organizar-armarinhos-de-aviamentos-1

5 dicas para organizar armarinhos de aviamentos

10 setembro, 2019


4 min (tempo estimado de leitura)

Tecidos, fitas de cetim, fitas elásticas, gorgorões, fios, botões…são tantas coisas que não é difícil se perder no meio de uma loja de aviamentos. As miudezas reinam absolutas e se não houver uma boa organização, é bem provável que a impressão de quem visita um armarinho seja de um ambiente bastante bagunçado. Se esse é o problema da sua loja, pode ficar tranquilo. Foi para te ajudar a colocar ordem na casa que nós preparamos esse artigo especial com 5 dicas para você organizar seu armarinho de aviamentos. Vem com a gente e diga adeus, bagunça!

Dica 1: Comece pelo controle do estoque

Com a correria diária, a falta de organização pode fazer você perder dinheiro, sabia? Não ter um controle de todos os itens que você comercializa pode comprometer o estoque, fazendo você exagerar na compra de itens que ficam parados ou deixando faltar os que tem grande saída. A dica é observar a demanda e estipular a quantia ideal de cada produto que você precisa ter à disposição. Assim, fica mais fácil realizar os pedidos com os seus fornecedores. Crie um documento com essas informações e o atualize sempre com os dados do estoque.

Dica 2: ainda no estoque

Documento com controle de estoque criado? Então é hora de colocar cada coisa em seu lugar. Para manter tudo organizado, é essencial que suas mercadorias estejam guardadas de forma ordeira.

Fios, tecidos e linhas de costura, por exemplo, precisam ficar abrigados da luz, para não perderem a cor por causa da iluminação. Encontre um lugar que ofereça esse tipo de proteção, evitando a descoloração. E, Cuidado com a umidade! Ela é traiçoeira.

Adquira caixas organizadoras para guardar pequenices como botões, zíperes e itens semelhantes e coloque uma etiqueta de identificação em cada uma delas. O mesmo método pode ser aplicado em produtos maiores, com caixas grandes. Instale várias prateleiras e coloque nas mais altas as caixas pouco acessadas, e assim por diante, deixando na altura das mãos o que é manuseado com frequência.

organizar-armarinhos-de-aviamentos-8

Dica 3: prateleiras em ordem

Com o estoque organizado, é hora de pôr ordem na loja, onde você recepciona seus clientes. A mesma dica das prateleiras podem ser usadas nesse ambiente, observando sempre, antes de organizar, quem vai acessar: o cliente ou a vendedora? Se for o cliente, é essencial deixar tudo à mão, para que ele não tenha dificuldades de acesso.

organizar-armarinhos-de-aviamentos-3

Dica 4: a disposição dos itens

Além de dividir os itens por natureza, faça a divisão por tamanhos e cores. Fitas de cetim, por exemplo, podem ocupar cestos ou prateleiras diferentes de acordo com a largura e tonalidade. Os botões podem ser colocados em potinhos ou em organizadores com pequenas divisórias.

organizar-armarinhos-de-aviamentos-4

Para fitas elásticas e semelhantes, que tal usar um varão para encaixar os rolos e poder manuseá-los com mais facilidade? Fica ótimo e superprático, deixando seu armarinho de aviamentos bastante organizado!

organizar-armarinhos-de-aviamentos-5

Já os fios e linhas podem ser distribuídos nas prateleiras por tamanhos e cores ou colocados em expositores especiais.

organizar-armarinhos-de-aviamentos-2

Uma ideia simples, porém, muito eficiente para a organização, é criar divisórias nas próprias prateleiras com pequenas lâminas de madeira ou plástico, ou mesmo tubos de PVC. O efeito dessa distribuição de produtos fica lindo!

organizar-armarinhos-de-aviamentos-7

Dica 5: expondo os tecidos e retalhos

Ali em cima já falamos que os tecidos podem sofrer com a iluminação excessiva. Além de protege-los no estoque, você deve tomar cuidado também com os mostruários desses produtos. Prateleiras especiais para armazenagem, que deixam apenas um pedaço do tecido à mostra, são boas opções. Gaveteiros e organizadores conseguem abrigar metragens menores. Outra ótima ideia é criar um mostruário semelhante a fichários para exibi-los aos clientes, sempre separando por cores, estampas, tipos e texturas.

organizar-armarinhos-de-aviamentos-6Gostou das nossas dicas? Com elas, você vai conseguir organizar seu armarinho de aviamentos, deixando sua loja ainda mais atrativa para vender muito mais!

 

Leia também:

+ Como conquistar novos clientes com a Internet

+ Descubra como melhorar a jornada de compras do seu cliente

+ Dicas de organização e estoque do varejo


Deixe um comentário