Zanotti Elásticos: sustentabilidade na indústria têxtil

Zanotti Elásticos: sustentabilidade na indústria têxtil

10 setembro, 2020


6 min (tempo estimado de leitura)

A Zanotti Elásticos aplica os princípios da sustentabilidade em todos os seus processos de produção. Conheça as ações de preservação desenvolvidas pela empresa!

Nas últimas décadas, temos ouvido falar muito sobre desenvolvimento sustentável. Mas, você sabe exatamente o que isso significa? 

De modo resumido e fácil de entender, a sustentabilidade é a capacidade de atendermos às necessidades do presente, sem devastar os recursos naturais, prejudicando as gerações futuras, ou seja, não podemos tirar mais da natureza do que ela pode nos dar. 

As ações sustentáveis devem ser rotineiras e partir de todos nós. Separar materiais para serem reciclados, reaproveitar, economizar água e energia elétrica e praticar o consumo consciente, estão entre as iniciativas que devemos adotar.

A responsabilidade pela economia de recursos naturais e conservação ambiental precisa envolver todos os setores da sociedade. Por isso, as empresas – incluindo a indústria têxtil – devem direcionar os seus colaboradores e seu processo produtivo para o melhor aproveitamento possível dos recursos, evitando desperdícios. Essa economia é válida para a água, energia elétrica, tecidos e outros insumos.

Se você se preocupa com a preservação do meio ambiente, continue com a leitura e conheça as ações sustentáveis desenvolvidas pela Zanotti!

 

Zanotti Elásticos é pioneira em práticas sustentáveis

A Zanotti Elásticos é uma das empresas pioneiras do setor a investir na produção sustentável. Os produtos fornecidos pela Empresa utilizam matérias-primas que garantem maior durabilidade e vida útil do produto, sendo esta uma das premissas da sustentabilidade.

A Empresa também possui um Comitê Ambiental responsável por discutir assuntos relacionados a gestão ambiental da empresa e buscar novas tecnologias relacionadas a sustentabilidade. 

Além disso, há várias outras ações implementadas pela empresa para reduzir os impactos ambientais causados pelos processos produtivos do setor têxtil. Confira!

 

1 – Reciclagem e a correta destinação dos resíduos

No decorrer dos anos, a Zanotti Elásticos implantou vários projetos ambientais. Atualmente, a empresa recicla mais de 80% de todos os resíduos gerados por ela.

Todos os resíduos (plástico, papel, metais, etc.) e outros materiais utilizados no processo produtivo são separados e encaminhados para o destino correto a fim de garantir menor impacto ao meio ambiente. 

 

2 – Reuso e tratamento da água

A água doce é um recurso hídrico que está se tornando cada vez mais escasso. Assim, a economia de água é uma iniciativa urgente em todos os setores da sociedade. 

O uso da água na produção têxtil é um dos principais impactos ambientais causados por essa indústria, por isso, as empresas estão investindo na reutilização da água e em sistemas químicos que visam tratá-la para que ela seja devolvida com qualidade ao meio ambiente.

Para preservar os recursos hídricos, a Zanotti investiu em sistemas para captação e reaproveitamento da água da chuva, coletando anualmente mais de 4.000m³ de água. 

Há também o processo de purificação da água utilizada na fabricação e tingimento dos elásticos, para que ela não polua o meio ambiente ao retornar para ele.

 

3 – Controle das emissões atmosféricas

A Zanotti também contribui para a preservação da Camada de Ozônio controlando as emissões atmosféricas das chaminés na fábrica. Conforme exigências de órgãos ambientais, são feitas análises por laboratório externo credenciado e internamente pelo Setor de Metrologia da Empresa.

O objetivo dessa ação é preservar a Camada de Ozônio, que atua como uma defesa natural do Planeta para garantir a estabilidade da vida na Terra. 

 
4 – Embalagens recicláveis

A Zanotti produz cerca de 11 milhões de metros de fitas elásticas por dia. Para embalar todos os produtos são utilizados carretéis feitos com plástico reciclável e caixas de papelão de material reciclável. 

 

5 – Produtos livres de substâncias tóxicas

Atualmente, a Empresa é certificada com o selo Oeko-Tex® Standard 100, que garante que os seus produtos são livres de substâncias tóxicas que podem causar danos à saúde.

Essa certificação é também uma prova de que os materiais usados pela Zanotti na fabricação de seus produtos, não são prejudiciais em contato com a pele.

 

6 – Preservação e recuperação de áreas protegidas

A Empresa zela pela preservação da flora e da fauna às margens do Rio Itapocu – que corta a cidade de Jaraguá do Sul (SC), onde está sediada a Zanotti Elásticos.

As Áreas de Preservação Permanente – APP são protegidas a fim de preservar a vegetação nativa, os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade.

Além disso, a Zanotti também criou o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas nas margens do Rio Itapocú, onde foram retiradas as árvores invasoras (eucaliptos) e replantadas árvores nativas, as quais estão em crescimento para recuperação da fauna e flora natural. Essa ação também contribui com a proteção do solo contra processos erosivos causados por enchentes.

 

A Zanotti é uma empresa comprometida com os movimentos que buscam reduzir o impacto ambiental provocado pelos processos produtivos ligados à indústria da confecção e incentiva seus parceiros para que também atuem de forma sustentável.


Gostou de saber sobre as ações de preservação do meio ambiente desenvolvidas pela Zanotti Elásticos? Então compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

 

Baixar Catálogo 2020


Deixe um comentário