
Elásticos embutidos: onde aplicar e níveis de tensão
11 min (tempo estimado de leitura)
Por dentro de diversas peças de roupas, existem elásticos responsáveis por sustentar, ajustar e até franzir o tecido. Esses são chamados de elásticos embutidos, que mesmo ficando “escondidos”, fazem uma grande diferença nas confecções! Na Zanotti, possuímos uma grande variedade de embutidos, para as mais variadas aplicações e necessidades.
Pensando nisso, a matéria de blog de hoje vai explorar esse tipo de elástico, seus diferentes níveis de tensão e possibilidades de aplicação. Então, continue lendo para saber tudo sobre esse artigo e como utilizá-lo corretamente. Vamos lá!
O que são elásticos embutidos?
Os elásticos embutidos são fáceis de identificar: são os elásticos tradicionais, geralmente nas cores branco/cru e preto, e não possuem detalhes. Na maioria das vezes, são aplicados por dentro da peça e revestidos por um tecido, não ficando visíveis.
Além disso, os embutidos possuem diferentes níveis de tensão e são responsáveis por garantir a aderência das peças no corpo e nos objetos. Muito versátil, sua aplicação vai de moda íntima e esportiva até artigos para cama, mesa e banho e produtos hospitalares. Ou seja: podem ser utilizados de diversos modos e formas.
Onde e como são aplicados os elásticos embutidos
É importante saber que cada elástico da linha de embutidos possui recomendações de aplicação de acordo com seu nível de tensão. Mas, de forma geral, os elásticos para embutir são indicados para uso em roupas, lençóis, capas de sofás, capas automotivas, máscaras, capacetes, entre outros.
Além disso, nosso mix de produtos também conta com elásticos embutidos ideais para a aplicação em fardamentos militares, uniformes em geral, equipamentos de segurança. Ainda pode ser usado em calçados, cintas, saias, cintura de vestidos, moletons, legging, além da linha de lingeries.
Por normalmente ficar dentro do tecido, o elástico embutido tem uma forma particular de aplicação. Portanto, o primeiro passo é medir quanto de fita vai ser usada para a confecção da peça e costurar as pontas juntas, sobrepostas em costura reta.
Em seguida, deve ser colocado o elástico por dentro da peça, ou seja, do lado avesso, e fixar o elástico no tecido da roupa. Depois de fixo, é preciso dobrar a peça na mesma largura que o elástico, para que fique totalmente invisível. Além de passar a máquina de costura para que a fita elástica e o tecido fiquem juntas, sem sobrar ou faltar.
Por fim, para fixar bem e não correr o risco do elástico se dobrar dentro do tecido, é importante fazer mais duas costuras, uma na parte inferior da dobra e a outra na superior.
Aplicação de fita elástica tipo embutido em calcinhas
O elástico embutido aplicado em calcinhas é fixado de forma um pouco diferente, por se tratar de uma peça menor e mais delicada.
Uma das formas de aplicação em calcinhas diz respeito a utilização da fita elástica embutida em cinturas e pernas. Para esta operação o mais recomendado é o uso de máquina overlock, com tensor preparado para uso em fitas elásticas. E este tipo de máquina pode ser automática (eletrônica) ou mecânica.
Quaisquer que sejam as máquinas, o método mais utilizado é aplicação da fita elástica de modo contínuo. Após a costura da fita elástica na máquina overlock, a mesma pode ser rebatida em máquinas de zig zag um pontinho, classe 300, tipo 304, ou dois pontinhos, tipo 308, usando agulha espessura 75 ou 80.
Também pode ser rebatida com outras máquinas, com ponto classe 400, tipo 406 e 407, com a concentração de 4 a 5 pontos por centímetro com o uso de agulha ponta bola fina FFG equivalente, com espessura de 75 ou 80.
Os fechamentos laterais podem ser feitos através de máquina overlock com aparelho de arremate para embutir a correntinha. Da mesma forma, é possível utilizar máquinas de multiagulhas com o ponto classe 600, tipo 607, com refilador superior.
Nesse contexto, indica-se uma concentração de 4 a 5 pontos por centímetro com agulha ponta bola fina FFG ou equivalente, espessura 75 ou 80, dependendo do material a ser costurado.
Por fim, a linha, quanto mais fina melhor. Normalmente utiliza-se título 140 nas agulhas e fio texturizado na lançadeira (looper). Caso seja usado o fechamento lateral com a máquina de multiagulha com o ponto classe 600, recomenda-se dobrar a correntinha excedente da costura de fechamento sobre a fita elástica e aplicar um travetti, ponto classe 300, tipo 304.
Elásticos embutidos da Zanotti, seus níveis de tensão e aplicações
O nosso mix de produtos inclui diversos modelos de elásticos para embutir, das mais variadas larguras, forças e características específicas. Nesse conteúdo, trouxemos mais detalhes sobre sete dos nossos principais produtos da linha: os elásticos Savana, Jaraguá, Moleton, Gênova, Malta, Aurata e Guepardo.
Savana
O elástico Savana é o mais leve da nossa linha de embutidos e serve para aplicações que não necessitam de alto nível de tensão. Diversas peças utilizam ele, desde pijamas de liganete até máscaras hospitalares. Dessa forma, ele é extremamente versátil para a moda sleepwear, em cama, mesa e banho.
O elástico embutido Savana também ajudou durante a pandemia do Coronavírus. Pois em função de seu conforto e segurança, participou da confecção de máscaras de proteção facial.
Além disso, sua composição conta com Poliéster e Elastodieno, a largura varia de 05 mm a 50 mm e tem disponibilidade na cor Cru.
