Criação de moda: saiba mais sobre o processo e viabilidade de mercado

16 maio, 2025
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A criação de moda não é apenas um trabalho que demanda a criatividade do estilista. Na verdade, ela envolve um conjunto de etapas que não são expostas aos consumidores finais, mas são essenciais para o sucesso da coleção.

Tudo o que você vê nas lojas e o que têm em seu armário passou por esse processo de criação e é sobre isso que vamos falar nessa matéria de blog. Então, quer saber mais como funciona e aplicar isso na empresa em que trabalha? Continue a leitura!

Criatividade versus viabilidade

Desde as diferentes formas de se usar um mesmo acessório ao retorno de uma moda que fez sucesso antigamente: tudo isso surge pela materialização de um conceito criado pelos estilistas. E sabemos que para criar, é preciso sempre se renovar e ficar de olho nas tendências que surgem a cada dia.

Então, pode ser que um simples passeio a um museu ou ponto turístico dê início a uma coleção, assim como o comportamento da sociedade ou um filme, inspire o designer a criar as roupas que você usa diariamente.

Mas, todas essas ideias, antes de se transformarem em prática, passam por um longo trabalho de análise, pesquisa, viabilidade econômica e, principalmente, de mercado. Afinal, tudo que nós criamos tem como objetivo satisfazer o desejo ou a necessidade dos consumidores. Então, entender o que o público quer é essencial.

Como funciona a criação de moda?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como a moda está em constante transformação, os estilistas devem estudar a necessidade daquela coleção para o mercado, se ela realmente atende ao que os consumidores precisam e desejam. Logo após, existem outras etapas que envolvem diversas pesquisas, definições e, por fim, a produção.

Para que todos os passos sejam cumpridos, devemos fazer um planejamento e um cronograma de atividades. Como as coleções são lançadas estrategicamente para as diferentes estações, é importante estabelecer prazos para que o trabalho não atrase e os produtos vendam exatamente no momento em que seus consumidores estão procurando ou precisando.

Quais são as etapas da criação de moda?

Pesquisa de mercado

Primeiramente, dois fatores são essenciais para a pesquisa de mercado: o público-alvo e os concorrentes. De início, é necessário saber: criar para quem a nova coleção? Para isso, podemos analisar o que os consumidores necessitam e desejam comprar. Portanto, essa análise vai muito além de definir se o público é feminino, masculino ou infantil.

A equipe de criação deve segmentar os grupos de compradores, pesquisando a idade, hábitos de consumo, perfil, estilo de vida e poder de compra. Nesse sentido, o comportamento dos consumidores é que dará significado à coleção e, entender tudo isso facilita o desenvolvimento e direcionamento dos produtos.

Após a definição de público, deve-se partir para a análise de concorrentes. É preciso observar o que as outras empresas do setor estão criando, o que teve aceitação do público, o que não teve e quais os conceitos trabalhados por eles. Partindo dessa análise, toda a equipe consegue reunir informações necessárias para criar algo diferente e estrategicamente positivo para a marca.

Pesquisa de tendências na criação de moda

Em seguida, analisar as tendências é um processo de pesquisa muito importante para o desenvolvimento dos produtos. Apesar de a ideia ser a criação de algo novo, o estilista deve considerar o que está na moda, o que as pessoas estão gostando de usar. Assim, pode-se levar em consideração conceitos e adaptar essas tendências, sejam elas cores, modelos, texturas, cortes ou estampas.

Por isso, essa etapa também envolve a análise de comportamento e pode ser feita através de conversas com os clientes atuais ou potenciais, análises de catálogos de concorrentes e ver o que estão usando nas ruas, blogs, revistas e sites de moda.

A partir disso, os responsáveis por essa pesquisa saberão o que levar das antigas coleções para os novos produtos, fazer previsões de quais serão as novas tendências e como trazer isso para a identidade da marca.

Definição de conceito

É nessa etapa que entra a criatividade do estilista. Isso porque ele deve criar um tema para a sua coleção, que guiará toda a equipe de criação, produção e comunicação. Dessa forma, as inspirações podem variar, sendo algo totalmente moderno, antigo, baseada em algo que ele viveu, ou algum acontecimento, um artista plástico e até fotografias.

Por essa razão, deve-se coletar e integrar as informações e elementos que o estilista deseja ter nos produtos, para criar algo harmonioso e original, mas que tenham relação com a marca e os clientes.

A partir disso, podemos criar um quadro de inspirações, onde são colocadas todas as referências e exemplos de modelagens necessárias para o desenvolvimento dos modelos e croquis. Assim, também podemos definir as cores, estampas, tecidos e aviamentos que serão utilizados.

Análise de viabilidade mercadológica

Esta etapa é tão importante quanto a criação do conceito do produto. Antes de criar peças-piloto, é necessário analisar se aquela coleção é economicamente viável de se produzir. O custo de produção da peça se baseia não apenas no tecido e elementos que a compõem, mas também no tempo e trabalho para produção.

A partir desse valor, a equipe define qual será o preço de venda do produto e ele deve ser compatível tanto com o valor médio de produto da marca, quanto com o poder de compra dos potenciais clientes.

Nessa etapa, construimos uma ficha técnica de toda a composição do produto para que ela seja aprovada, ou seja, retirada da coleção. Essa análise demanda muito estudo e pesquisa, pois o sucesso da coleção depende disso. Além disso, pesquisas tecnológicas também são necessárias, pois a cada dia surgem novos tecidos, mais baratos ou mais caros, que podem atender os consumidores.

Produção e divulgação

Em seguida, após a aprovação econômica da coleção, podemos desenvolver as modelagens e as peças pilotos. Os ajustes são feitos no corpo do modelo e assim, parte-se para a produção de toda a coleção. Com a coleção pronta, a equipe de marketing e comunicação começa a atuar na divulgação.

Por fim, trabalhamos com os catálogos, conceitos de campanha e materiais para divulgação. Também se deve fazer uma pesquisa sobre como atingir os potenciais clientes, quais os canais de comunicação e linguagem.

A criação de moda é um processo longo e as pesquisas compõem a maior parte do planejamento. Todas essas etapas são essenciais para que se tenha um resultado positivo, tanto econômico quanto criativo, atendendo ao nicho de mercado em que a marca está inserida, seja ele comercial ou conceitual.

Agradecemos por ler até aqui e esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e tendências de moda.

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