mulher segurando placa com o símbolo do Instagram, em referencia ao conteúdo de como vender pelo Instagram

Como vender pelo Instagram: confira nossas dicas essenciais

29 junho, 2021


8 min (tempo estimado de leitura)

O Instagram pode ser uma ótima ferramenta de vendas. Quer saber como vender pelo Instagram? Confira nossas dicas neste conteúdo!

O Instagram é uma das redes sociais mais famosas do mundo, e conta com cerca de 1 bilhão de perfis ativos na plataforma. Ou seja: tem muita gente lá! Mas e a sua marca, também está no Insta?

Caso ainda não esteja lá, saiba que você está perdendo uma ótima oportunidade de conquistar ainda mais clientes, expor o seu trabalho para muita gente e posicionar sua marca no mercado.

Mas não pense que para vender nas redes sociais basta postar algumas fotos dos produtos e esperar a mágica acontecer. É preciso muito trabalho, para criar um perfil atrativo e que atinja o objetivo.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo, com várias dicas de como vender pelo Instagram, aproveitando as ferramentas que a rede social oferece, confira!

 

Tenha um perfil comercial

Desde 2016, o Instagram permite que empresas utilizem uma versão do aplicativo que conta com mais recursos do que os disponíveis para um perfil pessoal. Trata-se da conta comercial. 

Esse tipo de perfil conta com ferramentas como o Instagram Ads, que permite a realização de anúncios na rede social para que seu perfil atinja um público maior e mais focado. Também é possível inserir botões interativos, bem como acompanhar suas métricas e resultados. Com isso você entenderá o que está funcionando ou não na sua estratégia de divulgação, e pode otimizar sua execução. 

Além disso, é possível utilizar o Instagram Shopping, uma espécie de loja, onde os produtos são cadastrados.

Mas só contar com um perfil comercial não é tudo: é preciso que ele seja bem organizado. Tenha informações relevantes e interessantes na biografia, como o seu endereço, seu contato de Whatsapp para atendimento ao cliente e uma breve descrição dos produtos que oferece.

Pense no seu perfil como se ele fosse a vitrine da sua loja física: é preciso que ele seja atrativo para conseguir mais seguidores, e consequentemente, mais clientes

celular com Instagram aberto, representando perfil comercial

 

Invista em fotos e vídeos para o feed

Atualmente, o Instagram conta com uma série de recursos, como stories, reels e IGTV. Porém, não podemos esquecer do feed! 

Quando se trata de vender, é preciso que as fotos sejam de qualidade, bonitas e bem produzidas. Não estamos falando de encher a foto de efeitos, ok? Mas, quando ver a foto do seu produto, o usuário precisa sentir vontade de conferir a legenda, visitar o perfil e comprar o item.

Para isso, invista na produção de boas fotografias e seja criativo! Pequenos elementos podem funcionar como o cenário. E a iluminação utilizada influencia muito no resultado final. Outro ponto que deve ser considerado é: que tipo de experiência você quer passar ao seu seguidor, quando ele visualizar o seu perfil? 

Se você possui, por exemplo, uma loja de roupas voltada ao estilo mais delicado e romântico, suas fotos também precisam remeter a isso, não é mesmo?

Mas nem só de fotos é feito o feed. Você também pode apostar na publicação de vídeos. Neste ponto, a nossa dica é abusar da sua criatividade. Use fotos e vídeos de modelos vestindo as peças, manequins, das peças dobradas, de alguns detalhes, bastidores do processo produtivo, aproveite os “memes” que estão em alta naquele determinado momento, enfim, são muitas possibilidades.

imagem de mulher loira fotografando um par de calçados

 

Atenção as legendas das publicações

No último tópico, falamos sobre a importância de investir em boas fotos e vídeos para o feed. Mas, apesar de o Instagram ser uma plataforma voltada às imagens, não significa que os textos não merecem atenção. 

Quando for realizar as publicações, dê muita atenção também as legendas. Imagine que vamos postar um conjunto de moletom. Além de uma boa foto, é importante que a legenda contenha informações sobre o produto, como tamanhos, cores disponíveis e valores, por exemplo. 

 

Instagram Shopping

Citamos no primeiro tópico que o Instagram Shopping é uma das ferramentas que podem ser utilizadas pelas contas comerciais. Ela serve como uma loja no Instagram, onde você pode cadastrar seus produtos.

Depois que o seu produto está cadastrado, quando você postar uma foto em que o produto aparece, é possível colocar uma marcação na imagem, como uma “tag”, indicando o valor do produto. Assim, quando o usuário clicar, será direcionado para a página do produto em seu site.

tela do celular mostrando o Instagram Shopping. Usar a ferramenta é uma das dicas de como vender pelo Instagram

 

Como vender pelo Instagram: Esteja presente nos stories

O stories é uma ótima ferramenta para marcar presença no Instagram. Além disso, é uma boa opção para manter contato com seus seguidores e clientes.

Você pode gravar momentos do dia a dia da confecção, fazer enquetes, abrir caixinhas de perguntas para entender quais são as principais dúvidas dos seus seguidores, bater um papo com os seguidores, contar novidades… enfim, as possibilidades são inúmeras. 

Os stories contam com diversas ferramentas, para gravação de vídeos, efeitos em fotos, criação de testes, enquetes e perguntas. Explore essa ferramenta e esteja presente, para que você crie uma conexão cada vez mais forte com seus clientes e mantenha-os engajados com a marca. 

 

Responda as mensagens na DM

DM é a sigla para Direct Messages, ou seja, a caixa de mensagens do Instagram. É por lá que os seus seguidores podem entrar em contato com sua empresa. Portanto, esteja atento, e responda sempre que receber um contato. Nas redes sociais, um bom atendimento ao cliente também é essencial, e essas conversas podem acabar virando negócios. Ou seja, é mais uma dica importante de como vender pelo Instagram.

duas pessoas, de costas, mexendo no celular, em um fundo azul e rosa

 

Como vender pelo Instagram: Invista em live shops

Essa é uma tendência crescente entre os perfis de lojas e confecções nessa rede social. Funciona da seguinte forma: o perfil organiza uma live que serve como um desfile de vendas. Então, os clientes que estão acompanhando ficam de olho nas peças, e quando se interessarem por algo, mandam uma mensagem solicitando a compra. 

Durante o planejamento da sua live shop, considere a possibilidade de utilizar influenciadores digitais, que sejam relevantes para sua marca. Pense em pessoas que tenham representatividade no meio digital e influência direta sob seu público-alvo. Isso pode ajudar a trazer um número maior de espectadores, que sejam realmente compradores em potencial de seus produtos, durante o evento. 

Essa é uma ótima alternativa, pois permite vender para muitas pessoas em um curto espaço de tempo, o que talvez não seria possível na loja física, muito também em função das mudanças da pandemia da COVID 19

duas telas mostrando lives no Instagram, as live shop são mais uma dica de como vender no Instagram

 

Essas são as nossas principais dicas de como vender pelo Instagram. É essencial que você mantenha seu perfil organizado e atualizado, e explore os recursos da plataforma. Lembre-se que, assim como na sua loja física, na internet você precisa aprimorar seus conhecimentos em atendimento e proporcionar uma experiência incrível para o seu cliente. Para isso, conte com nosso e-book gratuito sobre vendas consultivas

 

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imagem de um celular, com o Instagram da Zanotti aberto, seguir o perfil é uma da dicas de como vender no Instagram


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