásticos comercializados pela Zanotti

 

Rendas Elásticas

Existem dois tipos de rendas: as estreitas e as largas. Mesmo com a diferença de largura, as duas podem ser utilizadas na confecção de lingeries. Confira abaixo as diferenças e as aplicações de cada uma.

Rendas Estreitas

As rendas estreitas, assim como os bicos, têm função decorativa. Elas podem ser utilizadas em coleções além da moda íntima, como blusas, vestidos e outras peças do vestuário.

O legal das rendas estreitas é que elas podem ser aplicadas como detalhes na peça, como decoração nas alças ou na cintura. A diversidade dos modelos permite a criação dos mais diversos modelos de lingeries ou roupas.

Para um toque mais delicado, a renda Aventurina 20 é indispensável. Além de calcinhas e sutiãs, ela também pode ser aplicada em pijamas e peças de moda íntima infantil. Agora, para dar um ar mais natural e seguir a tendência dos botânicos, as rendas com florais, como a Zircônia 58, são perfeitas!

mulher sentada em um cenário, utilizando lingerie confeccionada com a renda estreita Aventurina 20, um dos tipos de elásticos comercializados pela Zanotti

Rendas Largas

As rendas largas, como o próprio nome diz, são maiores. Elas são ideais para aplicar em calcinhas do tipo caleçon, em bodies e sutiãs do tipo bralette ou cropped.

Os desenhos das rendas largas permitem que ela seja versátil, ou seja, pode ser usada em diversas aplicações.  Modelos florais remetem ao estilo romântico, enquanto formas geométricas ou abstratas dão modernidade à peça.

A Gabriela 18 é a queridinha entre as rendas largas da Zanotti. Resistente e confortável, seus detalhes florais podem agradar diferentes estilos. Com formas étnicas, a Francine 18 também combina com diversas peças, trazendo modernidade às criações.

foto de um casal posando para um catálogo, com a indicação da renda larga Gabriela 18, usada na peça da mulher. As rendas largas são um dos tipos de elásticos comercializados pela Zanotti

Debruns

Os elásticos debrum, também conhecidos como viés ou elástico sanduíche, têm a função de dar acabamento às extremidades dos tecidos. São pensados para proporcionar conforto às lingeries, pois não agridem a pele nos locais de contato. 

Os debruns podem ser completamente lisos ou possuir algum detalhe, assumindo a função de um bico. Este é o caso Cerejeira 15, que possui um relevo decorado que dá um toque especial para a lingerie.

É importante tomar cuidado na hora de aplicar um debrum, pois cada estrutura tem uma finalidade. Existem modelos mais adequados para utilização em Cotton, como o Cougar 14, e outros mais indicados para tecidos finos, que não marcam no corpo, como o Malva 16

O Flamboyant 16 é um debrum desenvolvido pela Zanotti e muito amado pelos clientes. Criado para não grudar bolinhas na hora da lavação da peça, ele é super fácil de ser aplicado e garante o ótimo acabamento da roupa.

Portanto, na hora de adquirir o produto, leve em consideração qual será o seu uso. Afinal, um debrum errado pode pesar na peça e marcar na roupa.

três círculos com os debruns Malva, Cerejeira e Flamboyant, tipos de elásticos produzidos pela Zanotti

Tipos de elásticos: Vieses

Os vieses são utilizados na região do aro dos sutiãs, barbatanas e cintas-ligas. Eles são responsáveis por encobrir o “ferrinho” e deixar a peça mais confortável.

Existem modelos específicos para o acabamento interno do bojo e outros para o acabamento externo, este último com finalidade estética. O viés é um aviamento mais rígido, sendo que em alguns casos o elastano é usado apenas para criar a “curvatura” ideal para o bojo.

