Como ganhar seguidores no Instagram: veja dicas valiosas

21 agosto, 2020


8 min (tempo estimado de leitura)

Existem algumas ações simples que podem ser aplicadas para ajudar você a ganhar mais seguidores no Instagram. Confira o post e saiba como isso pode ser feito!

O Instagram tem hoje cerca de 1 bilhão de seguidores e é acessado diariamente por mais de meio milhão de pessoas, o que faz dele a segunda rede social com mais engajamento no mundo, ficando atrás somente do Facebook.

É uma excelente rede social que compartilha conteúdos e oferece entretenimento através de stories, post no feed, e demais ferramentas da plataforma.

Portanto, com uma audiência deste tamanho, não restam dúvidas de que a plataforma pode ser muito útil quando se trata de divulgar marcas, produtos ou serviços.

Se você já pensou sobre como ganhar seguidores no Instagram, não deixe de ler o post até o final e confira dicas infalíveis para alcançar esse objetivo!

Dicas para ganhar seguidores no Instagram

Existem algumas pequenas ações que podem te fazer conseguir seguidores realmente interessados no que a sua marca ou empresa podem oferecer. Veja quais são elas!

1 – Capriche na biografia

A sua biografia no Instagram funciona como um cartão de visitas, pois é a primeira coisa que as outras pessoas veem ao acessar o seu perfil. 

Ela tem função de escrever resumidamente (em no máximo 150 caracteres) quem você é ou o que você faz. Para isso, o ideal é criar tópicos bem objetivos, que informam, por exemplo, o trabalho que desenvolve e o nome da empresa. 

Além disso, o Instagram também permite a adição de links. Então, se você tiver um site/blog, e-commerce ou canal no Youtube, coloque o link na sua Bio.

A simples ação de adicionar um link ao final da sua biografia, faz com que os visitantes tenham um primeiro contato com o seu trabalho e já pode resultar em alguns leads (clientes em potencial).

O Instagram só permite a inclusão de um link, mas caso você tenha a necessidade de colocar vários links na sua biografia, existe a opção de utilizar a Linktree, uma ferramenta que possibilita a divulgação de todos os seus perfis e sites no mesmo lugar.

 

2 – Faça postagens periódicas e frequentes

Outra dica para conquistar mais seguidores no Instagram é fazer, no mínimo, dois stories diários, todos os dias. Isso gera uma interação com as pessoas que já te seguem e leva à conquista de mais seguidores. 

Além disso, também é recomendável postar uma foto por dia com conteúdo de qualidade para chamar a atenção dos usuários da plataforma. 

Como o Instagram é uma rede social que tem formato de Feed, onde as publicações sobem e descem, é importante que a sua postagem se destaque em meio a tantas outras. 

Uma ação que costuma ter bons resultados para aumentar o número de seguidores, é utilizar enquetes, fotos e vídeos com um pouco de humor, pois isso costuma gerar uma boa interação.

Outra ideia é utilizar as cores da sua empresa nas postagens. Assim, é possível criar o chamado “efeito outdoor”, que leva o seguidor a associar uma ou mais cores à sua empresa.

 

3 – Utilize as hashtags (#) certas

Sim, usar hashtags é fundamental para conquistar novos seguidores no Instagram. Mas, a questão não é sair usando # o tempo todo, e sim saber em quais publicações elas devem ser utilizadas.

O máximo permitido por publicação é de 30 hashtags, mas você só deve usar as que têm a ver com o seu segmento de atuação. Assim, quando alguém procurar #vendadelingeries ou #vendamodaíntima, por exemplo, você será encontrado.

Porém, pessoas ou empresas mais influentes ou maiores vão usar o mesmo método das hashtags. Então, o que fazer? O jeito é ser criativo! Use hashtags que tenham a ver com o seu nicho, mas que sejam menos concorridas.

 

4 – Fazer lives

As lives são uma maneira bastante eficiente de interagir com seus seguidores ao vivo e conseguir curtidas. O Instagram notifica as lives para todos que seguem você e isso ajuda a atingir um número maior de pessoas.

Mas isso não significa que você deva fazer lives a todo momento! Faça uso dessa ferramenta no máximo uma vez por semana. E elas também não devem durar mais do que 1 hora.

Você pode usar, ainda, a função “caixa de perguntas” no story, para esclarecer dúvidas e responder às perguntas do seus seguidores.

Como atingir mais pessoas com as lives

Para alcançar um número ainda maior de pessoas, o ideal é fazer lives com convidados. Com essas “collabs”, o seu perfil também aparece para os seguidores do convidado. O mesmo vale se o convidado for você.

Outra alternativa é o mediabuy (compra de mídia), que consiste em pagar outros perfis, que sejam conhecidos e atuem no seu nicho, para divulgar você em publicações no feed ou nos stories.

 

5 – Buscar engajamento

Você sabia que os primeiros 20 minutos após a postagem ser feita são decisivos para que ela seja considerada relevante ou não? Por isso, é importante conseguir o máximo de interação possível neste período de tempo.

Entre 16h e meia-noite, o Instagram está mais ativo. Assim, um bom horário para postar no feed é entre 18h e 20h. Pode ter certeza de que isso vai contribuir para você ganhar mais seguidores no Instagram.

Você também pode criar um grupo no Whatsapp ou no “melhores amigos” do próprio Instagram para avisar o horário das postagens e pedir que eles curtam, comentem e compartilhem os seus posts.

 

6 – Interagir com as postagens

Procure responder o máximo de comentários que puder e faça isso com outra pergunta. Exemplos: “incrível, né?”, “o que você acha disso”?, “curtiu?”.

Interagir com outros perfis nas redes sociais, marcando pessoas nos stories (desde que tenha a ver com o contexto) também é uma forma de conquistar mais seguidores! Ao fazer a marcação, você aparece para os seguidores de quem foi marcado no Instagram e acaba alcançando mais pessoas.

Outra ação que dá resultado é usar as ferramentas novas que surgem no Instagram, já que, por serem novas, serão bastante divulgadas pela plataforma, alcançando ainda mais pessoas.

 

7 – Atraia seguidores relevantes para o seu negócio

É muito importante saber atrair seguidores relevantes para o seu negócio, ou seja, pessoas que se interessam de fato pelo seu perfil, marca ou produto. Pois, de nada adianta ter milhares de seguidores que não tem nada a ver com o seu objetivo. 

Uma dica valiosa para conquistar seguidores engajados, que se interessam pelas suas postagens e que consumam seu produto, é você seguir as pessoas que seguem as autoridades do seu nicho. 

Por exemplo, se você vende lingerie, siga perfis de pessoas que seguem marcas renomadas ou concorrentes desse mesmo nicho. 

Uma boa forma de chamar mais atenção, é curtir três fotos do perfil que você acabou de seguir. Isso despertará a curiosidade e fará a chance aumentar dessa pessoa te seguir de volta.

Coloque em prática essas dicas e você vai conquistar muitos seguidores reais para o seu perfil do Instagram!

Agora, que tal aproveitar e conferir outros conteúdos do blog? Clique aqui e veja como lucrar vendendo lingeries.

 Como ganhar seguidores no Instagram: veja dicas valiosas


Deixe um comentário