Logo da Zanotti Elásticos mostrando sustentabilidade na indústria Têxtil

Zanotti Elásticos: sustentabilidade na indústria têxtil

31 maio, 2022


8 min (tempo estimado de leitura)

A Zanotti Elásticos está sempre em busca da sustentabilidade na indústria têxtil. Conheça as ações de preservação desenvolvidas pela empresa! 

Nas últimas décadas, temos ouvido falar muito sobre desenvolvimento sustentável. Mas, você sabe exatamente o que isso significa? 

De modo resumido e fácil de entender, a sustentabilidade é a capacidade de atendermos às necessidades do presente, sem devastar os recursos naturais, prejudicando as gerações futuras. Ou seja, não podemos tirar mais da natureza do que ela pode nos dar. 

As ações sustentáveis devem ser rotineiras e partir de todos nós. Separar materiais para serem reciclados, reaproveitar, economizar água e energia elétrica e praticar o consumo consciente, estão entre as iniciativas que devemos adotar.

A responsabilidade pela economia de recursos naturais e conservação ambiental precisa envolver todos os setores da sociedade. Por isso, as empresas – incluindo a indústria têxtil – devem direcionar os seus colaboradores e seu processo produtivo para o melhor aproveitamento possível dos recursos, evitando desperdícios. Essa economia é válida para a água, energia elétrica, tecidos e outros insumos.

Se você se preocupa com a preservação do meio ambiente, continue com a leitura e conheça as ações sustentáveis desenvolvidas pela Zanotti!

Zanotti Elásticos é pioneira em práticas sustentáveis

A Zanotti Elásticos é uma das empresas pioneiras do setor a investir na produção sustentável. Os produtos fornecidos utilizam matérias-primas que garantem maior durabilidade e vida útil do produto, sendo esta uma das premissas da sustentabilidade.

A Empresa também possui um Comitê Ambiental responsável por discutir assuntos relacionados à gestão ambiental da empresa e buscar novas tecnologias relacionadas à sustentabilidade. 

Além disso, há várias outras ações implementadas pela empresa para reduzir os impactos ambientais causados pelos processos produtivos do setor têxtil. Confira! 

1 – Reciclagem e correta destinação dos resíduos

No decorrer dos anos, a Zanotti Elásticos implantou vários projetos ambientais. Atualmente, a empresa recicla mais de 80% de todos os resíduos gerados por ela.

Todos os resíduos (plástico, papel, metais, etc.) e outros materiais utilizados no processo produtivo são separados e encaminhados para o destino correto a fim de garantir menor impacto ao meio ambiente.  

Destinar os resíduos corretamente é uma forma inteligente de pensar, não só no futuro, mas no presente. Cada vez mais consumidores e empresas buscam comprar de organizações que possuem ações internas e externas ligadas à sustentabilidade e aos cuidados com o meio ambiente como parte importante na produção.  

2 – Reuso e tratamento da água

A água doce é um recurso hídrico que está se tornando cada vez mais escasso. Assim, a economia de água é uma iniciativa urgente em todos os setores da sociedade. 

O uso da água na produção têxtil é um dos principais impactos ambientais causados por essa indústria. Por isso, as empresas estão investindo na reutilização da água e em sistemas químicos que visam tratá-la para que ela seja devolvida com qualidade ao meio ambiente.

Para preservar os recursos hídricos, a Zanotti investiu em sistemas para captação e reaproveitamento da água da chuva, coletando anualmente mais de 4.000m³ de água. 

Há também o processo de purificação da água utilizada na fabricação e tingimento dos elásticos, para que ela não polua o meio ambiente ao retornar para ele. 

Além do procedimento tradicional de purificação, em 2020 a Zanotti implantou um novo sistema de Tratamento de Água com Gás Ozônio no parque fabril de Jaraguá do Sul-SC. Para que, por meio deste, pudesse realizar o tratamento da água utilizada nos seus processos industriais, complementando o sistema de tratamento já utilizado há anos.

