renda da Zanotti em tom azul, perfeita para a confecção de lingerie sofisticada

Como usar a renda para criar uma lingerie sofisticada

25 junho, 2021


7 min (tempo estimado de leitura)

A renda é um material super versátil e perfeito para criar uma lingerie sofisticada. Confira nossas dicas neste conteúdo!

Quem não gosta de uma bela lingerie de renda? Esse tecido tem o poder de trazer sofisticação, beleza e sensualidade às peças. Além disso, também pode dar um toque romântico à produção.

Afinal, a renda é um daqueles tecidos que despertam a paixão à primeira vista. Ela cria efeitos incríveis na lingerie e com a aplicação certa, deixa as peças ainda mais especiais. 

O nicho de moda íntima permite a confecção de peças com variados estilos e modelos. Basta usar a criatividade para ter uma coleção linda e que atenda a todos os gostos. 

Com a pandemia do COVID 19, o mercado de moda íntima, assim como os demais, sofreu grandes impactos, consequência da mudança de comportamento dos consumidores. Com isso, o conforto e a praticidade ganharam ainda mais evidência. 

Mas isso não quer dizer que as peças precisam ser simples e básicas, ok? É possível aliar conforto, beleza e sofisticação em uma lingerie. Por isso, preparamos esse conteúdo com as dicas que você precisa para saber como usar a renda na confecção de lingeries sofisticadas!

 

Como é feita a renda?

Vamos começar o conteúdo entendendo melhor sobre o material que estamos falando. Afinal, o que é uma renda? Trata-se de um tecido fino com desenhos bordados feitos à mão ou por máquinas. Existem várias técnicas de fabricação, entre as mais comuns estão a renda de bilros, de agulha e Jacquardtronic.

A renda de bilros tem origem açoriana, e é feita com vários fios ligados a peças de madeiras, chamadas de bilros, que ajudam no trançar. A rendeira (o) prende o padrão de desenho com alfinetes sobre almofadas e depois cruza os fios fazendo torções e dando voltas nos alfinetes para formar o desenho da renda. É um processo totalmente artesanal.

Já a renda de agulha, é a mais popular, feita com laçadas em um único fio que está com uma extremidade presa na agulha e a outra presa em uma base. A renda é feita, com pontos simples ou complexos, sobre um desenho preso com pontos a um tecido mais encorpado. Com as laçadas é possível reproduzir um padrão ou um desenho já pré-estabelecido. Quando a renda fica pronta, cortam-se os pontos que a prendiam ao tecido.

Sobre a técnica de fabricação Jacquardtronic, por volta de 1800 o mecânico John Heathcoat na Inglaterra, depois de observar o movimento dos dedos de uma rendeira enquanto trabalhava, deu os primeiros passos no desenvolvimento de uma invenção que fabricaria rendas mecanicamente.

Em paralelo a isso, o mecânico francês Joseph-Marie Jacquard inventou um tear que criava desenhos belíssimos em tecidos, chamados de Jacquard. Com o passar dos anos, o mecanismo de Jacquard foi sendo adaptado para fabricar modelos específicos de renda. Anos depois, nós temos as rendas Jacquardtronic, feitas através de máquinas, cada vez mais delicadas e com qualidade. 

dois modelos de renda usados para confecção de lingerie sofisticada

A renda é um material super versátil, podendo ser usado em diversas aplicações e modelos de peças diferenciadas. Mas como utilizá-la na criação de peças sofisticadas? Confira nossas dicas nos próximos tópicos.

 

Uso de rendas nos detalhes

A renda pode fazer uma grande diferença, mesmo quando aplicada apenas em alguns detalhes. Você pode colocá-las em pontos estratégicos que destacam as curvas femininas, criando uma peça delicada e sexy ao mesmo tempo.

Onde aplicar? Nas laterais das calcinhas ou apenas na parte frontal, em alças de sutiã ou alças dorsais de body, na altura do ombro nos robes ou apenas nos decotes, por exemplo.

mulher vestindo lingerie sofisticada branca com aplicação de renda nos detalhes

Aplicada sobre tecidos finos ou lisos

Outra sugestão de aplicação da renda é sobre tecidos mais finos, ou em cores lisas. É o jeito perfeito de complementar as peças! O resultado é a criação de uma lingerie harmoniosa, bonita e com toque clássico. 

quatro mulheres vestindo lingerie sofisticada com aplicação de renda sobre tecidos finos

Renda como destaque para uma lingerie sofisticada

A renda pode ser a grande estrela da sua peça quando você busca criar uma lingerie sofisticada. Como personagem principal da lingerie, ela amplia a área de transparência da peça, com um toque de sensualidade e elegância na medida certa.

Além disso, quando usada em quantidade maior, seus desenhos dão a sensação de se conectarem com a pele, criando um efeito artístico encantador.

homem e mulher usando lingerie. A mulher esta usando uma lingerie sofisticada que tem a renda como destaque

Peças inteiras de renda

Essa é outra ótima opção de como usar a renda na hora de criar uma lingerie sofisticada. Os bralletes são sutiãs feitos inteiramente de renda. Normalmente eles não tem bojo nem aro, possuem base mais larga e comprida, parecida com um cropped. Esse modelo pode trazer muita sensualidade, romantismo e sofisticação, a depender da renda escolhida. 

Falando em peças inteiras de renda, você também pode optar pela confecção de calcinhas. Os modelos maiores como caleçon, boy short e shorts são perfeitos pois deixam a renda em evidência. 

Outra sugestão muito bacana é investir na venda de conjuntos. Opte por peças com um diferencial, perfeitas para ocasiões especiais.

imagem de mulher com lingerie sofisticada, composta por uma peça inteira de renda

Como escolher a melhor renda para uma lingerie sofisticada?

Na hora de escolher a renda para a confecção da lingerie, é essencial verificar sua composição, para garantir a qualidade do produto final. Como se trata de peças de moda íntima, você precisa optar por materiais que não machucam nem pinicam a pele. Afinal, além de linda a lingerie precisa ser confortável.

Outro ponto que você precisa considerar é o local onde a renda será aplicada. Assim, você sabe se o material precisa de mais ou menos elasticidade para obter o caimento perfeito, por exemplo.

Conheça a linha de rendas da Zanotti

Aqui na Zanotti trabalhamos com uma linha de rendas largas e estreitas que tem garantia de qualidade e alto valor agregado. São mais de 15 modelos disponíveis, em uma grande variedade de cores, desenhos e estilos.

imagens com 10 diferentes modelos de renda da Zanotti, perfeitos para  a confecção de lingerie sofisticada

E aí, gostou das dicas para criar uma lingerie sofisticada? Acompanhando o nosso blog, você fica por dentro das principais tendências do mercado têxtil. Para saber mais sobre nossa linha de rendas, entre em contato conosco ou acesse o nosso catálogo digital 2021 atualizado para conferir todos os modelos disponíveis!


Deixe um comentário