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O passo a passo para criar a equipe de vendas ideal para o mercado da moda

4 novembro, 2019


5 min (tempo estimado de leitura)

O mercado da moda é extremamente competitivo – a gente sabe disso. É por essa razão que você sempre encontra, no nosso blog, conteúdos desenvolvidos para te ajudar a gerir melhor o seu negócio e faturar mais. Dessa vez, vamos falar sobre como criar a equipe ideal de vendas para esse segmento.

Para aumentar as vendas de um empreendimento, nada é tão eficiente quanto uma equipe de vendedores motivados e especializados, capazes de solucionar os problemas dos clientes e entender suas necessidades, refletindo na produtividade e nos resultados da empresa. Mas não é nada fácil montar um time com todas essas qualificações. Por isso, preparamos esse guia com dicas especiais para você formar a equipe dos sonhos! Continue a leitura!

 

1. Aposte na qualificação

A construção de uma equipe de vendas ideal tem início já na seleção dos futuros representantes. A formação escolar e a experiência profissional são pontos importantes para serem avaliados, mas não podem superar o empenho e a vontade do interessado de integrar a equipe de vendas da sua empresa.

Depois de selecionar os candidatos, inicie o treinamento da equipe, para que ela conheça o seu negócio, o mercado em que vai atuar e entenda os valores agregados do seu produto. Outro ponto importante: os vendedores precisam ser os primeiros clientes de uma marca. Incentive-os a consumirem o que irão vender, para que eles entendam as dificuldades dos clientes e consigam contornar todas as objeções que possam ser apresentadas pelos compradores.

O passo a passo a seguir pode servir como um manual para direcionar um treinamento eficiente para os novos contratados:

1. Sempre que alguém passar a integrar o time de vendas, compartilhe informações sobre a empresa, mostre os produtos que são vendidos e explique sobre os seus diferenciais.

2. Os novos vendedores devem acompanhar os vendedores mais antigos para entender como funciona todo o processo de vendas da marca.

3. Invista em treinamentos iniciais longos, para deixar o representante mais seguro, e evitar erros como abordagens inadequadas.

4. Ouça o seu vendedor individualmente e com frequência, entenda suas expectativas e conheça suas habilidades, para incentivá-lo a desenvolvê-las cada vez melhor.

5. Faça simulações de atendimento presencial e por telefone antes de enviar os novatos à campo.

 

Lembre-se: para atuar nesse mercado, o vendedor precisa ter afinidade com o mundo da moda e estar ciente da velocidade com que as tendências vêm e vão.

 

 2. Uma boa estratégia é fundamental

Não tem jeito: em qualquer área, planejar é essencial. No setor de vendas, um bom planejamento é capaz de superar impedimentos e otimizar os fechamentos de negócios, evitando que sua equipe fique patinando sem rumo em frente às dificuldades do mercado. O processo de vendas deve ser bem estruturado, deixando claro quais são os objetivos e metas do ano, qual o perfil de cliente que deve ser buscado e quais os valores e diferenciais da marca. Também é importante criar um manual orientando como devem ser realizadas as abordagens e o acompanhamento dos clientes e prospects, e quais as atividades pós-vendas que devem ser realizadas – são elas que irão aumentar as taxas de retenção e colocar sua empresa em outro patamar.

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3. Incentive e reconheça os esforços

Nada mais frustrante para um vendedor do que não ter seu trabalho reconhecido. Afinal, sem ele a empresa não lucra. Mantenha-se próximo da sua equipe e acompanhe o desempenho de cada um dos vendedores de perto, orientando, elogiando os acertos e recompensando nos momentos adequados. Agir dessa forma fortalece o comprometimento de todos com os resultados. É muito importante também definir uma liderança, que ficará responsável por delegar tarefas, manter a disciplina e auxiliar na resolução de problemas, buscando a alta performance.

 

4. Invista em softwares de automação

Para ganharem mais tempo e agilidade e atenderem melhor seus clientes, os vendedores precisam ter à disposição ferramentas como um sistema de gestão de pedidos online. Essas ferramentas garantem uma equipe mais produtiva, e facilitam o controle e organização das informações de cada cliente.

E então, preparado para colocar todas essas dicas em prática e criar a equipe de vendas ideal para o mercado da moda? Com vendedores motivados, seus resultados ficarão acima da média. Se sua marca ainda é pequena, faça pequenos ajustes dentro das suas possibilidades, mas mantenha todas essas dicas no seu radar, para implementar assim que possível.

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