como organizar armarinhos de aviamentos

5 dicas para organizar armarinhos de aviamentos

19 julho, 2022


8 min (tempo estimado de leitura)

A organização é essencial em armarinhos de aviamentos e com algumas dicas simples é possível deixar o ambiente agradável!

Tecidos, fitas de cetim, fitas elásticas, gorgorões, fios, botões…são tantas coisas que não é difícil se perder no meio de uma loja de aviamentos.

A diversidade de produtos é tanta que a organização das lojas de armarinhos de aviamentos precisa ser bem pensada.

Os armarinhos de aviamento são os comércios que vendem os objetos utilizados em costura, seja de roupas ou artesanato. Aliás, o setor de artesanato vem inovando tanto que cada vez mais os armarinhos de aviamentos dispõem de objetos que agradam a este público.

Para inspirar ainda mais os consumidores da loja, uma boa organização é importante. Além disso, se não houver uma boa organização, é bem provável que a impressão de quem visita os armarinhos de aviamentos seja de um ambiente bastante bagunçado. 

É comum as pessoas entrarem em um estabelecimento desses e se sentirem confusas, com tantos produtos misturados.

Portanto, para ter mais êxito nas suas vendas, dê prioridade para a organização. Separe os produtos por sessão e por cores, por exemplo. Lembrando que tudo precisa estar precificado e limpo.

Com esses cuidados, ao entrar na sua loja, seu cliente se sentirá muito mais confortável e encontrará mais facilmente os artigos que precisa. Esta matéria tem 5 dicas para você organizar seu armarinho de aviamentos que podem te ajudar nas vendas. Confira!

 

Dica 1: Tenha um bom controle de estoque

Com a correria diária, a falta de organização pode fazer você perder dinheiro, sabia? Não ter um controle de todos os itens que você comercializa pode comprometer o estoque, fazendo você exagerar na compra de itens que ficam parados ou deixando faltar os que têm grande saída. 

A dica para as lojas de armarinho de aviamentos é observar a demanda e estipular a quantia ideal de compra de cada produto que você precisa ter à disposição. Assim, fica mais fácil realizar os pedidos com os seus fornecedores.

Para facilitar o controle, crie um documento com essas informações e o atualize sempre com os dados do estoque. Uma dica valiosa é separar um período na semana para fazer essa avaliação e contagem, atualizando o documento sempre que possível

 

Dica 2: Mantenha seu estoque organizado

Documento para o controle de estoque criado? Então é hora de colocar cada coisa em seu lugar. Para manter tudo organizado no comércio de armarinhos de aviamentos, é importante que as suas mercadorias estejam guardadas de forma ordenada.

Fios, tecidos e linhas de costura, por exemplo, precisam ficar abrigados da luz, para que a cor não desbote por causa da iluminação. Para proteger a cor, procure também manter os itens da prateleira dentro do plástico da embalagem.

Para os artigos que estão fora da prateleira, no estoque, encontre um lugar que ofereça esse tipo de proteção, evitando a descoloração. E cuidado com a umidade: ela pode trazer problemas e causar prejuízo no seu negócio! 

Outra dica para organizar o estoque é adquirir caixas organizadoras para guardar itens pequenos como botões, zíperes e itens semelhantes. Coloque uma etiqueta de identificação em cada uma delas para facilitar a identificação.

O mesmo método pode ser aplicado em produtos maiores, com caixas grandes. Instale várias prateleiras e coloque nas mais altas as caixas pouco acessadas, e assim por diante, deixando na altura das mãos o que é manuseado com frequência.

 

Dica 3: prateleiras em ordem

Com o estoque organizado, é hora de pôr ordem na loja, onde você recepciona seus clientes. A mesma dica das prateleiras pode ser aplicada nesse ambiente, pensando sempre em quem vai acessar essas mercadorias. 

Se o cliente fizer um tipo de autoatendimento, buscando os itens que deseja, é essencial deixar tudo de fácil acesso, para que ele não tenha dificuldades em encontrar os produtos. 

Como já mencionamos, é importante que todos os produtos estejam identificados e com preço. A organização por cores também facilita, facilitando a visualização e melhorando o aspecto visual das lojas de armarinhos de aviamentos.

 

Dica 4: a disposição dos itens

Além de dividir os itens por natureza, faça a divisão por tamanhos e cores. Fitas de cetim, por exemplo, podem ocupar cestos ou prateleiras diferentes de acordo com a largura e tonalidade. Os botões podem ser colocados em potinhos ou em organizadores com pequenas divisórias.

Para fitas elásticas e semelhantes, que tal usar um varão para encaixar os rolos e poder manuseá-los com mais facilidade? Fica ótimo e super prático, deixando seu armarinho de aviamentos bastante organizado!

Já os fios e linhas podem ser distribuídos nas prateleiras por tamanhos e cores ou colocados em expositores especiais.

Uma ideia simples, porém, muito eficiente para a organização, é criar divisórias nas próprias prateleiras com pequenas lâminas de madeira ou plástico, ou mesmo tubos de PVC. O efeito dessa distribuição de produtos fica lindo!

 

Dica 5: expondo os tecidos e retalhos dos armarinhos de aviamentos

Nos tópicos acima, já falamos que alguns artigos podem sofrer com a iluminação excessiva. Além de protegê-los no estoque, você precisa tomar cuidado também com os mostruários desses produtos.

No caso de tecidos, aposte em prateleiras especiais para armazenagem que deixam apenas um pedaço do tecido à mostra. Essa é uma boa opção pois facilita a visualização do produto para o cliente.

Gaveteiros e organizadores conseguem abrigar metragens menores, caso necessário. Outra ótima ideia é criar um mostruário semelhante a um fichário para exibir os tecidos aos clientes, sempre separando por cores, estampas, tipos e texturas.

 

Dica extra: que tal uma loja online?

Para finalizar nosso conteúdo da melhor forma, trouxemos uma dica especial. Que tal oferecer os produtos do seu armarinho de aviamentos de forma online, por meio de um e-commerce

Desta forma você vai expandir ainda mais seus negócios. Se você tiver bons fornecedores, que permitam uma significativa margem de lucro, por que não oferecer seus produtos para pessoas de todo o Brasil por meio da internet? Montar uma loja online pode multiplicar seu faturamento e trazer muitos novos clientes.  

Mesmo que você não tenha condições de montar um site agora, você pode começar divulgando seus produtos nas redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp. Essas alternativas vão te ajudar a divulgar seu negócio, conquistar mais clientes e concretizar mais vendas. 

 

Gostou das nossas dicas? Com elas, você vai conseguir organizar seu armarinho de aviamentos, deixando sua loja ainda mais atrativa para vender muito mais!

No nosso blog você encontra muitas dicas, que vão da gestão ao estudo de tendências. Acesse e acompanhe! Também temos um conteúdo com dicas de tudo o que você precisa saber para vender os materiais da Zanotti na sua loja. Acesse clicando sobre o banner abaixo.

capa do e-book tudo o que você precisa saber para vender produtos da Zanotti


Deixe um comentário