Planejamento empresarial dentro de uma empresa

Planejamento empresarial: como fazer o da sua empresa!

18 fevereiro, 2022


9 min (tempo estimado de leitura)

Entenda porque o planejamento empresarial é essencial para o sucesso da sua empresa e aprenda a montar o seu! Saiba mais!

O avanço das tecnologias e o surgimento de novas e modernas estratégias de negócios podem ter um grande impacto no sucesso de uma empresa. Porém, existe um outro fator fundamental, que muitas vezes é negligenciado: a construção do planejamento empresarial! 

Ter um planejamento é muito importante para organizar e implementar ações. Além de ter o controle do orçamento e evitar surpresas desagradáveis, por exemplo. Pensando na importância desse assunto, preparamos um conteúdo completo para te ajudar a fazer o planejamento empresarial da sua empresa.  

equipe fazendo planejamento empresarial para o ano

O que é um planejamento empresarial?

O planejamento empresarial é uma ferramenta ou conjunto de ações que a empresa pode usar para ter uma gestão mais eficiente do seu negócio. 

A partir do planejamento é possível prever cenários, traçar metas e objetivos, definir estratégias eficientes e assertivas. Isso contribui para o desenvolvimento saudável e para o crescimento do negócio.

Desta maneira, a empresa antecipa cenários e define a melhor estratégia para lidar com a situação. Ou seja, conforme sua missão, visão e valores. 

Independentemente do seu tipo de negócio ou porte, se já tem anos de experiência no mercado ou não, é essencial ter um bom planejamento empresarial e saber aonde se quer chegar. 

Além disso, é uma ferramenta que não serve apenas para traçar o percurso até alcançar os objetivos para o negócio. Mas que contribui para garantir que todos os setores e colaboradores da empresa estejam comprometidos e alinhados para que os resultados sejam atingidos.

importancia do planejamento empresarial em uma empresa

Qual a importância do planejamento empresarial para o meu negócio?

O planejamento empresarial tem uma grande importância dentro de uma empresa de qualquer porte. Este método permite tomar decisões assertivas e estratégicas, visando atrair e fidelizar clientes. Isto é essencial para que seu negócio cresça e se destaque em meio a concorrência

Além disso, o mercado vem passando por constantes mudanças, o que torna o planejamento ainda mais importante. É necessário definir o caminho e as ações para alcançar o que foi colocado no papel. Isso permite que você esteja preparado para enfrentar diferentes situações, sem perder a vantagem competitiva.

Em um negócio de moda isso também funciona, pois sem um planejamento correto, a empresa fica exposta a riscos. Desta forma, com um planejamento empresarial eficiente para o ano todo, você garante que tudo transcorra bem e você saiba lidar com os imprevistos de forma mais tranquila.  

passo a passo para fazer um planejamento empresarial

Dicas de como montar o planejamento empresarial

O planejamento empresarial deve ser feito conforme as características e o ramo de cada negócio. A base para a elaboração é a mesma, mas é essencial analisar o cenário para o crescimento e desenvolvimento da empresa. Confira a seguir algumas dicas para montar seu planejamento empresarial. 

Inclua todos os setores no planejamento

Quando falamos de planejamento empresarial, é importante ressaltar que ele deve ser desenvolvido com a participação de todos os setores da empresa. É claro que, quando falamos em uma empresa de grande porte, não é possível coletar opiniões e informações individuais, por exemplo. 

Mas o que queremos dizer aqui é que não existe fonte de informação melhor do que as pessoas que lidam diretamente com determinada atividade. Portanto, na hora de desenvolver seu planejamento, lembre-se de todos os setores.

Faça uma análise dos resultados do ano anterior

Para iniciar o seu planejamento empresarial, é preciso fazer uma análise com base nos dados e informações do ano anterior. Assim, você entende melhor a situação em que a empresa se encontra, quais ações devem ser mantidas e o que precisa de melhorias. 

Com isso, você verifica os erros e acertos, índices financeiros, fluxo de caixa, entre outros parâmetros. Desta forma, será possível a elaboração de um planejamento mais assertivo e que garanta que falhas e erros já cometidos sejam evitados.

A partir dessa análise você tem a possibilidade de identificar pontos de acerto e também pontos de melhoria, e então desenvolver as estratégias necessárias para atingir os objetivos da empresa.  

