Variedade de elásticos embutidos da Zanotti

Elásticos embutidos Zanotti: onde aplicar e níveis de tensão

22 junho, 2022


13 min (tempo estimado de leitura)

Os elásticos embutidos da Zanotti possuem uma grande variedade de aplicações. Entre a função desses artigos, está a garantia da sustentação de uma peça, pois muitas vezes eles ficam escondidos e seguram a roupa no local ideal durante todo seu uso.

Os elásticos embutidos podem ser aplicados em moda íntima, roupas esportivas, artigos para cama, mesa e banho e em produtos hospitalares. Ou seja: podem ser utilizados de diversos modos e formas.

Neste conteúdo, trouxemos informações sobre os principais elásticos da linha de embutir comercializados pela Zanotti. Você vai conhecer mais sobre cada um deles, seus níveis de tensão e aplicações. Continue a leitura.  

O que são elásticos embutidos?

Os elásticos embutidos são fáceis de identificar: são os elásticos tradicionais, geralmente nas cores branco e preto, e não possuem detalhes.  Na maioria das vezes, são aplicados por dentro da peça e revestidos por um tecido, não ficando visíveis.

Os embutidos possuem diferentes níveis de tensão e são responsáveis por garantir a aderência das peças no corpo e nos objetos. Muito versátil, sua aplicação vai de cós (cinturas), até capas de cadeiras e sofás. 

Onde e como são aplicados os elásticos embutidos

Cada elástico da linha de embutidos possui recomendações de aplicação de acordo com seu nível de tensão. Mas, de forma geral, os elásticos para embutir são indicados para uso em roupas, lençóis, capas de sofás, capas automotivas, máscaras, capacetes, entre outros. 

Nosso mix de produtos também conta com elásticos embutidos ideais para a aplicação em fardamentos militares, uniformes em geral, equipamentos de segurança. Ainda pode ser usado em calçados, cintas, saias, cintura de vestidos, moletons, legging, além da linha de lingeries.

Por normalmente ficar dentro do tecido, o elástico embutido tem uma forma particular de aplicação. O primeiro passo é medir quanto de fita vai ser usada para a confecção da peça e costurar as pontas juntas, sobrepostas em costura reta. 

Em seguida, deve ser colocado o elástico por dentro da peça, ou seja, do lado avesso, e fixar o elástico no tecido da roupa. Depois de fixo, é preciso dobrar a peça na mesma largura que o elástico, para que fique totalmente invisível. Além de passar a máquina de costura para que a fita elástica e o tecido fiquem juntas, sem sobrar ou faltar.

Para fixar bem e não correr o risco do elástico se dobrar dentro do tecido, é importante fazer mais duas costuras, uma na parte inferior da dobra e a outra na superior. 

Aplicação de fita elástica tipo embutido em calcinhas

O elástico embutido aplicado em calcinhas é fixado de forma um pouco diferente, por se tratar de uma peça menor e mais delicada.

Uma das formas de aplicação em calcinhas diz respeito a utilização da fita elástica embutida em cinturas e pernas. Para esta operação o mais recomendado é o uso de máquina overlock, com tensor preparado para uso em fitas elásticas. Este tipo de máquina pode ser automática (eletrônica) ou mecânica.

Quaisquer que sejam as máquinas, o método mais utilizado é aplicação da fita elástica de modo contínuo. Após a costura da fita elástica na máquina overlock, a mesma pode ser rebatida em máquinas de zig zag um pontinho, classe 300, tipo 304, ou dois pontinhos, tipo 308, usando agulha espessura 75 ou 80.

Também pode ser rebatida com outras máquinas, com ponto classe 400, tipo 406 e 407, com a concentração de 4 a 5 pontos por centímetro com o uso de agulha ponta bola fina FFG equivalente, com espessura de 75 ou 80.

