Conheça algumas curiosidades sobre o ofício da costura

25 maio, 2017


4 min (tempo estimado de leitura)

Ao que tudo indica, em um futuro próximo será possível criar a sua própria roupa em uma máquina 3D. Mas para chegar até lá, foram necessários muitos aperfeiçoamentos na história da costura, feita pelas mãos de artesãos muito habilidosos, que inventaram o ofício. É por isso, que no Dia da Costureira, nós vamos relembrar os principais fatos da profissão.

De acordo com a Associação Brasileira do Vestuário, existem 1,3 milhão de costureiros, sendo que 87% são mulheres.

A categoria é responsável por movimentar R$ 4,5 bilhões por ano, o que corresponde a 5% do faturamento total do setor de vestuário.

Com tantos profissionais fazendo a diferença em nosso dia a dia, listamos as principais curiosidades que deram início a essa função que nós admiramos tanto, confira!

Como tudo começou?

Não há uma data específica documentada, mas registros históricos apontam que há mais de 30 mil anos já eram usados instrumentos semelhantes a agulhas, feitos de ossos e marfim. A técnica de tecelagem existe há mais de cinco mil anos.

De homens para mulheres

costura-alfaiates

Apesar da costura ser um trabalho de predominância feminina, durante muitos anos ela foi de predominância masculina. Até o século 17, as mulheres só podiam fazer pequenos ajustes, enquanto os alfaiates eram os únicos a criar e produzir roupas.

Como não havia cursos profissionalizantes, o conhecimento era passado de geração para geração. O alfaiate escolhia um jovem para ser seu aprendiz e ensiná-lo todas as técnicas.

As mulheres só ganharam liberdade para costurar em 1782, graças a um direito sindical. Hoje, são a maioria no mercado têxtil nacional.

Máquina de costura

A primeira máquina de costura foi patenteada em 1790, criada por Thomas Saint, em Londres. Mas ao contrário do que se imagina, ela não foi criada para ajustar vestimentas.O inglês desenvolveu o produto para fazer sapatos de couro, tão necessários na época.

Já a máquina industrial feita para a confecção de vestuário, foi criada pelo alfaiate francês Barthelemy Thimmonier, em 1830. Ela marcou o início da produção em larga escala, que até então era realizada somente de maneira artesanal.

No entanto, os artesãos se sentiram ameaçados com a produção industrial, com receio de serem substituídos pelos maquinários. Eles deram início a uma série de manifestações contra as indústrias e atearam fogo na oficina do inventor Thimmolier, que precisou fugir.

Alta costura

haute-couture

Isso marcou o início da indústria têxtil e da produção em lotes. Ao contrário do que se imaginava, o trabalho artesanal cresceu e se tornou sinônimo de luxo.

Como a confecção em massa era baseada em grandes quantidades de produtos padronizados, a comunidade se vestia de maneira muito semelhante, devido à pouca variedade de modelos disponíveis.

Para se diferenciar da população, a burguesia foi em busca de alfaiates para criar peças exclusivas e nobres, dando início à alta costura. Assim, o mercado artesanal também conquistou espaço junto à revolução têxtil da época.

Evolução

A máquina de costura continuou passando por melhorias, para aumentar a eficiência e a variedade de cortes e peças produzidas. Um dos responsáveis por essas ações foi o norte americano Isaac Merrit Singer.

O nome parece familiar? Foi ele quem patenteou as mudanças realizadas na máquina em 1851, que deu origem a tão conhecida Singer, uma das maiores empresas especializadas em máquinas de costura do mundo.

Para continuar se inspirando no assunto, veja os 6 documentários de moda que serão lançados em 2017.


Deixe um comentário