Entenda a real necessidade do cliente: essa será a grande evolução da sua empresa

Entenda a real necessidade do cliente: essa será a grande evolução da sua empresa

2 junho, 2020


5 min (tempo estimado de leitura)

Se você trabalha com vendas, precisa estar consciente de que atender à necessidade de um cliente não é um lance de sorte, mas o resultado de como você lida para alcançar a satisfação deste comprador. Acompanhe o post e saiba de que forma você deve agir para, de fato, satisfazer as necessidades dos seus clientes!

Compreender as necessidades do cliente é essencial para que uma venda seja realizada com sucesso. Durante muito tempo, para ser considerado um vendedor bastava ser comunicativo, ter uma boa conversa, usar frases de efeito e conhecer bem o produto comercializado. Porém, o mundo das vendas mudou muito nos últimos anos!

Continue a leitura e descubra quais são as características que um vendedor precisa ter para atender de modo realmente eficiente as necessidades dos seus clientes!

A importância de entender as demandas dos clientes

As novas tecnologias e o advento da internet (com destaque para as redes sociais) mudaram a forma como nos relacionamos e isso também inclui as relações comerciais. Hoje, as pessoas têm acesso a uma infinidade de informações de modo rápido e cômodo, sem sair de casa, com o simples uso de um computador, tablet ou smartphone.

Hoje, para que o profissional de vendas atinja suas metas, ele precisa ter argumentação segura, credibilidade e agilidade no atendimento, mas, além disso, ele também precisa ter uma boa capacidade investigativa.

Prossiga a leitura e confira 4 dicas que vão te ajudar a satisfazer as reais necessidades de seus clientes e contribuir para que você possa alcançar mais sucesso nas suas vendas!

1 – Faça perguntas abertas ao seu cliente

Primeiramente, vamos à definição de “pergunta aberta”. Enquanto uma pergunta fechada é aquela que pode ser respondida somente com um sim ou não, a pergunta aberta dá margem para que o cliente emita opiniões e dê explicações.

Sempre que puder, faça perguntas que possibilitem a sua aproximação com o cliente. Como já foi dito, é fundamental conhecer as necessidades, as preferências e as expectativas dele para que a experiência de venda seja assertiva e satisfatória.

2 – Mantenha foco no que é realmente importante

Observe com atenção as informações que o cliente compartilhou com você, pois isso vai te dar subsídios para criar um discurso de venda eficiente, com bons argumentos. Procure memorizar bem as informações que o cliente passar.

O auxílio de um software para gerenciar o processo de vendas, por exemplo, é muito útil e vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas. Através dessas informações que você obterá de seu cliente e com o auxílio de um sistema informatizado fica fácil montar um banco de dados e conhecer melhor o perfil de cada consumidor que efetuou compras na sua empresa.

3 – Saiba como captar e usar informações relevantes

Não, nós não estamos falando daquelas pesquisas de opinião, onde o cliente dá uma nota de zero a dez para avaliar a qualidade do atendimento. Esse tipo de pesquisa também é importante, mas, nesse caso, precisamos saber como captar informações e gostos dos nossos clientes antes de finalizar o atendimento. 

Para, de fato, realizar uma venda satisfatória, que realmente atenda aos anseios do cliente, é preciso estar atento para absorver as informações mais relevantes, que servirão de subsídio para uma experiência de negociação positiva. Por exemplo, preste atenção se o seu cliente falar qual é a cor favorita dele, qual o seu seu estilo de vida… Tudo isso pode ajudar na hora de vender. 

4 – Incentive o seu cliente a falar sobre ele

É preciso entender que, quanto mais o cliente falar sobre ele, mais fácil será satisfazer a sua necessidade de compra. É interessante que ele fale sobre quais são os seus sonhos, objetivos de vida e assim por diante. 

Pode estar certo de que as melhores vendas ocorrem quando o vendedor consegue uma conexão com o cliente, de modo que possa compreender suas reais necessidades e desejos.

Desse modo, todos ganham, pois o cliente fica satisfeito com sua experiência de compra – o que ajuda a conquistar a sua fidelização -, a empresa lucra com a venda e você, como vendedor, se destaca pela eficiência na negociação do produto ou serviço.

Portanto, esteja sempre atento ao seu cliente, incentive-o a falar sobre suas necessidades e desejos para que possa conhecê-lo melhor e, assim, ter capacidade de oferecer a solução mais adequada. Aplique estas dicas na sua negociação com os clientes e perceba como os resultados começarão a ser cada vez mais positivos para você e a empresa!

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