A Zanotti oferece uma linha completa de cores de fio de poliamida

5 benefícios de aplicar o Fio de Poliamida na costura de suas peças

12 agosto, 2022


8 min (tempo estimado de leitura)

O mundo da moda busca cada vez mais qualidade nas produções. O Fio de Poliamida tem vários benefícios e agrega qualidade às peças. Continue a leitura!

A costura de peças utilizando o Fio de Poliamida garante mais durabilidade ao produto acabado. Entre as principais qualidades desse fio, destaca-se a boa resistência à ação de ácidos orgânicos como o fórmico e o acético, o que agrega qualidade às roupas que possuem Poliamida.

Além disso, esse fio tem excelente resistência aos solventes orgânicos e aos detergentes em geral – também ao próprio sabão! Por isso, a Poliamida é um produto bastante utilizado nas produções, por sua durabilidade e resistência aos diferentes tipos de lavagem.

Quer conhecer quais são os 5 benefícios para aplicar o Fio de Poliamida na costura das suas peças? Continue a leitura! 

O que é o Fio de Poliamida?

A poliamida é uma fibra sintética e derivada do petróleo. A matéria-prima que produz a poliamida garante que ela tenha alta resistência.  Esta estrutura oferece excelentes propriedades mecânicas, físicas e químicas quando comparada a outras fibras.

A poliamida é bastante versátil na sua utilização e pode ser aplicada tanto em produções industriais quanto no vestuário. Esse produto garante um toque mais macio à sua aplicação, tem boa capacidade de absorção, maciez, estabilidade térmica e regularidade.

O uso do Fio de Poliamida é bastante indicado pela sua durabilidade e versatilidade. Desta forma se encaixa na produção de várias peças de coleções diversas, sendo indicado principalmente para costura de tecidos e produtos que exigem elasticidade.

Conhecido também como fio de helanca, este produto é bastante aplicado na produção de coleções e segmentos de roupas que necessitam de maior movimento e conforto. Por isso, pode ser aplicado em todo segmento de moda íntima, esportiva, praia e infantil. Também é utilizada para costura de meias, uniformes e na linha cama, mesa e banho.

o fio de poliamida é aplicado em roupas que exigem movimento e elasticidade

Como é aplicado e para que serve o Fio de Poliamida?

O Fio de Poliamida é aplicado para costura de tecidos elásticos, envolvendo moda íntima, praia e fitness, por exemplo. Quando aplicado, proporciona melhor acabamento na costura das peças.

A poliamida faz um excelente trabalho ao absorver o suor e isso facilita muito na prática de atividades físicas. Tem um toque gelado e macio, muito confortável, e traz uma sensação de frescor durante o uso. 

Além dessas qualidades, também é muito leve e por isso tem uma secagem bem rápida, transportando o suor para fora do corpo com mais facilidade.

Entre as fibras sintéticas, a Poliamida é a que tem menor taxa de absorção de areia. Por isso, tanto o tecido quanto o fio são bastante utilizados na fabricação de biquínis e sungas, sendo a melhor indicação para o uso na praia.

Além de coleções de praia e da moda fitness, o Fio de Poliamida é aplicado na produção de calcinhas, sutiãs, cuecas e toda moda infantil.  Ainda pode ser aplicado em meias, blusas, bermudas, moletom, uniformes, vestidos, cama, mesa e banho. Sempre que as peças exigirem maior elasticidade e movimento, a aplicação do fio de poliamida é a melhor opção.

modelo usando roupas fitness fabricada com aplicação de fio de poliamida

5 vantagens de usar o Fio de Poliamida nas suas produções

A Poliamida é muito mais do que um tecido usado na produção de peças para ir à academia ou realizar atividades físicas, como leggings, shorts e camisetas.

