Indústria têxtil

Como sua indústria têxtil pode se destacar em 2021

26 janeiro, 2021


6 min (tempo estimado de leitura)

Depois de um ano atípico e repleto de dificuldades, 2021 vem para “acalmar os corações” e promete melhorias de 23% na economia da indústria têxtil. Confira!

O ano de 2020 foi um ano muito diferente para todos nós, indiferente do setor. A pandemia do coronavírus devastou muitas empresas. A demissão em massa de funcionários e a baixa produção foram o estopim para que muitas empresas fechassem as portas, e infelizmente, não foi diferente na indústria têxtil.

Segundo a Abit, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, as atividades econômicas neste ano vão melhorar! Portanto, continue a leitura e veja o que pode ser feito para destacar a sua indústria têxtil em 2021.

1- Prepare-se para atender um novo tipo de consumidor

O comportamento do consumidor vem se lapidando há alguns anos. No entanto, em 2020 o psicológico de todo mundo mudou demais. O isolamento social, a carga de trabalho, de medo e de tantas responsabilidades, alteraram o modo de pensar e de viver.

Então, para se diferenciar em 2021 na indústria têxtil, é preciso ir além e conhecer o seu novo consumidor. Eles estão divididos entre comportamentos, e para chamar a atenção deles, leve em consideração três pontos:

1- A simplicidade importa

Todos estão cansados, para falar a verdade, talvez até exaustos. A venda “empurrada” cansa e os formatos atuais também passam, por vezes, a serem ultrapassados. 

Portanto, invista em um modelo diferenciado, prático e fácil de comprar. Simplifique processos, tanto no modelo on-line como tradicional. Deixe que as vendas fluam naturalmente, no tempo em que devem acontecer.

2- Comércio no formato livestream

Esse modelo de venda já é sucesso para as empresas que enxergam a oportunidade. As vendas através de transmissões ao vivo favorecem a praticidade e o conforto para o consumidor.

Imagine só, comprar uma peça de roupa através de uma live no seu Instagram… É ou não é uma boa?!

Esse modelo de venda, além de promover e estimular as vendas aumentando o reconhecimento da sua marca, é uma maneira muito bacana de medir e crescer o ROI da sua indústria têxtil. 

3- Serviços sob demanda

As vendas coletivas estão em uma crescente no Brasil, e em 2021 ela tende a ser bastante atrativa! As vendas coletivas são aquelas em que as plataformas disponibilizam uma quantidade baixa de um determinado produto, para um limite de pessoas, num determinado período.

Caso atinja o número limite de vendas estipuladas no período indicado, as pessoas que tiverem interesse em comprar ganham um mega cupom de desconto. Esse é um tipo de venda que terá muito mais sucesso em 2021!

Afinal de contas, elas cativam o comprador, instigando ele à compra. Mesmo que a sua situação financeira não esteja tão boa assim, o consumidor acaba comprando porque “não dá pra perder aquela promoção”.

Indústria têxtil

2- Investir em tecnologias na indústria têxtil pode causar destaques

A tecnologia está muito presente no nosso dia a dia, e não é à toa que ela está avançando e sendo melhorada a cada dia que passa.

Engana-se quem pensa que a indústria 4.0 acabou, ou melhor, que estagnou. Muito pelo contrário, a indústria 4.0 que teve seu início lá na Revolução Industrial continua sendo aprimorada cada vez mais e mais rápido.

Portanto, as indústrias que investirem na automação e tecnologia da informação, poderão ter destaques positivos. Isso acontece porque, como a automação é um processo feito por máquinas, tanto a agilidade quanto a perfeição tendem a serem maiores, assim como a produção em larga escala.

Ou seja, investir em tecnologias pode ser um ponto positivo para a sua indústria têxtil, basta analisar e ver se faz sentido para o seu negócio.

Indústria têxtil

3- Qualidade e autenticidade

Assim como você e eu gostamos de comprar algo único e de qualidade, tenha a certeza de que o seu consumidor tem o mesmo anseio. Em meio à pandemia, as pessoas só compram o essencial, o que é funcional e versátil, que dura por vários anos, que alia preço e qualidade. 

Portanto, desenvolver peças com qualidade e que são autênticas, ligadas à sua marca e ao seu público alvo, é uma ótima pedida para ganhar destaque no setor têxtil.

Produtos que possuem durabilidade também estão com perspectiva de crescimento. Logo, permita que a funcionalidade, a versatilidade, a durabilidade e a qualidade sejam suas aliadas!

Indústria têxtil

4- Alinhando perspectivas

As perspectivas para 2021 na economia brasileira de indústria têxtil, de acordo com a Abit, apontam que o setor tende a crescer 23% a mais do que no ano de 2020. Isso representa 2,09 milhões de toneladas e 5,81 bilhões de peças.

Em faturamento, a projeção é para R$55,3 milhões em manufaturas têxteis, e R$152,1 bilhões em produtos de vestuário. Os postos de trabalho que em 2020 fecharam em 35 mil negativos, tendem a recuperar 65%. Eles devem fechar o ano de 2021 com 25 mil novas oportunidades em aberto.

Indústria têxtil

E o que isso quer dizer?

Investir no setor têxtil é possível, mesmo em meio à “bagunça” que a pandemia nos trouxe em 2020. Para que 2021 seja o ano da sua empresa, leve em consideração os itens que trouxemos nesse texto. Além disso, é claro, siga a sua intuição e a sua expertise de mercado!

 

Esperamos que 2021 seja o seu ano de transformações positivas!


Deixe um comentário