O Taquara 10 é um viés com curvatura para passagem do aro de sutiãs com bojo. Garante um ótimo revestimento, evitando que o aro machuque a região, pois não perfura a fita. O viés reto é utilizado para passar barbatana em espartilho ou fazer laterais de sutiãs. Para este uso, recomendamos o Gravatá 13.

imagem de uma mulher usando uma lingerie que usa o viés taquara 10 em sua confecção

Bases

Os elásticos de base são o coração e a alma de um sutiã. Pois são responsáveis por garantir a sustentação das peças. São eles que irão segurar o sutiã no local exato durante todo o dia e de forma confortável, sem que o corpo fique marcado ou tensionado após o uso. 

Outra característica desse tipo de elástico é que o lado que fica em contato com a pele é feito de um material mais macio. Assim, se torna confortável e não incomoda a pele.

Um elástico de base inadequado faz com que o sutiã “suba” ao mover os braços. Ou machuque, deixando a pele “marcada” ao final do dia. Portanto é essencial contar com materiais de qualidade, para a confecção das suas peças.

Para sutiãs sem bojo, que precisam de uma base mais firme, sugerimos o Ágave 11. Esse artigo tem um excelente alongamento, o que garante um acabamento perfeito e dá conforto para a peça. Para base de sutiã juvenil, o Frésia 10 sem bico pode ser utilizado.

imagem com dois círculos, com os elásticos de base Ágave e Frésia

Cintura

Os elásticos de cintura podem ser lisos ou decorados com algum desenho, como os domínios públicos da Zanotti, ou com a marca da sua empresa, como os nossos elásticos personalizados. São usados no cós de cuecas, calcinhas e bases de sutiãs, como uma alternativa super confortável.

Esse tipo de elástico é muito comum em peças infantis. Mas a forte tendência esportiva também o emplacou em peças adultas, como em tops de academia, shorts e outras peças fitness.

O Mônaco 20 é indicado para a aplicação em base de bralettes, na cintura de calcinhas ou sutiãs esportivos. Devido a sua largura e estrutura, ele é perfeito para a fabricação da alça e da base de tops de academia, pois proporciona o conforto e a sustentação necessários para a prática de esportes.

Com boa elasticidade e conforto, o Borneo 25 dá um ar mais delicado para a peça. Os detalhes decorativos podem deixar a calcinha ainda mais bonita.

imagem de casal de lingerie posando para catálogo. Na cueca do homem, tem a indicação do elástico IMM sem logo. Na peça da mulher, a indicação do Mônaco 20, tipos de elásticos comercializados pela Zanotti

Elásticos diferenciados

Existem ainda outros tipos de elásticos diferenciados com funções específicas, utilizados para estruturar peças de renda, fazer acabamentos no centro das peças e até criar um efeito modelador.

Aplicadas em calças jeans ou calcinhas modeladoras, a Modeladora Galena tem alta compressão para esconder aquela gordurinha indesejada. Ela também é utilizada para o tratamento pós-cirúrgico.

O Alfazema 7 é um diferenciado coringa sugerido para detalhes e serve como reforço de rendas e costura em peças mais delicadas.

Ou seja, existem muitas opções e vários tipos de elásticos diferentes. Saber a funcionalidade de cada um deles é essencial para produzir peças bonitas e de qualidade. 

imagem de calcinha confeccionada com  a modeladora Galena, um dos tipos de elásticos diferenciados comercializados pela Zanotti

Lembre-se: os detalhes fazem toda a diferença e mostram o cuidado e o carinho com que cada peça foi produzida.

A Zanotti é referência nesse assunto. Nossos produtos são conhecidos pela grande diversidade e alta qualidade. Você não vai errar ao investir neles. 

O que você achou do nosso post? Já utiliza esses tipos de elásticos nas suas lingeries? Deixe seu comentário e continue acompanhando o nosso blog para conhecer ainda mais sobre o mundo da confecção.

Quer saber mais sobre os nossos tipos de elásticos? Acesse ao nosso catálogo de produtos e entre em contato com um de nossos representantes!

banner do catálogo de 2021 da Zanotti

 


Deixe um comentário