Jaraguá
O elástico Jaraguá é um dos mais tradicionais da nossa linha de embutidos. Tem nível de tensão médio e larguras de 3 mm a 100 mm. Por isso, tem uma grande variedade de aplicações, desde moda íntima adulta e infantil até roupas para pet.
Assim, com composição de Poliéster com Elastodieno, ele possui excelente equilíbrio entre força e alongamento. Além da cor Cru, algumas larguras do Jaraguá também possuem opções na cor Preto.
Moleton
O elástico embutido Moleton tem nível de tensão médio e possibilita várias aplicações. Ele está disponível em larguras de 15 mm a 50 mm e tem em sua composição Poliéster e Elastodieno.
Assim, o Moleton serve para aplicação em uniformes escolares e hospitalares, calças de moletom e moda fitness. Isso porque este elástico da linha de embutidos proporciona ótimo ajuste das peças ao corpo. E ele dá resistência e sustentação às peças na medida certa, já que atende a diversos tipos de tecido.
Em especial nas roupas hospitalares, o elástico Moleton serve para aplicar nas cinturas das peças. Já para as roupas e uniformes individuais de proteção, a utilização dos elásticos acontece em diversos locais para proporcionar um melhor ajuste da peça ao corpo.
Gênova
O elástico Gênova tem disponibilidade em larguras de 25 mm, 30 mm, 35 mm e 40 mm. Com composição de Poliéster e Elastodieno, este é o produto perfeito para aplicar em uniformes de atividades que exigem trabalho operacional. Também serve para tecidos mais pesados, como jeans e brim.
Além disso, pode ser utilizado na confecção de tops esportivos masculinos. Assim, garante a firmeza e sustentação necessária, sem prejudicar o conforto durante a prática de atividade físicas.
Malta
O Malta é um elástico da linha de embutir com compressão extraforte e conta com Poliéster com Elastodieno em sua composição. Você pode adquirir esse elástico em larguras de 30 mm a 100 mm, nas cores branca e preta.
O elástico Malta é o mais forte e resistente da linha dos embutidos da Zanotti. Dessa forma, ele garante sustentação para diversas aplicações e, por isso, serve para linha de uniformes e fardamentos, além de possuir aplicações no ramo automotivo e industrial.
Pode ser aplicado em acessórios e na costura dos bancos dos veículos. Ainda, é utilizado em vários setores da indústria que tem necessidade de maciez para aplicação e firmeza na utilização.
Outra de suas aplicações acontece em acessórios hospitalares e calçados de proteção usados em fábricas, pois ele proporciona a durabilidade e o alongamento necessários.
Guepardo
O elástico Guepardo tem sua fabricação com tecnologia tear crochet, com a introdução de um cadarço na fita. Assim, pode ficar centralizado ou descentralizado.
Este cadarço serve para aplicar na proporção de 1,5 metros de cadarço para cada 1,0 metro de fita elástica. Portanto, há no mínimo 50% a mais de cadarço em relação ao elástico, o que agrega maior funcionalidade e qualidade.
O uso deste tipo de elástico acontece cinturas de bermudas e artigos esportivos, além de outros materiais específicos. E o cadarço contido na fita elástica Guepardo, no ajuste da cintura.
Normalmente, a confecção faz um orifício com máquina de caseado ou aplica um ilhós metálico para passar o cadarço. Esse processo acontece antes da aplicação da fita elástica na peça.
Para embutir o elástico Guepardo na cintura das peças existem várias maneiras. Uma delas acontece através de aparelhos específicos adaptados e que funcionam de modo contínuo em máquinas de multiagulhas de base plana. Nesse sentido, você pode utilizar o ponto classe 400, tipo 40.
Para cada largura da fita elástica Guepardo existe um aparelho que deve ser previamente regulado para se obter a melhor qualidade. Neste caso, as emendas acontecem após o embutimento da fita elástica juntamente com o fechamento da peça. Tem a opção de ser na parte da frente ou na lateral da peça.
Aurata
Para prolongar a durabilidade das peças, o elástico embutido Aurata é mais uma solução da Zanotti para facilitar o dia a dia dos clientes e consumidores.
Disponível na largura 15 mm e 20 mm, com este produto, você pode ajustar a regulagem da cintura de calças, bermudas e saias. Assim, irá garantir firmeza da cintura e as peças vão por mais tempo.
Comumente aplicado em roupas infantis e roupas para gestantes de materiais com pouca elasticidade, como a sarja e o jeans. O elástico Aurata possui orifícios ao longo de toda a sua extensão. Desta forma, a fixação dos botões da peça permite o ajuste. Porém, algumas instruções ajudam muito na funcionalidade deste artigo, confira:
1º Passo: O elástico Aurata deve se localizar por dentro do cós da peça, por isso é preciso deixar uma abertura com caseado em cada ponta do cós interno. Com a peça já pronta, aplicar um botão em cada lado na parte interna do cós, em frente ao caseado, para permitir o ajuste do elástico.
2º Passo: Ao passar o elástico Aurata pelas aberturas por dentro do cós, deixe cerca de 4cm de elástico em cada lado. Observação: Em cada extremidade do elástico, dobre as pontas e costurar, para fazer o acabamento e evitar que o elástico desfie.
3º passo: Por fim, após passar o elástico Aurata por dentro do cós, prenda cada ponta do elástico nos botões internos e ajuste o de acordo com a necessidade da cintura da criança.
No blog de hoje, você conheceu um pouco mais sobre os principais elásticos de embutir comercializados pela Zanotti. Agora é hora de aplicar esses produtos em suas coleções!
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e tendências de moda.
Até a próxima!
© 2025. Todos os direitos reservados.