Os fechamentos laterais podem ser feitos através de máquina overlock com aparelho de arremate para embutir a correntinha. É possível também utilizar máquinas de multiagulhas com o ponto classe 600, tipo 607, com refilador superior.

Indica-se uma concentração de 4 a 5 pontos por centímetro com agulha ponta bola fina FFG ou equivalente, espessura 75 ou 80, dependendo do material a ser costurado.

A linha, quanto mais fina melhor. Normalmente utiliza-se título 140 nas agulhas e fio texturizado na lançadeira (looper). Caso seja usado o fechamento lateral com a máquina de multiagulha com o ponto classe 600, recomenda-se dobrar a correntinha excedente da costura de fechamento sobre a fita elástica e aplicar um travetti, ponto classe 300, tipo 304.

Elásticos embutidos da Zanotti, seus níveis de tensão e aplicações

O nosso mix de produtos inclui os mais variados elásticos para embutir, das mais variadas larguras e forças e características específicas. Nesse conteúdo, trouxemos mais detalhes sobre sete dos nossos principais produtos da linha: os elásticos Savana, Jaraguá, Moleton, Gênova, Malta, Aurata e Guepardo.

Sequeência de elásticos embutidos da Zanotti para mostrar o nível de tensão

Savana

O elástico Savana é o mais leve da nossa linha de embutidos e é ideal para aplicações que não necessitam de alto nível de tensão. Pode ser utilizado em diversas peças, desde pijamas de liganete até máscaras hospitalares. Extremamente versátil, ele pode ser utilizado na moda sleepwear, em cama, mesa e banho.

Elásticos embutidos Savana da Zanotti

O elástico embutido Savana também foi um grande aliado durante a pandemia do Coronavírus. Pois em função de seu conforto e segurança, foi muito utilizado na confecção de máscaras de proteção facial.

Sua composição é de Poliéster e Elastodieno, a largura varia de 05 mm a 50 mm e está disponível na cor branca.  

Jaraguá

O elástico Jaraguá é um dos mais tradicionais da nossa linha de embutidos. Tem nível de tensão médio e está disponível em larguras de 3 mm a 80 mm. Por isso, tem uma grande variedade de aplicações, desde moda íntima adulta e infantil até roupas para pet.

Elásticos embutidos Jaraguá da Zanotti

Composto por Poliéster com Elastodieno, possui excelente equilíbrio entre força e alongamento. Além da cor branca, algumas larguras do Jaraguá também estão disponíveis no preto.  

Moleton

O elástico Moleton tem nível de tensão médio e possibilita várias aplicações. Ele está disponível em larguras de 15 mm a 50 mm e é composto de Poliéster e Elastodieno.

Elásticos embutidos moletom da Zanotti

O elástico  embutido Moleton é ideal para aplicação em uniformes escolares e hospitalares, calças de moletom e moda fitness. Este elástico da linha de embutidos proporciona ótimo ajuste das peças ao corpo.  Ele é perfeito para dar resistência e sustentação às peças na medida certa, já que atende a diversos tipos de tecido.

Em especial nas roupas hospitalares, o elástico Moleton é aplicado nas cinturas das peças. Já para as roupas e uniformes individuais de proteção, os elásticos podem ser utilizados em diversos locais para proporcionar um melhor ajuste da peça ao corpo.

Gênova 

O elástico Gênova está disponível em larguras de 25 mm, 30 mm, 35 mm e 40 m. É composto por Poliéster e Elastodieno e é o produto perfeito para aplicação em uniformes de atividades que exigem trabalho operacional. Também é indicado para tecidos mais pesados, como jeans e brim

Elásticos embutidos Gênova da Zanotti

Além disso, pode ser utilizado na confecção de tops esportivos masculinos. Assim garante a firmeza e sustentação necessária, sem prejudicar o conforto durante a prática de atividade físicas. 

Malta

O Malta é um elástico da linha de embutir com compressão extraforte composto de Poliéster com Elastodieno. Está disponível em larguras de 30 mm a 100 mm, nas cores branca e preta. 

