Elástico de bico: composição, modelos e aplicações

11 abril, 2023


8 min (tempo estimado de leitura)

A escolha da matéria-prima e o rigoroso controle de qualidade na fabricação do elástico de bico resultam em um produto confiável e durável

A Zanotti Elásticos se preocupa em oferecer produtos confiáveis, bonitos e seguros para as confecções. Pensando nisso, nossa equipe elaborou essa matéria, a fim de apresentar os nossos elásticos de bico, com uma análise detalhada de suas características e vantagens.

Na Zanotti fabricamos os elásticos com materiais de alta qualidade, resultando em produtos que oferecem desempenho superior em termos de elasticidade, durabilidade e resistência.

Além disso, a suavidade ao toque e leveza dos elásticos de bico garante conforto excepcional ao consumidor. Porque também nos preocupamos em trabalhar cores da tendênciaatemporais, e permanecem vibrantes mesmo após muitas lavagens.

Continue a leitura e saiba mais sobre a aplicação dos elásticos de bico e quais modelos temos em linha.

Elástico de bico: adicione charme à sua coleção

É importante pensar cuidadosamente na escolha do elástico de bico ao aplicar na confecção da sua peça. Pois, o bico pode ser cheio de detalhes ou com acabamento mais minimalista, influenciando diretamente no estilo das suas peças.

No nosso catálogo você encontra a separação dos elásticos de bico em duas categorias de composições. A primeira é a composição com Elastano, uma fibra feita em laboratório que proporciona mais resistência e durabilidade. Nessa categoria, temos os bicos Beija-flor 10Maracajá 12 e o Frésia 12/15).

Na segunda categoria, estão os elásticos de bico compostos por Elastodieno, uma matéria-prima de origem natural que proporciona bom custo-benefício. Aqui, temos os modelos Leopardo 15Pintado 10Birmânia 12Primavera 12,
Prímula 12Sagrado 12, Siberiano 12 e Tulipa 12).

Elástico de bico: Poliamida com Elastano

Os elásticos de bico compostos por Poliamida com Elastano possuem um toque suave e macio com alta durabilidade. Podem ser aplicados para detalhes na base, lateral e nos bojos dos sutiãs, além de aplicações na cintura e entrepernas de calcinhas.

Os bicos dessa composição são produzidos por meio da combinação de fibras de Poliamida, ou seja, polímero sintético conhecido por sua durabilidade e resistência, com o Elastano, uma fibra sintética que proporciona elasticidade e flexibilidade aos tecidos.

Vamos explorar um pouco mais sobre cada um desses materiais, (poliamida e elastano), matérias-primas utilizadas na fabricação de elásticos.

A Poliamida

Conhecida como “nylon”, a Poliamida é um tipo de polímero sintético considerado como a mais nobre das fibras sintéticas e foi a primeira a ser produzida industrialmente.

A Poliamida é bastante utilizada nas indústrias devido às suas propriedades mecânicas, térmicas e químicas. Esse fio possui algumas principais características que são:

Toque leve e macio, ou seja, o fio é ideal para costura de peças confortáveis, além de que quando aplicada na fabricação dos elásticos, agrega mais valor à peça;

É uma matéria-prima resistente ao uso, e após aplicada na peça, apresenta boa resistência;

Favorece a transpiração do corpo, então tanto o fio para costura como os elásticos compostos pela Poliamida são ideais para aplicação em peças fitness.

 

O Elastano

O Elastano conhecido como Spandex ou Lycra. Trata-se de uma fibra sintética com alto alongamento, o que possibilita que seja esticado e retorne ao estado inicial sem danificações.

Muito utilizado em roupas que precisam de movimentos livres e alta transpiração, pois proporciona conforto, elasticidade, boa transpiração e ótima resistência ao calor e ao frio. Tem como suas principais características:

Possui alta durabilidade, podendo suportar o desgaste e o uso repetido por longos períodos;

O elastano é altamente confortável. Devido à sua textura macia e flexível, esse material é confortável e indicado para uso em roupas íntimas, roupas esportivas e outras peças que precisam se ajustar ao corpo;

Leveza e respirabilidade;

É resistente ao sol e à água salgada, e retém sua característica flexível com o passar do tempo.

Elástico de bico: Poliéster com Elastodieno

Os elásticos de bico compostos por Poliéster com Elastodieno podem ser aplicados na mesma função do que os compostos por Poliamida com Elastano. Ou seja, materiais usados em bases, laterais e detalhes de bojos de sutiãs, cintura e entrepernas de calcinhas.

Da mesma forma, os elásticos de bico também podem ser utilizados em decorações de peças no geral e para fazer detalhes em bodies, cinta-ligas, pijamas, croppeds e de forma bastante frequente, na linha infantil e juvenil.

Continue a leitura e entenda mais sobre as matérias-primas que formam os elásticos de bico.

Poliéster

Poliéster é um polímero termoplástico sintético que possui uma ampla variedade de aplicações em diversos setores industriais, incluindo o ramo têxtil. Além disso, nesse segmento, o Poliéster é frequentemente utilizado para produzir tecidos para roupas, moda íntima, fitness e cama, mesa e banho.

Sua popularidade se dá devido ao seu excelente custo-benefício, resistência, durabilidade, facilidade de cuidado e versatilidade, porque o torna uma escolha comum na fabricação de produtos têxteis. Suas características:

Apresenta boa resistência à luz e ao uso;

Possui boa elasticidade;

Resistente à maior parte dos produtos químicos;

Excelente custo-benefício.

Elastodieno

O Elastodieno fabricado a partir do látex natural, através do processo de extrusão da árvore Seringueira. Suas características são:

Resistência a temperaturas extremas: O elastodieno pode suportar temperaturas extremas, tanto quentes quanto frias, sem perder suas propriedades físicas. Contudo, essa particularidade o torna adequado para uso em ambientes com condições climáticas variadas.

Excelente custo-benefício: o elastodieno é relativamente barato em comparação com outros elastômeros sintéticos, tornando-o mais popular.

Elástico de bico: sugestões de aplicação

Ao longo dessa matéria, te informamos sobre a composição do elástico de bico e como pode influenciar na aplicação das peças da sua produção. Mas também é importante ressaltar que os nossos elásticos são cuidadosamente planejados e elaborados, visando atender da melhor forma a todos os envolvidos. Isso nos possibilita oferecer um produto de alta qualidade e bonito.

Nos parágrafos abaixo, deixamos algumas sugestões de aplicação dos elásticos de bico. Confira:

Detalhes e acabamento dos sutiãs, seja nos bojos ou nas laterais da peça.

Para cintura e perna de calcinhas adultas e infantis

Para fazer o detalhe transpassado de fitas de cetim nos fechamentos de corset, espartilho e corselet.

Decoração de peças de sleepwear, como pijamas e camisolas.

Aproveite essas opções, e dê ainda mais beleza e conforto à sua coleção!

No nosso editorial, você encontra várias inspirações de onde aplicar os bicos, além de moldes e modelos para criar peças incríveis. Acesse gratuitamente!

 


Deixe um comentário