mulher costurando em sua máquina de costura

Máquina de costura: evolução e tecnologia presentes no setor

25 maio, 2021


8 min (tempo estimado de leitura)

O surgimento da máquina de costura foi uma das principais transformações do setor têxtil. Conheça a história do equipamento e sua evolução.

A costura é um ofício muito importante, que esteve presente em grandes momentos de evolução das civilizações. Desde os primeiros registros até a atualidade, muitas mudanças ocorreram no setor, o que resultou em transformações na profissão de costureira. Uma das principais mudanças é, com certeza, a invenção da máquina de costura. 

Hoje, vamos falar sobre a evolução deste equipamento tão importante, sobre as transformações e inovações que a tecnologia vem trazendo para este setor. Você já imaginou sua máquina de costura lhe desejando um “ótimo dia de trabalho”? Incrível né? Isso não só é possível, como já está disponível no mercado, juntamente com muitas outras funções. Continue a leitura e saiba mais!

O início da profissão costureira

A costura está presente na sociedade há muito tempo, o que torna a profissão costureira muito antiga.  Esta profissão passou por diversas mudanças ao longo dos anos e séculos até chegar ao que conhecemos hoje, mas mesmo com todas as mudanças, seu papel social sempre foi fundamental. 

Muito antes da invenção das máquinas, milhares de anos atrás, vestimentas já eram produzidas com o objetivo principal de proteção pelos invernos rigorosos. As roupas eram feitas com peles de animais e costuradas a mão, com uma espécie de “agulha improvisada” feita de ossos de animais. 

Anos se passaram e algumas civilizações já se preocupavam com questões como conforto e aparência. A profissão de costureiro, normalmente passada de geração em geração entre os familiares, foi ganhando ainda mais importância. 

Com a evolução da vestimenta, dentre as muitas funções que lhe foram atribuídas, também foi destinado às roupas o papel de representar de forma mais explícita o poder aquisitivo de cada pessoa na sociedade. Uma época que podemos usar como exemplo, é a idade média. Isso porque, as classes sociais mais altas buscavam avidamente por vestimentas que representassem sua posição social. 

Devido a este objetivo, a costura com aplicação de pedras preciosas e materiais ricos tornou a profissão costureira ainda mais sofisticada e importante.

Desde lá, muita coisa mudou. A costura evoluiu, bem como a profissão. Novos materiais e equipamentos surgiram e o setor passou e ainda passa por grandes transformações.

Atualmente, mesmo com toda a situação de pandemia do COVID-19, o setor têxtil está crescendo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) o setor chegou a quantia de 1,7 milhão de trabalhadores, sendo que a maior parte deste percentual se trata de costureiras (os), considerados a base produtiva de toda a cadeia têxtil, sendo o profissional que colabora dando forma a todas as criações e coleções.

A evolução da costura: do feito a mão as tecnologias atuais

Como mencionamos, a costura é um ofício muito antigo, que data de milhares de anos. Desde a criação de vestimentas com peles de animais, passando pelas túnicas de linho da idade média, até o acontecimento da Revolução Industrial, a costura tinha caráter artesanal e era feita a mão. 

Com a Revolução Industrial, a partir de 1760, cada vez mais máquinas e equipamentos surgiram, visando aumento e melhora na produtividade e o trabalho em escala industrial. Foi neste período que surgiu a primeira máquina de costura.

costura feita a mão

A evolução da máquina de costura

A máquina de costura para vestuário surgiu oficialmente no ano de 1830, e foi inventada pelo alfaiate francês Barthélemy Thimonnier. Mas, desde o ano de 1755 diversas pessoas já haviam tentado, sem sucesso, a invenção de uma máquina que contribuísse para agilizar o trabalho que era feito exclusivamente de forma manual. 

Na época, os artesãos e alfaiates se sentiram ameaçados com a invenção, com medo que ela substituísse seu trabalho. Porém, aconteceu justamente o contrário! Como as peças eram produzidas em escala, as pessoas acabavam por se vestir de maneira muito semelhante. 

Com isso, buscando se diferenciar, pessoas com maior poder aquisitivo contratavam alfaiates para criar peças exclusivas. Assim, o trabalho manual manteve sua importância, enquanto a confecção de peças por meio industrial crescia ocupando um novo nicho de mercado. 

Após a invenção da primeira máquina de costura realmente funcional, diversas melhorias foram implementadas ao redor do mundo. Inventores e alfaiates da Europa e dos Estados Unidos foram testando e propondo modificações no equipamento, buscando imitar ao máximo o resultado da costura feita à mão, mas com mais agilidade.

Uma das melhorias mais significativas foi proposta por Elias Howe, por volta de 1848. Ele foi o responsável pela criação do sistema de pesponto duplo, que é praticamente universal quando se trata de costuras feitas à máquina.

Isaac Singer também é um nome muito importante quando se trata da evolução da  máquina de costura. Ele propôs novas melhorias, tornando a máquina mais barata e eficiente. Além disso, desenvolveu máquinas visando o uso doméstico, e não industrial, como era proposto inicialmente. 

Singer ganhou maior aceitação de costureiras e alfaiates, que passaram a enxergar na máquina de costura uma oportunidade de produzir mais e melhor, e não uma tentativa de substituição do seu trabalho, que é essencial.

As inovações tecnológicas na costura

Hoje, a presença de máquinas de costura no setor têxtil é indispensável para a produção. Mas não pense que as inovações pararam na invenção da máquina. O avanço da tecnologia e a indústria 4.0 são responsáveis por trazer muitas mudanças, inclusive no setor têxtil.

Hoje, já é possível encontrar máquinas computadorizadas, que por meio da escolha realizada por um aplicativo fazem a impressão das peças em 3D.

Além disso, dentre as inovações tecnológicas existentes no mercado para as costureiras, atualmente encontramos máquinas de costura que possuem entrada USB para carregamento de smartphones e entendem comando de voz. Existem máquinas que chegam a cumprimentar e desejar um excelente dia de trabalho, como  o modelo de reta eletrônica JACK A4, por exemplo.

No mercado atual, você ainda encontra máquinas que aderiram ao seu design painéis touchscreen. Elas possuem funções automatizadas de programação para costura, eliminando alguns processos manuais, tais como: retrocesso, corte de linha, levantador de calcador, lubrificação, posicionador de agulha e luminaria LED. É o caso da SUN SPECIAL Ss 2800-d4-tz-qi. Esse tipo de automatização de processos aumenta a produtividade da confecção e facilita o dia a dia da costureira.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a história da costura e as inovações que estão surgindo? Muitas mudanças aconteceram, mas uma coisa é certa: as costureiras sempre terão extrema importância na cadeia têxtil

E, se você quer aprimorar ainda mais suas técnicas, confira as dicas do nosso blog. Temos conteúdos para te ajudar na costura de sutiãs, bodys, e até dicas de manutenção para sua máquina de costura.


Deixe um comentário