A preocupação com o meio ambiente é uma consciência global, envolvendo acordos políticos e culturais para diminuir as ações prejudiciais à natureza. Esse comportamento está refletindo também no universo fashion, com a moda sustentável.
O conceito é baseado em buscar métodos de produção que sejam menos agressivos ao meio ambiente, com o uso de materiais recicláveis e em casos mais extremos, com apelo ativista, como os produtos veganos que não utilizam nenhum material de origem animal.
Algodão orgânico, tecidos feitos com fibra de bambu ou materiais recicláveis como o Pet são algumas das soluções que estão em alta neste nicho.
No mercado
Muitas marcas já aderiram a alternativas ecológicas para atender à essa demanda do mercado. A Adidas é um exemplo de grife que adotou um posicionamento ecológico.
Além do tênis produzido apenas com plásticos retirados do oceano, ela possui uma linha sportwear sustentável, criada em parceria com a estilista Stella McCartney.
Sofisticada e fashion, as coleções são feitas com algodão orgânico e artigos sustentáveis e se tornaram itens de desejo entre os consumidores.
A marca homônima da fashionista também ficou conhecida por desenvolver uma lingerie feita somente com fibras naturais, totalmente eco friendly.
Apostar nesta onda sustentável exige uma mudança de atitude e posicionamento. O retorno econômico é uma consequência.
Segundo dados divulgados pelo SEBRAE, a moda ecológica movimenta entre R$ 270 e R$ 362 milhões por ano.
Já o percentual de consumo da população brasileira nesta área é de 5%, que corresponde a cerca de 10 milhões de pessoas, segundo os Institutos Akatu e Ethos.
No entanto, o custo para desenvolver artigos sustentáveis é maior, já que exige tecnologia avançada. Os preços das peças podem, por exemplo, custar até 30% mais caro em relação ao tradicional.
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