Saiba mais sobre um termo que você vai ouvir muito de hoje em diante: vendas 4.0

Saiba mais sobre um termo que você vai ouvir muito de hoje em diante: vendas 4.0!

25 maio, 2020


5 min (tempo estimado de leitura)

As novas tecnologias estão tornando o mundo cada vez mais digital. Isso vem mudando o modo como nos relacionamos e, logicamente, estas mudanças advindas da modernidade também vêm acontecendo nas relações comerciais. É aqui que surge o conceito de “vendas 4.0”. Acompanhe o post e descubra do que estamos falando!

Você já parou para observar o quanto o mundo e as relações interpessoais mudaram nas últimas décadas com as novas tecnologias e o advento da internet? Nos anos 1980, por exemplo, quem de nós imaginaria que em um futuro breve estaríamos nos comunicando em tempo real com pessoas de qualquer parte do mundo? O que poderia ser considerado ficção científica hoje é a nossa realidade!

O surgimento de ferramentas tecnológicas inovadoras vem transformando cada vez mais a forma como nos relacionamos e isso, é claro, inclui as relações comerciais. Hoje, vivemos em um mundo cada vez mais digital e, dentro deste panorama, surgiu o conceito de “vendas 4.0”. 

Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura e descubra o significado e a importância das vendas 4.0 para as empresas!

Qual a origem das vendas 4.0?

Em primeiro lugar, é preciso compreender como e por que surgiu este conceito dentro do mercado de vendas. Pois bem, ele é resultado da 4ª revolução industrial, que trouxe até nós um conjunto de novas tecnologias, com as quais é possível trocar dados de modo automatizado e fundir o mundo digital com o mundo real. Essa combinação de inovações tecnológicas e a utilização em massa da internet fizeram surgir a indústria 4.0 e, consequentemente, as vendas 4.0.

O que são as vendas 4.0?

Do mesmo modo que ocorre com as vendas tradicionais, nas vendas 4.0 o vendedor precisa compreender as necessidades do cliente e conhecer todos os detalhes sobre o produto ou serviço que oferece. A diferença principal é que, na venda 4.0, o profissional faz uso da tecnologia, em especial as redes sociais, para se comunicar com seus clientes e para vender um produto ou solução.

Neste cenário composto de máquinas, robôs e algoritmos, o vendedor 4.0 é o responsável por fazer com que as vendas 4.0 sejam uma experiência comercial humanizada. É muito importante que seja criada uma boa relação, onde o cliente se sinta acolhido ao realizar uma compra online, como se ele estivesse sendo atendido por um vendedor dentro de uma loja física.

Quais são os principais fatores dessa nova modalidade de vendas? 

Os e-commerces, já têm capacidade para substituir o comércio feito entre empresas (B2B). Porém, existem a desvantagem de marcas venderem produtos de uma mesma categoria. Além disso, produtos que são úteis hoje, podem se tornar obsoletos amanhã.

Aqui entra a figura do vendedor 4.0, com capacidade para contornar os obstáculos que vêm junto com a modernidade. Este novo perfil de profissional precisa ter algumas características indispensáveis:

– Ser empático e compreender as necessidades do seu cliente, colocando-se no lugar de quem está tendo dificuldades para fazer a compra e tentar ajudar; 

– Ser criativo para fugir das fórmulas prontas de venda, que se limitam a descrever os benefícios de um produto ou serviço. Nas vendas 4.0, o vendedor precisa estar mais próximo possível do cliente; 

– Ser sincero, apontando também os pontos negativos (quando houver) do produto ou serviço na hora da venda, em vez de esperar que o cliente descubra isso sozinho. Um vendedor autêntico, que emite uma opinião sincera sobre o produto ou mercadoria, inspira mais confiança nos consumidores. 

Como adaptar o setor de vendas da empresa às premissas da venda 4.0?

Atualmente, o mercado caminha para a formação desse novo perfil de profissional, para que ele atue de forma eficiente nas vendas 4.0. É preciso considerar também, que outras revoluções industriais irão ocorrer, o que significa que surgirão vendedores com novos perfis.

Sendo assim, os profissionais que atuam na área de vendas precisam se manter atentos às novidades e mudanças, para que possam se adequar às demandas dos consumidores, solucionando os seus problemas ao oferecer o que eles realmente precisam e desejam.

Percebeu porque as vendas 4.0 são e continuarão sendo tão importantes para as empresas daqui para a frente? Seus vendedores já estão se adaptando a essas novas exigências do mercado?

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