Estratégias de marketing na moda íntima para alavancar as vendas 

Estratégias de marketing na moda íntima para alavancar as vendas 

24 setembro, 2020


6 min (tempo estimado de leitura)

Há uma série de ações que podem contribuir para o aumento de vendas no mercado de moda íntima, desde o visual da sua loja, passando pela divulgação, até as famosas collabs. Confira!

O universo da moda é bastante dinâmico, por isso, para atuar nesse mercado é necessário estar sempre atento às novas tendências. 

Além disso, há ainda um conjunto de ações que precisam ser implementadas para alavancar as vendas, como criar uma identidade visual, definir um público alvo, dar atenção à fachada e à vitrine da loja, contar com uma equipe profissional bem treinada, realizar vendas online e investir em estratégias de divulgação dos produtos.

Veja a seguir algumas dicas importantes que certamente vão contribuir para você aumentar as suas vendas!

 

1 – Definir o perfil do cliente ideal

Existem algumas ações estratégicas para descobrir qual é o perfil do cliente ideal da sua loja. Confira:

Faça uma pesquisa com os clientes

Crie um formulário para as pessoas que já são suas clientes preencherem na própria loja ou de modo online, através do site, do e-mail ou das redes sociais. 

No formulário devem constar dados sobre:

  • gênero do cliente;
  • faixa etária;
  • profissão;
  • endereço;
  • eventuais problemas que encontram ao comprar roupas ou lingeries novas;
  • o que buscam em uma loja de roupas;
  • quais são seus sonhos, medos e desafios.

Essas informações podem ajudar a compor o perfil do cliente ideal para a sua loja e também contribuir para um melhor planejamento, pois você descobre quais são os hábitos de consumo dele, como, por exemplo, a frequência com que ele compra roupas e os tipos de peça que prefere nas diferentes estações do ano.

Desse modo, sua loja pode se antecipar às demandas do seu cliente ideal, oferecendo exatamente o que ele procura. Isso também contribui muito para conquistar a fidelidade da clientela.

Além disso, conhecendo melhor o seu cliente, fica mais fácil desenvolver ações de divulgação, utilizando as plataformas mais adequadas para se comunicar com ele.

 

2 – Capriche no visual da loja

Se você é comerciante, já sabe que a aparência da loja tem impacto direto nas vendas. Por isso, vale a pena gastar algum tempo pensando em como criar o espaço ideal para atrair um número maior de clientes.

Vitrine


A primeira coisa que chama a atenção dos clientes é a vitrine, por isso ela deve estar sempre muito limpa e organizada, isso vale tanto para uma loja de moda íntima, quanto para armarinhos que fornecem aviamentos.

Evite expor produtos demais e, caso a entrada da sua loja seja pequena, dê preferência ao acesso dos clientes, aumentando a porta, e faça com que o interior da sua loja seja uma grande vitrine.

Decoração

Ao pensar na decoração da sua loja, você deve considerar o tipo de produto que será vendido, assim como a identidade da marca e o perfil dos principais clientes. Dessa forma, o estilo decorativo de sua loja pode ser mais sóbrio e clássico ou mais moderno e irreverente. 

Cores

Um erro comum é usar tons fortes, diferentes das cores da marca, no interior da loja. Especialistas indicam mesclar cores neutras, como branco, bege e cinza, com as cores representativas da marca. 

Organização do espaço

É importante oferecer um ambiente confortável aos seus clientes e colaboradores. Na loja, deve haver espaço para que as pessoas possam circular tranquilamente, sem que tenham que esbarrar em produtos empilhados.

Tenha em mente que é mais importante oferecer um espaço agradável aos seus clientes do que encher as prateleiras e as vitrines da loja com produtos.

Conforto

Projetar o espaço da sua loja para oferecer mais conforto aos clientes é um recurso eficiente para agregar seriedade à marca e impulsionar as vendas. Itens como acessibilidade, climatização, iluminação, bons lugares para sentar, água e cafezinho valorizam muito o ambiente.

Os banheiros também merecem atenção especial: devem respeitar as normas da Vigilância Sanitária e estar sempre muito limpos.

 

3 – Tenha um comércio eletrônico

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), até o início da segunda quinzena de março deste ano, quando começaram as ações para conter o avanço do coronavírus, a média de abertura de comércios eletrônicos no Brasil teve um aumento de 400%, saltando de 10 mil para 50 mil ao mês!

Ainda segundo a associação, mais de 100 mil novas lojas já aderiram às vendas online e a moda é um dos setores que está em alta, junto com alimentos e serviços.


4 – Invista em collabs

Collabs são bastante comuns no mundo fashion. A palavra collab é o diminutivo de collaboration (colaboração, em português).

Uma collab é um tipo de parceria usada por vários segmentos que une personalidades, celebridades, influencers, marcas e outros, com o objetivo de oferecer produtos ou serviços diferentes para um determinado público, atingindo um número maior de consumidores.

Para evitar conflitos de interesses, antes de escolher um parceiro para fazer collab é fundamental que você conheça o seu público-alvo para, então, procurar parceiros que atendam a esse mesmo público.

A collab pode ser entre:

  • marca e marca – pode ser entre marcas de moda ou de outros segmentos, como beleza, tecnologia, gastronomia e outros. 
  • marca e pessoas – que podem ser músicos, esportistas, influencers; artistas e celebridades em geral, desde que representem uma inspiração para o seu público-alvo.

Como acabamos de ver, é um conjunto de ações que, quando implementadas, podem fazer com que as suas vendas deem um salto!

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