Concorrentes acirrados, metas de venda altíssimas e dificuldades para a recompra? Saiba como fidelizar clientes para reduzir o seu custo com novas aquisições!
Você sabia que fidelizar clientes torna-se de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar um novo? Enquanto muitas empresas investem milhões na aquisição de novos clientes, elas acabam esquecendo seu bem mais ativo: os clientes atuais!
Vender é, basicamente, a meta de sobrevivência de todas as empresas. Mas, como garantir que após a primeira compra de um cliente ele vai voltar? É necessário lembrar que existem milhares de concorrentes ao seu redor, que possuem os mesmos produtos (ou até melhores que o seu) e que você precisa se destacar no meio deles. “Ah, mas a minha cidade é pequena, não tenho muitos concorrentes”, bom, até pode ser. Mas, e os concorrentes digitais?
Com o avanço das tecnologias e até mesmo dos e-commerces, é difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha comprado pela internet, ou ainda, que não compre online com recorrência.
É por isso que vamos trazer dicas sobre como fidelizar clientes, mesmo em um cenário tão competitivo como este que estamos vivendo. Continue a leitura e veja como!
Conheça o seu público melhor do que ninguém
Fidelizar clientes consiste, basicamente, em oferecer ao seu público tudo o que ele quer e precisa em um só lugar. Você precisa se comunicar com o seu cliente de forma que ele se identifique, que se sinta parte do seu negócio, e que entenda que a sua empresa é o lugar dele.
Conhecer o seu público vai fazer com que você, além de fidelizar clientes, consiga outros do mesmo perfil ou semelhantes. É possível construir um relacionamento estreito e personalizado, exclusivo para ele.
Se você é do ramo de moda íntima, por exemplo, não ficaria bem mais fácil saber quem é o seu público principal? Onde este público está e do que ele gosta? E a partir daí fazer conteúdos que o ajudem para mais tarde, fazer ofertas voltadas à sua solução? A forma de venda não ficaria muito mais assertiva?
De nada adianta oferecer um desconto na primeira compra e depois esquecer que esse cliente existe! É preciso analisar de perto as ações deste cliente, para que, com base na experiência atual que ele possui com a sua empresa, você realize ações específicas e pontuais para uma possível recompra.
Relacionamento é fundamental quando o assunto é como fidelizar clientes
O relacionamento é tudo, para qualquer coisa! Quando você conhece o seu público, fica muito mais fácil oferecer à ele o que ele deseja ou precisa, e isso você faz através do relacionamento.
Mandar um e-mail, lembrar que esse cliente existe, oferecer algum benefício diferenciado e pontual, são formas de conquistá-lo cada vez mais.
Além disso, o relacionamento durante e pós-venda é fundamental para que a sua marca fique presente no dia a dia do seu cliente. Ou seja, não basta apenas oferecer um produto e sempre tentar vender para o seu público.
Ofereça ajuda, faça posts no Facebook ou no Instagram com dicas voltadas às dificuldades do seu público, de como resolver essas dificuldades. Com isso, você cria autoridade, mostra que não aparece para ele somente quando quer vender, demonstra a sua preocupação com ele e com as prioridades que ele tem no dia a dia.
Utilize estratégias de marketing digital à seu favor, afinal, o marketing de relacionamento é fundamental para atrair e fidelizar clientes!
Enquanto este cliente for bem atendido, não tiver problemas com o seu produto, e for impactado com a sua ajuda, é muito provável que ele volte a comprar com você.
Portanto, sempre que houver qualquer tipo de reclamação ou mesmo um descontentamento, procure resolver o quanto antes e de maneira solícita. Isso fará com que você ganhe créditos com o cliente e ainda demonstra que está sim preocupado com a sua experiência de compra.
Afinal, a experiência de compra conta e muito na fidelização e aquisição de novos clientes!
Esteja por dentro das tendências
Para atrair e fidelizar clientes, você sempre precisa ter um diferencial. Você e sua equipe precisam estar sempre atualizados, para oferecer o melhor para o cliente.
E neste caso, independe o ramo. Se você trabalha com a venda de moda íntima, por exemplo, precisa saber quais são os modelos tendência, qual a cor em alta, quem está usando, onde está usando, novidades, modas que estão revolucionando o mundo, etc.
Em sua maioria, clientes adoram ser os primeiros a saber, gostam de novidade e de se sentirem únicos com isso. Por exemplo, quando tiver uma novidade, você pode enviar um e-mail para eles, com o assunto: “Exclusivo: x trends que combinam com você!”.
Seu cliente vai além do faturamento da empresa
Além de um número presente nas metas de venda, você precisa pensar no seu cliente como o seu maior ativo. É preciso, muitas vezes, “dar o sangue” para ele e por ele.
Tratar o cliente com humanidade, com delicadeza e compaixão, traz um reconhecimento imenso. Cada cliente é único e possui as suas particularidades e não há nada melhor do que tratá-lo desta maneira única.
Utilize as suas experiências de compra positivas para replicar com seus clientes e as negativas, para melhorar ou jamais aplicar.
Gostou deste conteúdo? Agora que já tem as respostas de como fidelizar clientes é hora de colocá-las em prática! Clique aqui e saiba como atingir as metas de venda na sua empresa!
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