Pela sua alta qualidade, o Fio de Poliamida assegura conforto, beleza e leveza às roupas, deixando mais fácil a prática de exercícios ou os movimentos simples do dia a dia. Leia abaixo as 5 principais vantagens de costurar com Fio de Poliamida:

Durabilidade nas peças

Por oferecer maior elasticidade, o Fio de Poliamida acompanha os movimentos do tecido e tem uma maior resistência mecânica, capaz de absorver pouca umidade. O toque de Poliamida é leve e macio e possui toque é similar ao do algodão.

Ainda, esse material é altamente resistente ao ataque de fungo e às traças. Com isso, as peças que são costuradas com o fio de poliamida possuem qualidade e durabilidade e ficam com resultado superior do que quando utilizado outros fios para costura. 

O fio acompanha a elasticidade do tecido

Apesar de ser sintética, a Poliamida é um tipo de tecido que lembra muito as características das fibras naturais. Ela tem um toque sedoso e macio, parecido com as roupas feitas de algodão. Quando utilizado este fio para costura dos tecidos, acompanha o movimento da peça, moldando-se melhor ao corpo. 

Uma das principais características do Fio de Poliamida é sua boa elasticidade. Isso é essencial para acompanhar o movimento dos tecidos que são mais elásticos, como o próprio tecido de Poliamida ou a liganete.

Justamente por conta da elasticidade do fio que é indicado para costura de peças da moda esportiva. Os tecidos para roupas de moda fitness precisam ter “stretch”, pois os movimentos realizados pelo corpo na prática de exercícios são mais bruscos do que os do dia a dia.

Homem jovem na academia usando roupas feitas com aplicação de fio de poliamida

O Fio de Poliamida pode ser aplicado em vários segmentos

Conforme já citamos acima, o Fio de Poliamida é muito versátil pela elasticidade, conforto e segurança que oferece à peça. Por isso, se adapta muito bem em várias roupas e em uma diversidade de coleções

Mas as principais indicações são para a confecção da moda íntima no geral, tanto masculina, quanto feminina e infantil. Isso porque as calcinhas, cuecas e sutiãs ficam mais confortáveis.

Outra dica é a costura das peças de moda praia, pois este fio não absorve a areia e tem uma eficiência para secagem e evaporação da água de forma mais rápida. O Fio de Poliamida também pode servir para a costura de lençóis, aumentando a durabilidade das roupas de cama.

Toque macio

Além de todas as qualidades do Fio de Poliamida, uma característica marcante é a maciez do material quando toca a pele. O que garante que as costuras feitas com o fio não causem incômodo, por exemplo. 

Os produtos da Zanotti possuem o selo Oeko-Tex, que garante que os nossos artigos não causam danos à saúde. Ou seja, além do toque macio com aplicação da poliamida, garantindo mais conforto, a costura das peças com o fio da Zanotti não é prejudicial à saúde.

Mulher jovem na academia usando roupas costuradas com fio de poliamida

Não absorve tanta umidade

Uma das vantagens do Fio de Poliamida é que sua fibra não absorve tanta umidade. Quando costurada com um tecido de qualidade, leves e frescos, possibilita a transpiração do corpo, mas não retém o líquido.

Este ponto também é importante para guardar o fio. O ideal para armazenar os cones é dentro do plástico, o que ajuda mais ainda na não absorção da umidade e aumenta a durabilidade do produto.

Conheça o Fio de Poliamida da Zanotti

Entre o mix de produtos da Zanotti, estão os Fios de Poliamida. Também conhecido como fio de helanca, este artigo está disponível em uma diversidade de cores, dos mais claros e neutros até os tons vibrantes.

O Fio de Poliamida pode ser adquirido em cones de 300 gramas. Este tipo de embalagem mantém a lubrificação do fio por mais tempo, garantindo sua qualidade e durabilidade. Para compras com representantes, são mais de 50 cores disponíveis. Já na nossa loja online, são 10 cores disponíveis na nossa loja online! 

Entre em contato com nossos representantes para fazer seu pedido, ou conheça as opções disponíveis em nossa loja online!

Banner da Loja online da Zanotti


Deixe um comentário