O Gás Ozônio é obtido no ar atmosférico e aplicado diretamente no efluente. Resultando em água limpa e livre de qualquer substância prejudicial ao meio ambiente. Este é um sistema 100% ecológico adotado pela Zanotti, reforçando a responsabilidade da empresa para com o uso dos recursos naturais.

3 – Instalação de Painéis Solares

Ainda com foco na preservação do meio ambiente, a Zanotti começou a instalação de placas solares para geração de energia. A tecnologia conta com a captação de luz solar todos os dias. 

As placas solares geram energia, em menor quantidade, mesmo nos dias nublados ou de chuva. O que garante que muitos dos processos executados na empresa possam utilizar uma fonte de energia limpa. 

Painéis solares mostrando como forma de sustentabilidade na indústria têxtil

4 – Controle das emissões atmosféricas

A Zanotti também contribui para a preservação da Camada de Ozônio controlando as emissões atmosféricas das chaminés na fábrica. Conforme exigências de órgãos ambientais, são feitas análises por laboratório externo credenciado e internamente, pelo Setor de Metrologia da Empresa.

O objetivo dessa ação é preservar a Camada de Ozônio, que atua como uma defesa natural do Planeta para garantir a estabilidade da vida na Terra.

 5 – Embalagens recicláveis

A Zanotti produz cerca de 11 milhões de metros de fitas elásticas por dia. Para embalar todos os produtos, são utilizadas caixas de papelão de material reciclável.  

Nossos carretéis são feitos de materiais reciclados pigmentados em preto para manter o padrão de coloração. Após o uso, ambas as embalagens podem passar pelo processo de reciclagem novamente formando um ciclo de vida sustentável.

Embalagens recicláveis para promover a sustentabilidade na indústria têxtil

6 – Produtos livres de substâncias tóxicas

Atualmente, a Empresa é certificada com o selo Oeko-Tex® Standard 100, que garante que os seus produtos sejam livres de substâncias tóxicas que podem causar danos à saúde.

Essa certificação é também uma prova de que os materiais usados pela Zanotti na fabricação de seus produtos não são prejudiciais em contato com a pele.

O selo Oeko-Tex®100 é uma certificação internacional, direcionado às indústrias têxteis, envolvendo todas as fases da produção, iniciando pela matériaprima utilizada até o acabamento, causando um impacto positivo no meio ambiente.

Para que uma empresa possa receber esta certificação, instituições com reconhecimento internacional e autônomo, aplicam uma metodologia e fazem testes com substâncias químicas. A partir daí é observado se pode haver alguma absorção pela pele, inalando ou via oral.

É desta forma que o selo Oeko -Tex® Standard 100 garante que todos os produtos feitos pela Zanotti estão livres de qualquer substância que possa trazer problemas para a saúde humana.

Selo Oeko-Tex®100 certificando a Zanotti como sustentabilidade na indústria têxtil

7 – Preservação e recuperação de áreas protegidas

A Empresa zela pela preservação da flora e da fauna às margens do Rio Itapocu – que corta a cidade de Jaraguá do Sul (SC), onde está sediada a matriz da Zanotti Elásticos.

As Áreas de Preservação Permanente – APP são protegidas a fim de preservar a vegetação nativa, os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade.

Além disso, a Zanotti também criou o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas nas margens do Rio Itapocú, onde foram retiradas as árvores invasoras (eucaliptos) e replantadas árvores nativas, as quais estão em crescimento para recuperação da fauna e flora natural. Essa ação também contribui com a proteção do solo contra processos erosivos causados por enchentes.

 

A Zanotti é uma empresa comprometida com os movimentos que buscam reduzir o impacto ambiental provocado pelos processos produtivos ligados à indústria da confecção e incentiva seus parceiros para que também atuem de forma sustentável.

Gostou de saber sobre as ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente desenvolvidas pela Zanotti Elásticos? Então continue acessando nosso blog

 


Deixe um comentário