Elástico embutidos Savana da Zanotti

O elástico Malta é o mais forte e resistente da linha dos embutidos da Zanotti. Garante sustentação para diversas aplicações e, por isso, é indicado para linha de uniformes e fardamentos, além de possuir aplicações no ramo automotivo e industrial.

Pode ser aplicado em acessórios e na costura dos bancos dos veículos. Ainda, é utilizado em vários setores da indústria que tem necessidade de maciez para aplicação e firmeza na utilização.

Outra de suas aplicações é em acessórios hospitalares e calçados de proteção usados em fábricas, pois proporciona a durabilidade e o alongamento necessários.

Guepardo

O elástico Guepardo é fabricado com tecnologia tear crochet, usando um cadarço que está introduzido na fita. Pode ficar centralizado ou descentralizado.

Este cadarço é aplicado na proporção de 1,5 metros de cadarço para cada 1,0 metro de fita elástica. Assim, há no mínimo 50% a mais de cadarço em relação ao elástico, o que agrega maior funcionalidade e qualidade.

Este tipo de elástico é usado para cinturas de bermudas e artigos esportivos, além de outros materiais específicos. O cadarço contido na fita elástica Guepardo é usado para ajustar a cintura.

Normalmente este cadarço é puxado através de um orifício feito em máquinas de caseado ou através de aplicação de ilhós metálico. Sendo que este processo deverá ser feito antes da aplicação da fita elástica na peça.

Para embutir o elástico Guepardo na cintura das peças existem várias maneiras. Pode ser feito através de aparelhos específicos adaptados e que funcionam de modo contínuo em máquinas de multiagulhas de base plana, usando o ponto classe 400, tipo 40.

Para cada largura da fita elástica Guepardo existe um aparelho que deve ser previamente regulado para se obter a melhor qualidade. Neste caso, as emendas são feitas após o embutimento da fita elástica juntamente com o fechamento da peça. Tem a opção de ser na parte da frente ou na lateral da peça.

Aurata

Desenvolvido com a finalidade de prolongar a durabilidade das peças, o elástico embutido Aurata é mais uma solução criada pela Zanotti para facilitar o dia a dia dos clientes e consumidores.

Elásticos embutidos Aurata da Zanotti

Disponível na largura 15 mm e 20 mm, com este produto é possível ajustar a regulagem da cintura de calças, bermudas e saias. Assim irá garantir firmeza da cintura e a utilização das peças por mais tempo.

Comumente aplicado em roupas infantis e roupas para gestantes de materiais com pouca elasticidade, como a sarja e o jeans. O elástico Aurata possui orifícios ao longo de toda a sua extensão. Desta forma são fixados nos botões da peça, permitindo o ajuste. Porém, algumas instruções são fundamentais para a funcionalidade deste artigo, as quais estão disponíveis a seguir.

1º Passo: O elástico Aurata é passado por dentro do cós da peça, por isso é preciso deixar uma abertura com caseado em cada ponta do cós interno. Com a peça já pronta, aplicar um botão em cada lado na parte interna do cós, em frente ao caseado, para permitir o ajuste do elástico.

2º Passo: Passar o elástico Aurata pelas aberturas por dentro do cós, deixando cerca de 4cm de elástico em cada lado. Observação: Em cada extremidade do elástico é preciso dobrar as pontas e costurar, para fazer o acabamento e evitar que o elástico desfie.

3º passo: Após passar o elástico Aurata por dentro do cós, prender cada ponta do elástico nos botões internos, ajustando de acordo com a necessidade da cintura da criança.

 

Você conheceu um pouco mais sobre os principais elásticos de embutir comercializados pela Zanotti. Agora é hora de aplicar esses produtos em suas coleções!

Quer saber mais sobre outros produtos? Acesse nosso catálogo clicando no banner abaixo.banner catálogo 2022 da Zanotti


Deixe um comentário