Pessoas com árvores e flores na cabeça

Saiba um pouco mais sobre a moda sustentável e como aplicá-la

13 janeiro, 2017


4 min (tempo estimado de leitura)

A sustentabilidade é uma forma de desenvolvimento econômico e industrial que busca causar menos impacto ao meio ambiente e às sociedades, visando diminuir o consumismo e valorizando todas as etapas de produção das mercadorias. Dentre todos os setores que começaram a pensar e trabalhar esse modelo, está a moda sustentável.

Produzir moda sustentável engloba uma série de etapas que devem ser pensadas e executadas em todos os ciclos de produção. Apesar de, muitas vezes, encarecer o produto final pelas adequações necessárias a esse processo de produção, ela agrega valor à marca e cativa um público fiel. Confira como você pode fazer uma moda mais sustentável.

Sustentabilidade na linha de produção

Desenho de modelo vestida de verde e abraçado no globo mundial

Imagem: Reprodução

Quando se fala em moda sustentável, muitas vezes o que vem à mente é o produto final. Todos os processos da produção, porém, devem ser pensados de forma ecológica. Seja na utilização de água e energia elétrica de forma racional, ou ainda na utilização de máquinas mais eficientes e que também tenham uma procedência ecológica, a sustentabilidade deve estar em todos os níveis de trabalho do negócio.

A escolha dos tecidos

Vários rolos de tecidos

Imagem: Eco Simple

Todos os itens envolvidos na produção de moda sustentável devem ter sua procedência verificada pela empresa. A escolha dos tecidos também deve ser avaliada. Existem tecidos desenvolvidos especialmente para esse segmento e que geram menos impacto no meio ambiente. Alguns deles são:

  • Desfibrados: esse tipo de tecido leva em consideração todos os ensinamentos da moda ecológica. Eles são feitos a partir da reciclagem de outros retalhos, pets usados e fibra natural. Com uma aparência leve, podem ser utilizados na confecção de pijamas e peças casuais.
  • Algodão orgânico: as fibras totalmente naturais do algodão são muito associadas à moda sustentável, porém, nem todo tecido do tipo se enquadra nesse perfil. Para ser sustentável, é preciso que o algodão tenha origem em uma plantação orgânica, que não utilize agrotóxicos e, ainda, passar por processos de produção que não agridam o meio-ambiente. O algodão orgânico pode substituir o algodão comum na produção de lingeries, por exemplo.
  • Crailar: o tecido é produzido a partir da fibra de linho. A sua confecção utiliza menos produtos químicos e água e sua semelhança com o algodão é grande. Ele pode ser utilizado na confecção de peças que seriam feitas com o algodão ou com o linho.

Destinação correta dos resíduos

O trabalho em uma confecção gera resíduos que, em geral, não recebem um tratamento sustentável. Dessa forma, na maioria das vezes, esses resíduos são descartados no meio ambiente.

A destinação correta dos resíduos têxteis é um dos pontos mais importantes da moda sustentável. Seja com a destinação das sobras a programas sociais ou à reciclagem, eles devem sempre receber um destino que cause o mínimo de impacto no meio ambiente.

Valorização do trabalho

A indústria da moda fast fashion – a moda de baixo custo e promovida, principalmente, por grandes redes de marcas mundiais – promove a terceirização da produção e se exime das responsabilidades com os funcionários.

A moda sustentável, pelo contrário, busca uma relação de trabalho mais humanizada, seja com ambientes profissionais mais adequados ou com o pagamento de salários mais justos. Trabalhos artesanais e manuais também são valorizados.

De forma resumida, a moda sustentável é uma tendência que gera benefícios em todas as fases da produção. Muitas vezes, é difícil implantar todas as etapas na confecção, mas é possível trabalhar cada uma delas aos poucos. 😉


Deixe um comentário