Análise SWOT

A análise SWOT ou matriz FOFA como também é conhecida no português, é uma ferramenta que facilita a análise de cenários internos e externos da empresa. Além de ajudar a identificar pontos fortes e fracos que devem ser considerados na elaboração de estratégias.

É representada por quatro termos:

– Forças (strenghts): pontos em que a empresa é mais eficiente;

– Fraquezas (weaknesses): pontos fracos e que podem prejudicar os negócios;

– Oportunidade (opportunities): fatores externos aos negócios e que possibilitam o crescimento da empresa;

– Ameaças (threats): fatores externos que podem influenciar negativamente os negócios da empresa.

Passo a passo para fazer um planejamento empresarial 

Agora que você já sabe a importância do planejamento empresarial, e conferiu algumas dicas, chegou a hora de seguir nosso passo a passo para elaborar seu planejamento empresarial!  

Veja a seguir alguns passos para que você possa criar um planejamento que atenda às necessidades da sua empresa. 

Tenha os seus objetivos alinhados com o planejamento

O primeiro passo para um planejamento empresarial eficiente, é saber quais são os objetivos da empresa. Isso para que o planejamento seja desenvolvido de forma alinhada com os objetivos.  

No entanto, é importante que as metas e objetivos traçados possam ser alcançados dentro da realidade do negócio. Ou seja, estabeleça metas realistas.

Mapeie quem são seus concorrentes e o que eles fazem

É fato que cada negócio possui suas particularidades e é desenvolvido de forma única. Entretanto, ao analisar a sua concorrência você tem a possibilidade de observar boas práticas e ações que vem trazendo resultados, por exemplo. 

Claro que aqui não estamos falando de copiar o que é feito em outras empresas. Mas sim avaliar se algo que vem sendo feito pela concorrência pode ser implementado também na sua empresa. 

Vale lembrar, que é necessário analisar os insights obtidos e adaptar o que for útil à realidade do negócio.

Conte com uma estratégia de marketing digital

Diante das constantes mudanças, é preciso se adaptar ao cenário atual. Então na elaboração de um planejamento empresarial, verifique a chance de incluir algumas estratégias de marketing digital.

Desta forma, você divulga o nome da empresa, cria autoridade no mercado, aumenta o relacionamento com os clientes e ainda pode fidelizá-los. Entenda quem é o seu público, seus problemas, dores, desejos e anseios. Assim criar estratégias a fim de atrair seu público-alvo de forma eficiente.

Coloque o Ciclo PDCA em prática

O ciclo PDCA é um meio de gestão que favorece a otimização dos processos empresariais, visando alcançar a alta performance. Desta forma, sua base é em quatro ações chave, que são:

* Planejar (plan):  definição dos objetivos e métodos para alcance dos objetivos; 

* Fazer (do): execução do planejamento elaborado, preparando os gestores e colaboradores para iniciar as operações;

* Checar (check): supervisionar as operações, avaliando resultados e métricas importantes;

* Agir (act): tomada de decisões baseadas na ação de checagem, avaliando a necessidade de ajustes de estratégias para otimização dos processos.

Estabeleça seus indicadores de desempenho

Por fim, estabeleça quais serão os indicadores chaves de desempenho (KPIs). Estas métricas são importantes para mensurar e analisar os resultados obtidos, além de identificar ajustes necessários para melhorar o desempenho. 

Como exemplo, podemos citar o aumento de vendas, de produtividade, de visitas no site e tantos outros. Após a definição do objetivo, é preciso definir quais serão os indicadores avaliados, a fim de identificar se os objetivos foram atingidos ou não.  

Portanto, é a partir do planejamento empresarial que você garante que o seu negócio se desenvolva da forma esperada. Isto é, que sua empresa tenha sucesso no mercado.

Assim, é fundamental envolver os diversos setores da empresa na hora de elaborar seu planejamento. Fazendo um planejamento empresarial eficiente, sua empresa terá em mãos um guia, para seguir até onde pretende chegar durante o ano. 

Quer saber mais? Continue acessando o nosso blog, pois você encontrará diversos outros conteúdos para ajudar você. 

banner para download do e-book de vendas consultivas produzido pela Zanotti


Deixe um comentário