upcycling

Upcycling no mundo da moda

25 fevereiro, 2019


2 min (tempo estimado de leitura)

Sabe aqueles retalhos que sobram após o corte de uma peça? Eles formam um volume de resíduos muito grande – mesmo uma confecção com produção altamente eficiente pode chegar a desperdiçar até 20% dos tecidos.

upcycling-2

Por bastante tempo, essas sobras eram descartadas ou incineradas sem que houvesse um reaproveitamento. O desperdício foi reduzido quando muitas indústrias passaram a utilizar os resíduos do setor têxtil para criar novos itens, reutilizando de forma sustentável essa matéria-prima que seria normalmente rejeitada.

Inspiradas nesse processo conhecido como upcycling, algumas marcas estão desafiando a criatividade e desenvolvendo peças de roupas com esses retalhos, que podem medir de 10 cm a 30 cm. Conheça agora marcas que adotaram esse processo e inspire-se para criar!

Zero Waste

De Nova York, a Zero Waste recolhe, em média, 3 toneladas de tecido residual para desenvolver as peças da marca especializada em upcycling. Em uma espécie de patchwork moderno, os retalhos viram calças, camisetas e bermudas superestilosas e com design moderno.

upcycling-3

Conheça mais sobre moda sustentável e como aplicá-la

Reet Aus

Para produzir as coleções da marca que leva seu nome, a estilista Reet Aus utiliza como matéria-prima os tecidos descartados por fábricas que produzem em escala industrial para as fast fashion. Suas criações de upcycling usam 70% menos água e 64% menos energia em cada peça, diminuindo quase pela metade a produção de resíduos. Os itens da Reet Aus costumam ser mais caros do que os praticados pelos grandes varejistas – a mão de obra se torna mais complexa, já que unir os retalhos é uma tarefa mais demorada.

upcycling-4

Christopher Raeburn

As sobras obtidas com a produção dos uniformes do exército inglês são materiais preciosos para o estilista Christoper Raeburn. Os tecidos descartados (inclusive o de paraquedas) se tornam roupas e acessórios práticos para homens e mulheres.  A iniciativa, aliás, transformou o jovem designer em referência eco-friendly.

upcycling-5

Por ano, o Brasil descarta cerca de 175 mil toneladas de sobras têxteis – apenas 15% são remanejadas para se transformarem em novos produtos. É muita coisa! Além de demorar muito tempo para se decompor, essas sobras intoxicam o solo e a água.

E na sua confecção, como funciona o descarte dos retalhos? Unindo criatividade com um olhar apurado, é possível reaproveitar esse material em novas peças para atender seus consumidores. Se você quer saber mais sobre moda e sustentabilidade, acesse nosso artigo sobre o tema e aplique um propósito à sua empresa. 

 


Deixe um comentário