criatividade

5 playlists do Spotify para estimular a criatividade

3 abril, 2019


4 min (tempo estimado de leitura)

Trabalhar com criatividade não é fácil! Apesar de pesquisarem tendências a todo instante e captarem inspirações a qualquer momento, não é sempre que os criadores de conteúdo estão motivados a produzir. Essa ausência temporária de ideias tem até nome: a síndrome da página em branco.

Em alguns casos, ela chega a ser desesperadora. Se você é um estilista, sabe que tem de cumprir seus próprios prazos ou os de clientes para que tudo saia conforme o planejado, sem atrasos que possam comprometer a execução de uma coleção de moda.

Quando a inspiração resolve passar longe, o melhor a fazer é manter a calma! O estresse só vai piorar a sensação de impotência. Nossa dica é lembrar que isso acontece com todo mundo – até com pessoas que são consideradas gênios em suas áreas de atuação. Nosso Chico Buarque, por exemplo, um dos maiores letristas do mundo, só entregou os versos da música de abertura de Anos Dourados após o fim da minissérie na TV. A canção, que tinha melodia de Tom Jobim, estreou somente com a versão instrumental porque Chico não tinha encontrado inspiração a tempo para criar a música que, mais tarde, se tornou um clássico da MPB.

E por falar em música, ela pode ser uma grande aliada para estimular a criatividade. Palavra de especialista: um estudo realizado pelos pesquisadores Simone Ritter e Sam Ferguson, da Universidade de Tecnologia de Sidney, na Austrália, concluiu que uma playlist alegre pode aguçar o pensamento divergente, que nos faz pensar de maneira incomum, gerando mais ideias criativas para solucionar algum problema. A própria ciência já comprovou que a música afeta a maneira como o cérebro funciona.

Que tal fazer o teste quando surgir aquele branco? Para te ajudar, separamos 5 playlists do Spotify com músicas para estimular o seu talento. Confira agora:

Pop virou clássico

Se você curte o estilo clássico, mas não é muito fã de Bethoven ou Vivaldi, vai amar essa lista de músicas pop executadas por orquestras em versão instrumental. Tem desde Lorde e Taylor Swift a Beatles.

Creativity Boost

De acordo com o próprio Spotify, essa playlist, composta por faixas artísticas e inovadoras, é capaz de causar uma explosão de inspiração.

Brain Food

A playlist Brain Food, que tem o nome traduzido ao pé da letra como “Alimento para o Cérebro”, tem músicas escolhidas a dedo para deixar o cérebro a mil, essa seleção é indicada para atividades que exigem bastante concentração.

Deep Focus

Com músicas mais calmas, essa lista é especial para quem deseja que a música atue apenas como coadjuvante, um elemento à parte que estimule sem chamar a atenção. Excelente para leituras e processos criativos.

Wake Up Happy

Já que mencionamos que músicas felizes são ótimos gatilhos de criatividade, encerramos com a lista “Wake Up Happy”, seleção feita pelo Spotify em parceria com o psicólogo David M. Greenberg. Os critérios para selecionar as canções foram a positividade nas letras e a suavidade das melodias.

Curtiu a lista? Conta para a gente nos comentários!

E se você quer mais inspiração ainda, que tal conhecer o nosso Trendbook 2020/21? Ele contém todas as informações que você precisa para criar coleções incríveis para as próximas temporadas. Para fazer o download gratuito e conferir todas as nossas dicas e um editorial com super tendências, acesse o botão abaixo.

zanotti-2019-trendbook-20e21-blog-banner

Para ficar por dentro das novidades em fitas elásticas, renda, fitas de cetim e acabamentos para moda íntima, moda praia e moda fitness, faça parte da lista de transmissão da Zanotti e saiba tudo em primeira mão através do WhatsApp.

Quero receber novidades pelo WhatsApp

Saiba mais:

Conheça as macrotendências do Trendbook Sweet Dream

Descubra como é a feita a pesquisa de tendências

Conheça nossa cartela de cores para a Primavera/Verão 2019/20


Deixe um comentário